Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

8º Cultura de Raiz de Teresópolis dá as boas-vindas à Primavera

Geremias Cruz e Rogério Barros
8º Cultura de Raiz dá as boas-vindas à Primavera


Teresópolis, 3 de setembro de 2012 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch abriu suas portas no último domingo, 2 de setembro, para mais uma edição do Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Em sua oitava edição da temporada 2012, o evento teve como tema a chegada da Primavera – Estação das Flores, sem esquecer também o Dia da Independência, a ser comemorado nesta sexta, 7 de setembro.

A novidade do evento foi a apresentação, que desta vez ficou a cargo do Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, em substituição ao engenheiro agrônomo Beto Selig. A mudança, no entanto, não alterou o perfil do encontro, que teve garantidos o cenário de cozinha de roça e o formato de programa de auditório, sempre valorizando a cultura popular e a música do homem do campo.
Seu Timbira e companhia agitaram o público com forróA plateia ficou cheia durante toda a manhã
 “O Cultura de Raiz tem uma importância muito grande uma vez que resgata toda a música e a expressão do interior, da nossa região. Preserva a música do violeiro, do sanfoneiro, toda aquela cultura que não se vê nos grandes centros. É o lugar onde se encontra realmente a cultura popular, a música de raiz, todo primeiro domingo de cada mês”, destacou o Subsecretário Ayrton Rebello, lembrando que em outubro, excepcionalmente, em virtude das eleições, o Cultura de Raiz será realizado no segundo domingo, dia 14.

Ao longo de quase quatro horas, mais de 20 artistas passaram pelo palco do Cultura de Raiz. Entre eles, destaque para a dupla Edson e Moacir Rosa, que alegrou a plateia com canções como 'Couro de Boi', 'O doutor e a empregada' e 'Conversando com o violão', de autoria de Edson, e para Edmar Santos, que fez sucesso apostando no sertanejo.

No momento do choro, Carmem Bartoly, Geremias Cruz e Rogério Barros encantaram a todos com 'Naquela mesa' e 'Odeon'. Também arrancaram aplausos os artistas Délio Couto e Délcio Viviane, que interepretaram 'Lua e flor' em sua estreia no programa.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro fez sucesso com 'Arapuca' e, aproveitando o tema da edição, encantou a todos com repentes sobre a Primavera. Quem também apostou no tema foi o Coral da Univerti – Universidade da Terceira Idade do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Com acompanhamento de Ayrton Rebello, da diretora musical Jane Barbosa e regência de Kallebe Pessoa, o grupo agradou em cheio com 'Estão voltando as flores', incluindo a distribuição de flores ao fim da apresentação.
Délio Couto e Wanda PinheiroGenaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Edson Firmino e Neucy do Acordeon
 Outro momento de emoção no encontro foi a leitura do poema 'Bons filhos', de Lucas Castilho, sobre o Dia da Independência, com direito ao Hino Nacional como fundo musical, interpretado por Geremias Cruz e Rogério Barros. Poemas de Vidocq Casas e Edinar Corradini também foram apresentados ao longo do evento.

Entre outros músicos, a manhã de festa teve ainda a presença de sanfoneiros e acordeonistas, como 'Seu' Timbira, Edson Firmino e Fernando Caramujo, garantindo a alegria e a vibração do forró.

Para os artistas participantes, a sensação de estar no Cultura de Raiz foi, mais uma vez, de satisfação. “Eu acho muito bom. Aliás, todos acham. Os artistas ficam ansiosos à espera do dia de vir para a Casa de Cultura. É uma alegria para todos”, comentou Genaro da Zabumba.

Para quem esteve na plateia, o sentimento não foi diferente. “Eu gosto muito de vir ao Cultura de Raiz. Sou de um tempo antigo e fui criada com sanfona, com violão. É muito bom e divertido, principalmente para quem já tem uma certa idade. Uma maravilha”, elogiou a aposentada Ana Laura Vieira de Carvalho.

Além das atrações no palco do teatro, a Sala de Dança da Casa de Cultura também ficou movimentada. No local, o público pode conferir estandes com vendas de diversos artigos em artesanato, quitutes e produtos da Feira Agroecológica.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz. Ao todo, já foram realizadas 38 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca. Excepcionalmente, a próxima edição acontecerá no segundo domingo de outubro, dia 14.
O Coral da Univerti fez homenagem à Primavera

Rogério Barros, Délcio Viviane e Délio Couto

Relação de participantes:

Participaram do 8º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Roninho, Clotilde Soares, 'Seu' Claro, Wanda Pinheiro, Daniel Vieira, Edson Rosa, Moacir Rosa, Genaro da Zabumba, Edmar Santos, Carmem Bartoly, Geremias Cruz, Rogério Barros, Lucas Castilho, Crésio da Vila, Mario do Violão, Jacaré, Deucesílio, Tião do Triângulo, Délio Couto, Délcio Viviane, Amado Rodrigues, Roberto Müller, Sebastião Pereira, 'Seu' Timbira, Ayrton Rebello, Zé Rodrigues, Vera Boccard, Coral da Univerti (com Jane Barbosa e Kallebe Pessoa), Vidocq Casas, Edinar Corradini, Candido Neto, Edson Firmino, Neucy do Acordeon, Zé Futrica e Fernando Caramujo.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rachel Claussen
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário