Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis promove fortalecimento dos Conselhos Escolares

 Pais e responsáveis participaram da Reunião para o Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Secretaria de Educação promove fortalecimento dos Conselhos Escolares


Teresópolis, 24 de setembro de 2012 - Com a intenção de fortalecer os Conselhos Escolares das unidades de ensino da zona urbana, a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nesta quinta-feira, 20 de setembro, uma reunião com pais e responsáveis, além de membros de equipes diretivas e da própria SME. A reunião contou com apresentação do grupo de contação de histórias da Secretaria de Educação, Conta Enquanto Conto, e com a presença do Secretário Municipal Leonardo Vasconcellos.

Leonardo enfatizou que a inédita colocação da Educação Municipal como a terceira melhor do Estado do Rio de Janeiro, segundo o Ideb, demonstra que o esforço conjunto de todos envolvidos, família, escola, funcionários e governo, podem fazer um futuro melhor para Teresópolis. “Hoje temos uma política de governo que incentiva a escola. Teremos 15 das 100 escolas municipais revitalizadas até o final do ano. Teresópolis tem mostrado que a esperança pode vencer o medo. E a Educação de Teresópolis é a esperança, a paz, a certeza de um futuro melhor. Por isso contamos com a participação de vocês, membros dos Conselhos Escolares, neste processo”, pediu Leonardo.

Os Conselhos Escolares são constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas municipais.

A professora Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da SME, lembrou que esta já é a terceira reunião no sentido de dinamizar os Conselhos Escolares na Rede Municipal. “Acreditamos profundamente que em certos momentos na escola não adianta só termos o professor, o diretor e o poder público. A família é o nosso cliente. A família é que leva para a escola o que nos é mais valioso: nossos alunos. Por isso esse esforço de aproximar as famílias de uma forma mais organizada às escolas”, explicou Carla.
A professora Carmem Lucia Guarilha, Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, comemorou o sucesso da reunião
Durante a reunião, os membros dos Conselhos Escolares participaram de uma oficina formativa onde puderam contemplar suas atividades competentes como conselheiros: apreender como definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Segundo a professora Carmem Lucia Guarilha, Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, a reunião foi extremamente proveitosa e foi bastante recompensador ver a participação dos pais e responsáveis. “Ficamos muito felizes em ver quase todas as nossas escolas representadas nessa reunião, porque a Educação precisa tanto dos pais que reclamam, quanto dos pais que fiscalizam, que dão boas idéias, que elogiam e, sobretudo, dos pais que participam”, comemorou Carmem.
O Projeto Canta Enquanto Conto apresentou uma história aos presentes

Texto e fotos - Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário