Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis promove leiturização fora do espaço escolar

Música e histórias fazem parte do projeto Canta Enquanto Conta
Educação promove leiturização fora do espaço escolar


Teresópolis, 3 de setembro de 2012 - Em uma parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e Defesa Civil, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi (Venda Nova), alunos da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de participar de momentos de leiturização através da narrativa oral dos contos populares, leitura integral, fragmentos e poesias de autores nacionais. O objetivo é desenvolver o interesse pela leitura e assuntos pertinentes à formação cultural brasileira.

Os encontros, que acontecem no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi, fazem parte do projeto Canta enquanto Conta, que nasceu da necessidade em se adequar algumas práticas pedagógicas à formação do cidadão leitor. Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, essa nova fase do projeto vem reforçar o trabalho que a equipe da Secretaria já vinha desenvolvendo.
A contação de histórias é um dos pontos altos das atividades do projeto Canta Enquanto Conta Alunos da Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha, de Providência, participam do projeto no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

“Partindo da premissa que um projeto de política pública atende a todos, a Secretaria Municipal de Educação, através do projeto Canta enquanto Conta, deseja, em parceria com as instituições de nossa cidade, criar polos de leiturização em áreas estratégicas de nosso município, a fim de que todas as escolas possam ser atendidas pelo projeto e, desta forma, democratizar o acesso aos mais variados textos às nossas crianças”, explica do Secretário Leonardo Vasconcellos.

Nos encontros, o projeto Canta enquanto Conta atende por agendamento as unidades escolares das primeiras séries do Ensino Fundamental num circuito de atividades com duração de cerca de duas horas, ministradas por uma dupla de dinamizadores, contador e cantador, capacitados para contação de histórias e outras atividades. Para a diretora da Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha, em Providência, que participou do projeto com 42 crianças no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a atividade se mostrou extremamente válida.

“O fato de sair do espaço físico escolar já acrescenta muito, permite um trabalho multidisciplinar que chama muito a atenção deles. Existe todo um encantamento que possibilita a eles adquirirem novas percepções”, conta a Diretora Isabel Costa.
 Ana Carolina e Luciana, integrantes da equipe do Parque Municipal, explicam a importância da preservação da natureza

As funcionárias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ana Carolina Dias e Luciana Ferreira, enfatizam ainda a oportunidade de apresentar o parque municipal e conscientizar as crianças da importância da preservação ambiental. “A importância dessa parceria está na oportunidade que os alunos têm de, através da contação de histórias, aprenderem a importância de se apropriarem de um espaço como esse e ajudar a cuidar, não jogando lixo no rio, evitando queimadas, despertando uma consciência ecológica”, explicam as integrantes da equipe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Nos eventos, com transporte conseguido através de uma parceria com a Viação Teresópolis, os estudantes, acompanhados de seus professores e equipe de apoio da escola, se dirigem ao local onde a dupla de dinamizadores dá início ao circuito de atividades do projeto. Entre elas, contação de história, exibição de vídeo, atividades plásticas e musicais e roda de leitura. Os temas e histórias dinamizados nos polos são variados e fazem referência a assuntos pertinentes à atualidade.
 O contato com a natureza e o despertar da consciência ecológica também são objetivos do projeto

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário