Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cerimônia festiva inicia Jogos Estudantis de Teresópolis 2012 e Jopete no Ginásio Pedrão

 Secretários Municipais hasteiam as bandeiras do Brasil, do estado e do município
Cerimônia festiva inicia Jogos Estudantis e Jopete 2012 no Pedrão


Teresópolis, 13 de agosto de 2012 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, promoveu no último sábado, 11 de agosto, no ginásio poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), a abertura dos Jogos Estudantis de Teresópolis (JETs) e dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis (Jopete) 2012. A cerimônia contou com a participação das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Os JETs acontecem até 14 de setembro em diversos locais e os Jopete serão realizados no próximo domingo, 19, a partir das 9h, no Clube Várzea, na Ermitage.

O espetáculo pirotécnico

Os JETs, que são coordenados por uma Comissão Organizadora, com direção geral do Serviço de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação, serão divididos em três categorias (masculinas e femininas) – Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Visando promover a integração dos alunos através da prática esportiva, os Jogos Estudantis Municipais pretendem valorizar o coletivo e a competição sadia, além de desenvolver o desporto amador no meio estudantil incentivando inclusive o intercâmbio social e afetivo dos educandos das redes públicas e particular. “O esporte traz para nós o sentimento de respeito ao próximo e trabalho em equipe, nos ensina a ultrapassar barreiras, por isso, é uma ferramenta de educação importante na formação do cidadão”, avaliou o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
 Equipe de Ginástica Artística Grupo Silvana Gym apresenta performances inspiradas no folclore e cultura regional brasileira

 Desfile da delegação dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis

Os Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis têm a participação de estudantes assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, da Assind – Associação Síndrome de Down - e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos - LTD. O programa esportivo tem como principal objetivo a integração das pessoas que têm deficiência com a população, além de servir como preparação dos para-atletas de Teresópolis para a Olimpede - Olimpíada da Pessoa Deficiente, que acontece em setembro em Volta Redonda.
 Desfile da delegação dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis

Abertura solene

A cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Pedrão, foi aplaudida de pé pelo público e contou com a apresentação da Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso), comandada pelo Maestro Val França, da Equipe de Ginástica Artística Grupo Silvana Gym, detentora do título ‘Melhores do Ano’ da Confederação Brasileira de Ginástica nos últimos três anos, que apresentou performances inspiradas no folclore e cultura regional brasileira.
 Banda Dançante do Cedal abre a cerimônia e a Banda do Sakurá executa os hinos nacional e de Teresópolis

Após a formação dos representantes de 28 escolas participantes do JETs 2012 e da delegação do Jopete, foi a vez de ingressarem os Pavilhões Nacional, Estadual e Teresopolitano transportados pelos alunos da Escola Municipal Acliméa do Nascimento, a primeira escola em tempo integral da Rede Municipal, para a execução dos hinos e hasteamento das bandeiras, ao som da Banda da Escola Municipal Sakurá, sob a regência do maestro Nilton.
Os Jogos Estudantis de Teresópolis foram abertos pelo Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos. Em seguida, foi feito o juramento dos atletas e logo após a entrada do fogo olímpico, acompanhado por um belo espetáculo pirotécnico que impressionou a todos os presentes. Segundo Fabio Turl, Diretor da Divisão de Educação Física, Recreação e Desporto da Secretaria Municipal de Educação, a expectativa é que esses sejam os melhores Jets de todos os tempos.
Atleta acende a pira olímpica

“Os JETs 2012 vão até o dia 14 de setembro, com modalidades realizadas no Pedrão, Clube Comary, Clube Bom Retiro, Planet Soccer, Parque Nacional e na Escola Municipal Helena de Paula Tavares. Os jogos têm como ideal o lema olímpico de cada atleta tentar o seu melhor, mostrando que mais importante do que se sagrar campeão, é competir e confraternizar, explorando o máximo do seu potencial como exemplo para a vida cotidiana”, explicou Fabio Turl.
Atleta carrega tocha olimpica dos Jogos Estudantis 2012

Modalidades e competidores

As escolas competem nas modalidades coletivas de futsal, handebol, basquetebol e voleibol, e nas individuais de atletismo, badminton, corrida rústica, orientação, tênis de mesa e xadrez. As unidades participantes são Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, Centro de Ensino Atualizado, Centro Educacional Beatriz Silva, CIEP 475 – Sebastião Mello, Colégio Estadual Campos Salles, Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, Colégio Estadual Euclydes da Cunha, Colégio George March, Escola Municipal Ginda Bloch, Centro educacional Helena de Paula Tavares, Colégio Estadual Higino da Silveira, Cia José Francisco Lippi, Colégio Estadual Lions Club, Escola Municipal Manoel Medeiros, Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, Escola Municipal Neidy Angélica, Colégio Nossa Senhora do Carmo, Escola Municipal Paulo Freire, Colégio Estadual Presidente Bernardes, Centro Educacional Roger Malhardes, Centro Educacional Rose Dalmaso, Escola Municipal Sakurá, Colégio São Paulo, Educandário São Pedro, Escola Municipal Sebastião Mello, Centro Educacional Serra dos Órgãos, Centro Educacional Serrano e Colégio Único. A tabela da competição pode ser conferida no site www.smejets.blogspot.com.
Equipe de Ginástica Artística Grupo Silvana Gym apresenta performances inspiradas no folclore e cultura regional brasileira
Atletas fazem o juramento


Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vídeos Exclusivos TERÊ TOTAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário