Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Posto de Saúde da Granja Florestal em Teresópolis funciona com equipe completa

As agentes comunitárias Rosa e Gisele (esq.) a médica Renata Ribeiro e a técnica de enfermagem Andréa Ribeiro
Posto de Saúde da Granja Florestal funciona com equipe completa

Mesmo quando esteve fechado funcionários não deixaram de visitar doentes em casa

Teresópolis, 14 de agosto de 2012 - O Posto de Saúde da Granja Florestal está funcionando com equipe completa. As cerca de 30 pessoas que passam diariamente pelo local, têm médico à disposição nas terças e quartas em tempo integral e todas as sextas pela manhã. Uma enfermeira dá plantão, o dia inteiro, de segunda a sexta, no local.

O posto, além de atendimento médico aplica vacinas do calendário básico infantil, faz preventivo do câncer em mulheres, pré-natal, curativos e outros atendimentos de rotina. Também distribui medicamentos para portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos, explica a médica Renata Robeiro.

Além disso, o posto encaminha para unidades de maior porte da secretaria municipal de Saúde pacientes que apresentem sintomas de casos de maior gravidade. Receitas com pedido de medicamentos que fogem à rotina também são encaminhados à secretaria e o paciente pode, posteriormente, ir buscar no próprio posto.

O Posto de Saúde da Granja Florestal foi duramente atingido por uma queda de barreira durante a tragédia de 12 de janeiro de 2011. Recuperado pela Prefeitura Municipal, voltou à atividade em junho. Mas mesmo sem condições de acesso ao prédio, os moradores do bairro e de locais próximos não ficaram sem atendimento.

“Nós nos reuníamos no ponto do ônibus ou em qualquer outro lugar previamente marcado e íamos até a casa daqueles pacientes que conhecíamos e que não tinham condições de procurar outros postos,” conta a técnica de enfermagem Andréa Ribeiro. O posto também dá suporte a agentes comunitários de saúde que vão, regularmente, dar atendimento a pessoas que não podem se locomover.

Texto José Attico
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário