Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fortalecimento de políticas públicas para as mulheres é debatido em reunião do Conleste em Teresópolis

Secretária dos Direitos da Mulher Joselice Cerqueira, representante do poder público na reunião do Conleste
Fortalecimento de políticas públicas para as mulheres é debatido em reunião do Conleste em Teresópolis-Encontro reuniu representantes do ONU Habitat, da Agenda 21 Comperj e de seis municípios


Teresópolis, 31 de agosto de 2012 – Nesta quinta-feira, 30, Teresópolis sediou uma reunião da Câmara Temática de Gênero do Conleste (Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense). Na oportunidade, foram abordadas questões focadas no fortalecimento das políticas públicas direcionadas às mulheres dos municípios que integram o consórcio.
 Reunião da Câmara Temática de Gênero do Conleste em Teresópolis
Realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o encontro reuniu representantes do ONU Habitat (Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero Raça e Etnia do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), da Superintendência de Direitos da Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, da Agenda 21 Comperj, dos fóruns da Agenda 21 de Teresópolis e de Saquarema, da Associação de Mulheres Empreendedoras de Saquarema e das prefeituras de Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Silva Jardim e de Tanguá. A Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, representou o município.

Formada por representantes dos 15 municípios do Conleste, a Câmara foi criada em julho para organizar as lideranças a fim de pensar políticas públicas para as mulheres das cidades que sofrerão os impactos socioeconômicos decorrentes da implantação do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) em Itaboraí.
Coordenadora técnica da Agenda 21 Comperj, Patrícia Kranz apresenta propostas das Agendas 21 Locais para as questões de gênero na região do Conleste

O representante do ONU Habitat, Oscar Fernando Marmolejo Roldan, fez um resumo do Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos dos Impactos do Comperj em sua região de influência. O documento apresenta indicadores das áreas de saúde, educação, meio ambiente, economia e urbanismo e saneamento. O diagnóstico tem o objetivo de oferecer subsídios para que o poder público promova as políticas públicas para a implantação das ações necessárias com a chegada do Comperj.
Oscar Roldan, do ONU Habitat, apresenta resumo do Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos dos impactos do Comperj em sua região de influência

Já a coordenadora técnica da Agenda 21 Comperj, Patrícia Kranz, apresentou as propostas das Agendas 21 Locais para as questões de Gênero na região do Conleste. Foram mostradas as principais preocupações, potencialidades e encaminhamentos de trabalho, focados principalmente na promoção da autonomia financeira e no combate à violência contra a mulher.

“É fundamental que poder público e lideranças se unam na formulação de políticas públicas que realmente sejam postas em prática para promover a cidadania das mulheres e sua emancipação socioeconômica, bem como combater a violência doméstica”, destacou Joselice Cerqueira, Secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis.
 Reunião da Câmara Temática de Gênero do Conleste em Teresópolis

A próxima reunião da Câmara Temática de Gênero do Conleste acontece no dia 27 de setembro, em São Gonçalo.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário