Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso de Pedagogia do UNIFESO Teresópolis fala sobre folclore em momento cultural

Curso de Pedagogia do UNIFESO fala sobre folclore em momento cultural


Com o tema “A interculturalidade no folclore”, o curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou, no dia 29, a segunda edição de 2012 do Momento Cultural da Quinta, que tem como objetivos ampliar a formação no tocante aos estudos culturais numa perspectiva intercultural, promover a integração dos estudantes, docentes e funcionários da graduação, e valorizar os talentos, de modo a ampliar a sua formação em outras áreas do conhecimento.

“Este projeto visa ampliar a formação de nossos estudantes tanto na perspectiva teórica pelo aprofundamento nos aspectos da cultura e da interculturalidade, quanto pela experiência de realização de atividades práticas em diversas formas manifestações culturais”, explicou a professora Maria Terezinha Espinosa, coordenadora do curso de Pedagogia. “A cada ano estamos aprimorando o projeto e dando oportunidades aos alunos de apresentar seus talentos e aos professores de mostrar os esforços conjuntos de chegar até aqui. É muito bom aprender com festa”, ressaltou Terezinha.

O projeto Momento Cultural pretende ainda estabelecer a integração de estudantes, docentes e funcionários que atuam no curso de Pedagogia, por meio de atividades artístico-culturais, acreditando que assim será capaz de impulsionar de forma criativa a participação e o envolvimento de todos nas atividades realizadas. “Com apresentações de teatro, dança e poesia, os estudantes despertaram sua criatividade, perderam a vergonha, e mostraram aos colegas e familiares o que aprenderam e vão colocar em prática na vida profissional. Foi mais ou menos como um teste de habilidade, uma forma de socializar e integrar estudantes dos diversos períodos”, afirmou Gicele Faissal, uma das professoras responsáveis pela idealização e coordenação do projeto.
O estudante Sérgio Dorneles, do quarto período, apresentou uma poesia sobre vitória-régia, lenda do folclore brasileiro. “Me arrisquei, já que a gente não faz parte da criação da lenda. Mas tentei igualar a riqueza do que ela significa com a arte que ela transmite”, explicou.

O III Momento Cultural da Quinta acontece no dia 28 de novembro, com o tema “A criança nossa de cada dia”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário