Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Conselho Regional de Enfermagem realiza curso de capacitação no UNIFESO Teresópolis

Outubro Rosa: Conselho Regional de Enfermagem realiza curso de capacitação no UNIFESO
Outubro Rosa: Conselho Regional de Enfermagem realiza curso de capacitação no UNIFESO

No dia 10 de outubro, aconteceu no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) o curso “Controle do câncer de mama e prevenção do câncer cérvico-uterino (coleta Papanicolau)”, oferecido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ). Em comemoração ao movimento internacional Outubro Rosa, durante esse mês o CapacitaCoren levará a atividade a várias regiões do estado.

Segundo o presidente do COREN-RJ, Pedro de Jesus Silva, o curso visa o aperfeiçoamento dos profissionais da enfermagem que atuam na coleta de material cérvico-uterino. “O evento é voltado para a discussão do controle do câncer de mama e a prevenção do câncer de colo uterino através da correta coleta do papanicolau. Hoje o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, seguida do câncer de colo de útero, que é o único que permite a prevenção. Se 70% das coletas não fossem inadequadas esse quadro seria outro. O exame correto pode prevenir o câncer cérvico-uterino, detectando as lesões pré-malignas”, alertou Pedro, lembrando que a aula foi ministrada pelo enfermeiro oncologista Thiago França. “Agradeço a parceria do UNIFESO que nos cedeu o espaço, além do curso de Enfermagem e seus alunos que serão nossos futuros profissionais na busca pela redução do impacto do câncer na sociedade”, completou o presidente do Conselho.

A coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFESO, professora Viviane da Costa Freitas Silva, prestigiou a atividade. “É muito importante termos esta aproximação com o conselho, pois além de despertar nos alunos o interesse em conhecer de perto a entidade e permitir que eles vivenciem o que aprenderam durante as atividades na Instituição, é uma oportunidade de educação continuada para os profissionais que aqui estiveram, como os da Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário