Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ex-aluna do UNIFESO Teresópolis cursa mestrado em Fisiocirurgia

Ex-aluna do UNIFESO cursa mestrado em Fisiocirurgia


A Fisiocirurgia foi a área escolhida pela estudante Carina Teixeira Ribeiro, formada em Medicina Veterinária em 2010 pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), para dar continuidade à sua formação, se aperfeiçoar como profissional e se manter atuante no mercado de trabalho. Para ingressar no mestrado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde começou em agosto, ela se preparou fazendo estágio no laboratório de pesquisa urogenital da unidade por um período de seis meses, aprendendo técnicas laboratoriais e dando início ao projeto que veio a ser o tema da sua dissertação, para depois passar pelo processo seletivo.

Ela conta que se identificou com a área de Fisiocirurgia – Fisiopatologia e Ciências – e estuda bastante Morfologia. Durante a sua graduação no UNIFESO contou com o incentivo dos professores para trilhar o caminho profissional. Ela destaca ainda a monitoria da disciplina dos Mamíferos Domésticos II, onde atuou durante três anos, a orientação do professor Marco Aurélio Pereira Sampaio na monografia na área de Anatomia e o apoio do professor Hélio José Santos Baguetti Filho e do técnico do laboratório de anatomia Marcelo Caetano como fundamentais para alcançar seu objetivo. “O estudo é fundamental e primordial. A busca pelo constante saber e aperfeiçoamento o torna um profissional cada vez mais qualificado e atualizado. Dessa forma, você se torna capacitado, inserido no mercado e atuante”, observou.

Pesquisas apresentadas em Congresso 

Carina Teixeira Ribeiro participou do XXV Congresso Brasileiro de Anatomia, realizado de 3 a 6 de outubro, na Bahia, apresentando dois trabalhos na modalidade oral. A pesquisa intitulada “Análise histomorfométrica dos tecidos eréteis do pênis de bovino (Bos indicus) submetidos à supressão hormonal por castração” foi realizada em parte no Laboratório de Anatomia do Campus Quinta do Paraíso, no UNIFESO, e no Laboratório de Biomorfologia Celular e Extracelular da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de realizar o estudo histomorfométrico dos tecidos eréteis de pênis bovinos submetidos à privação desses hormônios pela castração. O outro trabalho intitulado “Análise estrutural do túbulo seminífero de ratos submetidos a pneumoperitônio prolongado” foi desenvolvido no departamento de anatomia na Unidade de Pesquisa Urogenital da UERJ, com o objetivo de estudar os túbulos seminíferos de ratos submetidos a pneumoperitônio prolongado de 8mmHg.

“Trata-se de um grande evento nacional em que inúmeros trabalhos de grande relevância são apresentados sobre diversos temas que envolvam a parte anatômica diferentes espécies. Foi uma experiência bastante interessante, pois aprendi com vários profissionais conceituados da área e tive a enorme satisfação em apresentar dois trabalhos na forma de tema livre”, avaliou a estudante.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Um comentário: