Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Plano Estadual de Cultura: Museus dão início aos Debates Setoriais

Convite especial

Plano Estadual de Cultura: Museus dão início aos Debates Setoriais


Debate presencial dia 28/09/12(sex)-9h
Já estão no site do Plano Estadual de Cultura os primeiros textos do ciclo de DEBATES SETORIAIS. O processo visa a construção de políticas públicas de longo prazo para diversas áreas da cultura e se inicia com o setor de Museus.

O encontro presencial será dia 28 de setembro, às 9 horas, como parte do evento ‘Conexões IBRAM + Rio de Janeiro’, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Museus/MinC, no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros. Os autores dos quatro textos participarão do debate.

O trabalho teve início em abril deste ano, quando foram formados doze Grupos de Planejamento Setorial (GPS), que produziram diagnósticos e propostas para esses setores da cultura no estado do RJ. Nas reuniões, foram escolhidos autores para elaborar textos propositivos para cada área – que começam a entrar no ar neste mês.

Dentre os textos de Museus, estão o documento proposto pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), fruto do processo de construção de uma política estadual de museus, e outros três artigos. No campo da formação, Helena Uzeda propõe um programa de capacitação de profissionais para os museus do estado do Rio de Janeiro. Luis Marcelo Mendes, Luiz Guilherme Vergara e Rosane Carvalho se dedicam aos processos de gestão museal, defendendo novas práticas para a formação de vínculos com diferentes públicos por meio de comunicação relacional. Clara Paulino, por sua vez, traz a experiência e as questões refletidas na realidade do interior do estado.

Com base nesses textos, esperamos receber contribuições - diretrizes e estratégias - que possam auxiliar a formulação da futura política setorial para o setor de museus.


Em tempo: as minutas do Plano Estadual de Cultura e da Lei do Sistema Estadual de Cultura entrarão, em breve, em consulta pública.

Maiores informações na internet: www.cultura.rj.gov.br


Fonte:Assessoria de Comunicação-Ministério da Cultura do estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário