Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Escola João Adolpho Josetti, em Campo Grande, está pronta para receber os alunos

Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos: reconstruindo Teresópolis através da Educação
Escola João Adolpho Josetti, em Campo Grande, está pronta para receber os alunos



Teresópolis, 4 de agosto de 2012 – Localizada na comunidade de Campo Grande, na Posse, uma das áreas mais atingidas pela tragédia de janeiro de 2011, na zona urbana, a Escola Municipal Professor João Adolpho Josetti foi totalmente revitalizada pela Prefeitura. Realizada na manhã deste sábado, 4, a inauguração das obras de recuperação da escola reuniu secretários e subsecretários municipais, a Primeira-dama, Alessandra Rosa, além de professores, pais de alunos e a comunidade. A apresentação da Banda Dançante do Cedal, sob o comando do regente Val França, deu um tom festivo à solenidade.

Pais, moradores e convidados acompanham apresentação da Banda Dançante do Cedal


“Uma escola ser reaberta e recuperada, depois de 18 anos sem reforma, é uma vitória. Demonstra que, embora o tempo tenha passado, a cada dia estamos mais fortes para reconstruir a Teresópolis que queremos através da Educação”, salientou o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.


Desativado há 17 meses, o prédio escolar foi desinterditado pela Defesa Civil Municipal após nova vistoria. As obras de revitalização incluíram recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; revisão de portas, janelas e portões, com as substituições necessárias; recuperação do revestimento interno e externo de pisos e paredes. Recebeu pintura geral, móveis e equipamentos novos, bem como pavimentação do pátio externo, construção de muro e instalação de gradil, entre outros serviços. 
Sala de aula com nova pintura e mobiliário

Plantão de equipe da Secretaria Municipal de Educação cadastrou cerca de 50 alunos, na última semana, entre novos e os que haviam sido transferidos, na época da calamidade, para unidades escolares da região e que voltarão a freqüentar as aulas perto de casa. O cadastro continua nos próximos dias, bem como a matrícula dos alunos inscritos. A previsão é de que as aulas tenham início nesta quarta-feira, dia 8.
Laboratório de informática

Com quatro salas de aula, laboratório de informática com 12 computadores, salas administrativas, refeitório, despensa, sanitários, área coberta e pátio externo, a unidade está pronta para receber os estudantes.

Serão atendidos estudantes nas turmas de Pré II e do 1º ao 4º ano de escolaridade. O 5º ano não será contemplado, pois os alunos já estão matriculados em outras escolas e falta apenas três meses para o encerramento do ano letivo, o que poderia causar prejuízo pedagógico.
Beatriz Rabello: ex-aluna, professora e diretora se emocionou ao ver a Escola João Adolpho Josetti totalmente revitalizada

Além disso, a escola está sendo planejada para dar o melhor atendimento aos educandos, com uma proposta pedagógica preparada para resgatar as possíveis defasagens daqueles que apresentaram problemas emocionais em virtude do temporal. 
Rosilene Rocha Lessa com a filha Michelle: “Essa escola foi sempre a segunda família da gente”

Agradecimento e emoção

A educadora Beatriz Rabello se emocionou ao ver a Escola João Adolpho Josetti totalmente revitalizada. Ela foi aluna, professora e diretora da unidade escolar. “Por essa escola passaram muitas pessoas que fizeram parte da história da Educação de Teresópolis. Fico agradecida com o olhar de um governante que se sensibilizou com a comunidade e recuperou a escola para entregar às nossas crianças”, agradeceu.

Ex-aluna e integrante do Conselho de Pais, Rosilene Rocha Lessa também agradeceu a revitalização do colégio. “Essa escola foi sempre a segunda família da gente. A reabertura dela é tudo para as crianças e os professores, que vão retomar suas vidas”, comentou ela, mãe da aluna, Michelle, 9 anos, que voltará a freqüentar as aulas no 4º ano de escolaridade.
Diretora Maria do Carmo Pereira da Silva discursa em homenagem à ex-diretora Mara Luciana Brandão Bravo, vítima da tragédia de 2011 junto com o marido e os filhos

A diretora, Maria do Carmo Pereira da Silva também comemorou a reativação da escola de Campo Grande. “É uma conquista para a comunidade, pois nesse tempo todo, os alunos estudaram em bairros distantes de suas casas. A escola foi atingida pelas águas, mas foi toda recuperada e volta a servir à comunidade”.

Durante a inauguração, foram prestadas homenagens à antiga diretora da Escola João Adolpho Josetti, professora Mara Luciana Brandão Bravo, que faleceu com o marido, o bombeiro militar Isac Bravo, e os filhos João Lucas, de 7 anos, e Sophia, de 4, na tragédia de janeiro de 2011. Ela era professora da rede municipal de ensino desde 2002. Em sua homenagem, a Creche Municipal inaugurada pela Prefeitura no dia 9 de setembro do ano passado, na Beira Linha, foi batizada com o nome da educadora.
Refeitório recuperado

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vídeos exclusivos Terê Total


Nenhum comentário:

Postar um comentário