Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Inea apresenta projeto para continuidade da recuperação de rios em Teresópolis

O engenheiro do Inea, João Grilo, ressalta que já foram executados serviços em 1,5 quilômetros ao longo do Rio Príncipe
Inea apresenta projeto para continuidade da recuperação de rios em Teresópolis-Segunda etapa do trabalho contará com construção de barragem e de um parque fluvial na Posse


Teresópolis, 5 de setembro de 2012 – Técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram em Teresópolis nesta terça-feira, 4, para apresentar o Projeto Rios da Serra – Obras de Controle de Cheias nos rios Príncipe e Imbuí. A reunião, ocorrida no auditório do Unifeso, contou com uma explanação sobre o andamento dos serviços que já estão sendo executados nesses rios e sobre os trabalhos que serão realizados na segunda etapa do projeto, como a construção de barragem na cabeceira do Rio Príncipe e de um parque fluvial entre a Posse e o Campo Grande.

“O projeto consiste na recuperação do que foi danificado pela catástrofe natural de 2011, como o redirecionamento dos rios e de suas calhas e construção de barragem para termos controle de cheias. Já temos 1,5 quilômetros de obras executadas no Rio Príncipe, com galerias pré-moldadas nos pontos próximos à estrada e a intenção é dar continuidade aos trabalhos, com a instalação de um parque fluvial, entre outras obras”, ressaltou o Gerente de Obras do Inea, engenheiro João Grilo, acrescentando que a segunda etapa das obras deve ser iniciada em novembro, com previsão de duração para 18 meses.

O Ouvidor Municipal, Luiz Carregal, estava presente ao evento e falou sobre os trabalhos que o Inea tem feito em Teresópolis. “Temos que agradecer ao Governo do Estado e ao Inea pelos serviços que estão sendo feitos em nossa cidade, com obras em vários pontos, como a construção do muro de contenção próximo ao Pedrão e nos rios Príncipe e Imbuí, na Posse, além da dragagem realizada no interior”, comentou.

Na ocasião, os técnicos do setor social do Inea também explicaram como funciona o processo de desapropriação de casas às margens dos rios Príncipe e Imbuí. As famílias cujas casas foram demarcadas podem optar por receber uma indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de Aluguel Social enquanto aguardam a construção do condomínio habitacional pelo poder público; ou se inscrever no programa de compra assistida, no qual recebem o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só pode ser aplicado na compra de nova moradia.
Técnicos do Inea apresentam ações de controle de inundações e recuperação ambiental da Região Serrana Entre os trabalhos que serão realizados na segunda etapa do projeto estão a construção de barragem na cabeceira do Rio Príncipe e de um parque fluvial na Posse


Recuperação dos rios

Com a liberação de novos recursos por parte do Governo Federal, será dada continuidade às obras do Inea na Região Serrana, com a realização de dragagem e a canalização de 27 quilômetros de rios, a construção de novas pontes, implementação de parques pluviais e o reassentamento de 1.620 famílias. A segunda fase dos serviços a serem executados deverá começar em novembro, com previsão de conclusão para dezembro de 2015. Teresópolis será contemplada com obras de dragagem de 7.400 metros de rios, construção de barragem e no reassentamento de 360 famílias. As obras irão beneficiar 57.500 moradores.

Outra iniciativa que vai beneficiar os moradores é a implantação do Parque Fluvial entre a Posse e o Campo Grande. O parque proporciona a preservação ambiental do local, assim como das margens do rio, pois investe no reflorestamento e na recuperação da faixa marginal; facilita o escoamento das águas pluviais; e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, que terá uma opção de lazer.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário