Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Motivação e superação marcam os Jogos das Pessoas Especiais em Teresópolis

 Alexandre da Trindade, Secretário de Esporte, premia os vencedores do Jopete
Motivação e superação marcam os Jogos das Pessoas Especiais em Teresópolis-Cento e cinqüenta e nove atletas participaram da Jopete, promovido pela Prefeitura Municipal


Teresópolis, 20 de agosto de 2012 – Superação foi a principal marca dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis (Jopete), realizado no domingo, dia 19, no Várzea Futebol Clube. Jogos de pessoas especiais, não por elas terem algum tipo de deficiência, mas especiais por emanarem felicidade e possuírem sorrisos puros e cativantes. Uma competição onde o importante não é ganhar o primeiro, segundo ou terceiro lugar, mas completar a prova, interagir e se superar. Esta é a verdadeira vitória. 
Os irmãos Genilson e Evandro Siqueira da Silva conquistaram as medalhas de ouro e prata na caminhada

Chute a gol foi uma das modalidades disputadas no Jopete

Atletas com deficiências intelectual, auditiva, visual e física participaram de diversas modalidades durante toda a manhã de domingo. As atividades disputadas foram corrida de 100m e 50m; caminhada de 25m; arremesso de peso; arremesso de pelota; bola à cesta; salto em distância; salto sem corrida; zig zag livre; chute a gol; cabo de guerra; voleibol especial; dama; e dominó. Ao todo, participaram da competição 159 esportistas.
Prefeitura de Teresópolis promove Bola ao cesto no Jopete 2012

Cadeirantes disputam a corrida

Competidores da caminhada de 25 metros, os irmãos Genilson e Evandro Siqueira da Silva conquistaram as medalhas de ouro e prata da prova. “Sempre praticamos esportes juntos. Estamos felizes porque vamos levar duas medalhas para casa hoje”, disse Genilson. Rian de Andrade, de 11 anos, é cadeirante e venceu a disputa da corrida. “É a primeira vez que ganho uma medalha. Estava muito confiante que venceria e agora estou muito contente”, vibrou o menino. Bruno Tavares não queria participar da competição, mas acabou disputando duas modalidades e levando uma medalha. “Tirei o segundo lugar na bola ao cesto e também disputei o chute a gol. Não quero mais deixar de participar dos jogos”, afirmou.

O Jopete é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta com a participação de estudantes assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Síndrome de Down (Assind) e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos - LTD. O programa esportivo tem como principal objetivo a integração das pessoas que têm deficiência com a população, além de servir como preparação dos para-atletas de Teresópolis para a Olimpede - Olimpíada da Pessoa Deficiente, que acontecerá em setembro, em Volta Redonda. 
Deficientes auditivos na prova de arremesso de pelota

 Deficientes visuais na disputa do dominó

“O Jopete tem a missão de integrar os participantes a uma atividade física. Temos praticantes que representam a cidade em disputas em outros municípios. Essa integração é para que eles possam confraternizar, fazer novos amigos e estar cada vez mais motivados”, destacou Alexandre da Trindade, Secretário Municipal de Esporte e Lazer.
Atletas demonstram alegria ao completar as provas

Motivação e superação marcam os Jogos das Pessoas Especiais em Teresópolis

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário