Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quarteto Quadro Antiquo vem a Teresópolis e encanta público na Matriz de Santa Teresa

Quarteto Quadro Antiquo
Quarteto Quadro Antiquo vem a Teresópolis e encanta público na Matriz de Santa Teresa


Teresópolis, 20 de agosto de 2012 - Dezenas de pessoas estiveram na Matriz de Santa Teresa no último domingo, 19, para conferir mais uma edição do projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Realizado excepcionalmente no terceiro domingo de agosto, o projeto desta vez teve como atração o quarteto Quadro Antiquo, que se apresentou dentro do Projeto Quadro Barroco e encantou a plateia.
Kristina Augustin e Rosimary Parra

Vencedor de edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, o quarteto apresentou em Teresópolis o espetáculo 'Cantares do Brasil', o último de uma série de quatro concertos, realizados em quatro municípios diferentes. A apresentação, com a utilização de réplicas de instrumentos antigos, teve repertório basicamente formado por danças, modinhas e lundus da época do Brasil Colônia e do Brasil Império. Entre as peças, destaque para 'Foi-se Brás da sua aldeia', de Gregório de Matos; 'Os mares, minha bela, não se movem', de Tomás Antonio Gonzaga, 'Chula Ponteada', de Antonio Vieira dos Santos; e 'Quando as Glórias que gozei', de Candido Ignácio da Silva, entre outras.

O quarteto, formado por Sonia Leal Wegenast (canto e percussão), Kristina Augustin (gamba), Mario Orlando (gamba e flautas) e Rosimary Parra (cordas dedilhadas), apresenta-se com frequência nos palcos brasileiros, principalmente nas regiões nordeste e sudeste, e já realizou turnê por cidades como Lisboa, Praga e Porto. O grupo é especializado em performance histórica, utilizando réplicas de instrumentos originais, adicionando elementos lúdicos à performance.

Em Teresópolis, um vídeo foi exibido durante a apresentação para ilustrar os hábitos e costumes da época de cada peça do repertório. “Nossa proposta é realizar uma pesquisa musical e oferecer ao público uma releitura, uma visão mais fresca desse repertório antigo. Fico feliz em saber que o concerto agradou o público teresopolitano”, comentou Kristina Augustin.
Sônia Wegenast e Mario Orlando

Emocionada, a plateia aplaudiu de pé a apresentação. “Adorei. Belíssimo espetáculo com verdadeira música de qualidade”, disse Carmem Barroso. “Foi encantador. Faz muito bem à alma ouvir algo assim. Sem falar que quase nos transportamos para a época dos saraus. Muito bom”, elogiou Maria José Lagoa.
Público confere a apresentação

Para o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, o sucesso e o bom público do concerto só comprovam o bom gosto do teresopolitano para a música. “São recitais como este, de altíssima qualidade, que fazem do Música na Matriz um projeto tão bem sucedido, atraindo, consequentemente, uma plateia cada vez maior e mais fiel”, avaliou.
O concerto teve modinhas e lundus no repertório

Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, tem a coordenação da professora Célia Seabra e conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa.

Texto e fotos: Geórgia Jahara
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário