Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Educação em Teresópolis: EJA realiza Maratona de Língua Portuguesa

Educação: EJA realiza Maratona de Língua Portuguesa


Teresópolis, 26 de setembro de 2012 - Visando a estimular a leitura e a interpretação de textos, além de valorizar a Língua Portuguesa como veículo de comunicação e expressão das pessoas, o Serviço de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Maratona de Língua Portuguesa da EJA 2012.

O evento contou com a participação de estudantes da 1ª a 9ª etapas dos cinco pólos da Educação de Jovens e Adultos no município: Centro Educacional Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro), escolas municipais Ginda Bloch (Alto), Maçom Lino Oroña (Tijuca) e Neidy Angélica (Vargem Grande).
 Segundo o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, o objetivo é formar bons leitores e produtores de textos, que saibam apreciar suas qualidades, encontrar e compreender informações escritas e expressar-se de forma clara e adequada. “Atividades como essa são capazes de despertar o interesse pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte”, disse o Secretário.

De acordo com Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA na Rede Municipal, as equipes de Língua Portuguesa e do 1º Segmento participaram de vários encontros para elaboração da Maratona, motivando os estudantes a participarem dessa proposta. “É função da escola desenvolver atividades que direcionem os estudantes ao bom uso da língua, capacitando-os para tarefas simples, como escrever um bilhete, até as mais complexas, como ler criticamente uma reportagem ou escrever uma carta de apresentação”, disse Ana Paula.

Os alunos aprovaram a atividade e alguns deles conseguiram avaliar seus progressos a partir de suas próprias atuações. “Gostei de participar da Maratona. Hoje, tive menos dificuldades para marcar o cartão resposta. Estou aprendendo a fazer esse tipo de prova”, avaliou Dona Nilma, aluna da Escola Ginda Bloch.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário