Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Defesa Civil e Uerj percorrem áreas de risco de Teresópolis

Defesa Civil e Uerj percorrem áreas de risco de Teresópolis
Objetivo é identificar os locais onde são necessárias obras de contenção

Teresópolis, 4 de outubro de 2012 – Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e profissionais de Engenharia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) passaram a manhã desta quinta-feira, 4, percorrendo os bairros Parque do Imbuí e Santa Cecília e as comunidades do Rosário e Perpétuo.

O objetivo foi mapear as áreas de risco para a realização de projetos de intervenção, que serão encaminhados para a EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) visando a recuperação das encostas mais vulneráveis a deslizamentos. A vistoria terá continuidade na próxima semana em outros bairros.

“O corte da Barra do Imbuí, na Avenida Presidente Roosevelt, também foi incluído no levantamento para a realização de alguma intervenção”, disse o Coronel Roberto Silva, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, acrescentando que os moradores das comunidades visitadas ficaram satisfeitos com a vistoria. “Eles vislumbraram uma solução mais concreta para os problemas das encostas”, pontuou.

Desde 2011, após o megadesastre climático que atingiu sete municípios da Região Serrana, a UERJ vem atuando em Teresópolis e mapeando os locais atingidos por deslizamentos de terra, junto com o DRM (Serviço Geológico do Estado do Rio). Desde então são produzidos estudos geotécnicos, geomorfológicos e geológicos focados na prevenção.

Homenagem

O secretário e o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis foram homenageados nesta quarta-feira, 3, com a Medalha do Mérito de Força e Coragem. A honraria foi conferida aos oficiais do Corpo de Bombeiros que atuaram no período da tragédia de janeiro de 2011, na Região Serrana. Na época, o coronel Roberto Silva era o comandante do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, no município, e o major André de Mello estava lotado no Destacamento de Bombeiro Militar de Carmo.

“Foi um reconhecimento ao trabalho de toda a corporação, quando os bombeiros militares se empenharam em suas missões, trabalhando dia e noite para atender a população. Nós nos sentimos muito gratificados com a homenagem”, destacou o Coronel Roberto Silva.

Contando com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Coronel Sérgio Simões, a solenidade foi realizada no quartel do 16º GBM, no bairro Pimenteiras. O Coronel Simões elogiou o trabalho da corporação durante a maior catástrofe natural da história do país.
Foto:Arquivo PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário