Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CCS faz a abertura do PET Saúde no UNIFESO Teresópolis

CCS faz a abertura do PET Saúde no UNIFESO
CCS faz a abertura do PET Saúde no UNIFESO


A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Verônica Santos Albuquerque, realizou no dia 27 de setembro a abertura oficial de ações que visam introduzir na formação dos estudantes os mais diversos cenários relacionados ao trabalho da área de saúde, a partir das estratégias do Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde). “Dentro da proposta do PET, focamos na formação de grupos interdisciplinares para a produção de cuidado no formato de Linhas de Cuidado”, explicou a diretora. Na ocasião, foi convidada para proferir palestra sobre “Linha de cuidados interdisciplinares” a professora Laura Feuerwerker, parceira do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) de longa data em diversas iniciativas e experiente consultora na área de formação de profissionais de saúde.

Em seu discurso, a professora citou algumas experiências no acompanhamento de pacientes e ressaltou a importância do estudante ser observador e acompanhar os pacientes em um significativo intervalo de tempo, tendo assim a oportunidade de presenciar todo o processo de cuidado. “O que deve acontecer na rede de atenção à saúde é que os diferentes pontos de atenção conversem entre si”, apontou a professora Laura. Após a palestra, os acadêmicos participaram de uma roda de conversa com os preceptores do programa.

Sobre o programa

O desenvolvimento do Programa PET-Saúde, do Ministério da Saúde, objetiva integrar estudantes, professores e trabalhadores de diferentes profissões de saúde para o planejamento, implementação e acompanhamento de linhas de cuidado baseadas nas necessidades das pessoas e das comunidades, com ênfase na atenção básica. As atividades incluem o planejamento e a produção de cuidados em equipe interdisciplinar, articulados à construção de conhecimentos relacionados ao trabalho em saúde e exigem do estudante dedicação de oito horas semanais em atividades presenciais.

Para integrar o programa, estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, bolsistas e não bolsistas, passaram por um processo seletivo. “Começamos há pouco tempo na faculdade, mas como contamos com este método que insere a prática desde o início da formação acho que conseguiremos levar a linha de cuidado muito bem, acredito que vamos integrar uma ampla área de saúde”, observou a estudante Amanda Borges, que está no terceiro período do curso de Odontologia.

Fonte:Unifeso Teresópolis (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário