Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Prefeitura apresenta diagnóstico socioterritorial de Teresópolis

Secretária de Desenvolvimento Social Graça Granito: recursos recuperados junto ao Governo do Estado para a realização do diagnóstico socioterritorial
Prefeitura apresenta diagnóstico socioterritorial de Teresópolis

Banco de dados será usado para aprimorar as ações de assistência social no município

Teresópolis, 2 de outubro de 2012 – Foi apresentado na manhã desta terça-feira, 2, o relatório da pesquisa de diagnóstico socioterritorial de Teresópolis. Iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o levantamento foi realizado pela Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), contratado através de licitação.

Para a realização do levantamento, foram utilizados recursos do programa intitulado Incentivo Estadual de Gestão aos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, criado pelo Governo do Estado a partir da tragédia climática de janeiro de 2011 visando a qualificar técnicos da área de assistência social para lidar com situações adversas.

Realizada entre os meses de abril e junho, com o auxílio de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde, a pesquisa identifica a rede pública e privada instalada no município, bem como os serviços e projetos existentes na área de assistência social. A ideia é que o banco de dados, que será concluído até dezembro, seja atualizado anualmente e usado para a formulação de políticas públicas e ações neste setor.

“A atual gestão municipal recuperou os recursos junto ao Governo do Estado para a realização desse diagnóstico, tão importante para nos auxiliar a melhorar os programas sociais no município”, revelou a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito.

O levantamento foi apresentado às equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos conselhos municipais por Edneia Martuchelli e Ivana Rebello, do Unifeso. “Noventa e nove instituições se propuseram a receber os pesquisadores, das quais 60% preencheram os questionários. Mas acreditamos que existam muito mais entidades assistenciais atuandoem Teresópolis. A meta é que esse trabalho fomente um plano municipal de assistência social no município, com ações específicas para as situações identificadas no documento”, destacou Edneia.

Além de identificar a estrutura física das instituições pesquisadas, os recursos humanos disponíveis e as formas utilizadas na captação de recursos financeiros, o diagnóstico apresenta algumas vulnerabilidades do município. O documento sugere como soluções a formulação de um plano municipal de assistência social, a qualificação de pessoal para trabalhar neste setor e a formulação de políticas públicas, em parceria com o Estado e a União, a fim de reverter os indicadores de risco social dos usuários dos programas sociais, através da participação popular e dos conselhos.
Edneia Martuchelli, do Unifeso, detalha o diagnóstico socioterritorial para as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e dos conselhos municipais
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário