Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Encontro Estadual de Pró-Letramento reúne 72 monitores do estado em Teresópolis

 Professores tutores da rede pública fluminense reuniram-se, nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal João Adolpho Josetti, na Posse, para participar da edição 2012 do Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade de Ensino
Encontro Estadual de Pró-Letramento reúne 72 monitores do estado em Teresópolis -Escola recuperada no Campo Grande sedia encontro


Teresópolis, 24 de setembro de 2012 – Professores tutores da rede pública fluminense reuniram-se, nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal João Adolpho Josetti, na Posse, para participar da edição 2012 do Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade de Ensino. O programa é uma realização do Ministério da Educação (MEC)em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com adesão dos estados e municípios. Neste primeiro módulo, em Teresópolis, o encontro agrupou 72 multiplicadores de informação de 34 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda durante a programação desta terça, alunos das escolas públicas municipais de Teresópolis que desenvolveram, ao longo do ano, o projeto Faces do Brasil fizeram apresentações representativas do folclore brasileiroDe acordo com a docente da UFRJ, Elizabeth Orofino, o maior objetivo da atividade é desenvolver formadores locais que compreendem a realidade dos educadores dos seus municípios e multipliquem as informações adquiridas nos cursos
 Com o objetivo de oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, bem como propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente, o evento contou com a participação de quatro professores formadores da UFRJ (Universidade do Federal do Rio de Janeiro), dois de linguagem e dois de matemática, ministrando o curso. Ainda durante a programação desta terça, alunos das escolas públicas municipais de Teresópolis que desenvolveram, ao longo do ano, o projeto Faces do Brasil fizeram apresentações representativas do folclore brasileiro.

De acordo com a docente da UFRJ, Elizabeth Orofino, o maior objetivo da atividade é desenvolver formadores locais que compreendem a realidade dos educadores dos seus municípios e multiplicam as informações adquiridas nos cursos. “O Pró-Letramamento é um programa de formação continuada, prática e teórica, dos professores que ensinam leitura escrita à alfabetização. A principal idéia é acabar com o analfabetismo funcional e nos tornarmos um país de leitores e escritores”, excplicou.

Para a coordenadora dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Gisela Guedes, a satisfação em sediar um evento dessa importância na cidade é grande. “Esta pareceria do governo federal com o município é muito importante porque traz uma valorização do profissional, além de auxiliar e capacitar o corpo docente na qualidade do ensino”, argumentou Gisela.
Para Solange Maia o Pro-Letramento trouxe uma nova concepção de linguagem dentro da Educação Professores tutores da rede pública fluminense reuniram-se, nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal João Adolpho Josetti, na Posse, para participar da edição 2012 do Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade de Ensino
Professores tutores

Participando da formação, as professoras do 1º segmento, Cristiane Corradini e Solange Maia comentaram sobre o programa. “É uma oportunidade de aprender mais e multiplicar este conhecimento. O curso oferece crescimento profissional e pessoal também. É importante para o professor compreender tudo o que acontece dentro da sala de aula, além de encarar as perspectiva da educação de uma maneira diferente, você avança e acaba tendo um olhar mais ampliado sobre a prática pedagógica na sala de aula”, comentou Cristiane. Para Solange Maia o Pro-Letramento trouxe uma nova concepção de linguagem dentro da Educação. “Estamos tendo a oportunidade de trazer para o município uma nova estrutura e um novo pensamento e todos ganham muito com isso”, afirmou.
Para a coordenadora dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Gisela Guedes, a satisfação em sediar um evento dessa importância na cidade é grande

O programa 

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada para professores visando à melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso termina em novembro e tem certificação feita pela UFRJ. O encontro em Teresópolis compreende atividades e formações para Coordenadores e Professores Orientadores de Estudos (tutores) de todo o Estado do Rio de Janeiro, além de diversas apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Rede Municipal de Educação. 

A formação dos professores tutores será realizada em quatro encontros presenciais. Após este primeiro evento de 2012 que segue até quinta-feira, 27, os monitores retornarão para seus municípios e iniciarão a formação dos cursistas. Os cursos de formação continuada oferecidos pelo programa têm duração de 120 horas com encontros presenciais e atividades individuais com duração de oito meses.
 Professores tutores da rede pública fluminense reuniram-se, nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal João Adolpho Josetti, na Posse, para participar da edição 2012 do Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade de Ensino
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário