Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Visitas guiadas, exposição e programa Voluntariado Ambiental marcam os três anos do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Vista do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Visitas guiadas, exposição e programa Voluntariado Ambiental marcam os três anos do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis 

Teresópolis, 2 de julho de 2012 – Elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis, a programação especial em comemoração ao terceiro aniversário do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis começa nesta quinta-feira, 5, e prossegue até o dia 9. Visitas guiadas, exposição e lançamento do programa Voluntariado Ambiental são algumas das atividades agendadas.

De 9 a 13 de julho haverá agendamento de visitas guiadas ao Parque Municipal, com prioridade para escolas. O passeio poderá ser marcado pelos telefones (21) 2742-7763 e 2741-2234, com Luciana Bárbara ou Anna Carolina, e também pelos e-mails parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.brmeioambiente@teresopolis.rj.gov.br.

O objetivo é que a população conheça a estrutura do Parque, as condições atuais e as melhorias de infraestrutura realizadas pela Prefeitura na unidade de conservação da natureza, entre elas a recuperação e manejo das trilhas da Pedra da Tartaruga e da Pedra do Camelo, bem como da área de camping, e a revitalização das vias de escalada e rapel, em parceria com o CET – Centro Excursionista Teresopolitano.

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral criada por município no Estado do Rio de Janeiro, o PNM Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de julho, quinta:

• 9h, visita guiada (profissionais da imprensa)


Dia 6 de julho, sexta:

• 9h, visita guiada (Associação Caminhantes da Estrada Real/MG)

• 14h, Praça Olímpica Luís de Camões – Várzea: Exposição sobre o PNM Montanhas de Teresópolis

Lançamento do programa Voluntariado Ambiental


Dia 7 de julho, sábado:

• 9h, visita guiada (Grupo Padrão Águias e Curso Index)


Dia 8 de julho, domingo:

• 9h, visita guiada (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e UNOPAR)


Dia 9 de julho, segunda:

• Durante a semana (9 a 13) haverá atendimento prioritário para escolas


Texto: Silvia Pimentel
Fotos:Arquivo PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário