Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Principais eventos e notícias de Teresópolis-Terê Total e o diário da informação

Teresópolis RJ
Resumo dos principais releases da semana – 8 a 11-10-12


Domingo na Praça

A Secretaria Municipal de Turismo reuniu representantes de entidades empresariais, instituições e do poder público para apresentar o Projeto Domingo na Praça. A proposta é que o projeto seja realizado uma vez por mês, já a partir do dia 21 de outubro, das 9h às 15h, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, oferecendo atividades culturais e esportivas, serviços de saúde e campanhas educativas, entre outras atrações.

Festa do Dia das Crianças movimenta a Praça Olímpica

Em comemoração ao Dia das Crianças, a rádio Terê FM promove nesta sexta-feira, 12, a partir das 14h, na Praça Olímpica, no Centro, uma super festa para a garotada. Entre as brincadeiras, piscina de bolinhas, pula-pula e pintura facial. As crianças também vão se divertir com o estúdio de foto maluca e de pintura. A festa, que conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, vai ter ainda sorteios de brinquedos.

12ª Fepro de Teresópolis vai até segunda

Acontece até segunda-feira, dia 15, a 12ª Fepro – Feira da Promoção de Teresópolis, que este ano é realizada em terreno localizado na Avenida Lúcio Meira, 935, na Várzea, próximo à Casa de Portugal.

Lojas da cidade oferecem descontos de até 80% em artigos de moda, produtos esportivos, informática e decoração, entre outros, em 150 estandes. Shows, recreação e teatro infantil, além de praça de alimentação, completam a programação Até segunda-feira, a Fepro funciona das 10h às 22h. A entrada custa R$ 3, sendo que estudantes e idosos pagam meia.

QUINTA, 11 de outubro
12h às 14h - Alcir Passos - Voz e violão - Músicas nacionais e internacionais
18h às 20h30 - Fernanda e Mangaba - duas vozes e dois violões - MPB, Bossa e Reggae

SEXTA, 12 de outubro
13h às 15h - Naraiane Sebah - Voz e violão - Músicas nacionais e internacionais
16h às 17h - O Gato de Botas - Teatro Infantil - Cia Teatral Hocus Pocus
19h às 21h30 - Aloisio Bruno e trio - Músicas nacionais e internacionais

SÁBADO, 13 de outubro
13h às 15h - Reinaldo Sales e Dinho - Voz, violão e percussão - Música brasileira
19h às 21h30 - Quintal do Céu - Samba

DOMINGO, 14 de outubro
13h às 15h - Fernando Mello – Voz e violão - Bossa Nova, MPB e Jazz
16h às 17h – O monstro do chulé - Teatro Infantil - Cia Teatral Hocus Pocus
19h às 21h30 - Banda Bala 12 - Rock e MPB

SEGUNDA, 15 de outubro
12h às 14h - Ivson Lins – Voz e Violão - Músicas nacionais e internacionais
18h às 20h30 - Banda Fruto Carioca - Rock e MPB

Festa da padroeira neste fim de semana

Neste fim de semana de feriadão, acontece na Praça Balthasar da Silveira, no Centro, a tradicional festa de Santa Teresa, padroeira de Teresópolis. Shows, estandes para lanches, parque de diversão e celebração de missas especiais na igreja Matriz fazem parte da programação.

Repartições municipais fechadas no feriadão

Devido ao feriado nacional de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e ao feriado municipal de 15 de outubro, dia de Santa Teresa, padroeira do Município, a Prefeitura e demais repartições municipais estão fechadas e voltam a funcionar na terça-feira. Entretanto, durante o fim de semana prolongado, a população tem atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

Pré-matrícula para escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação vai realizar de terça-feira, 16 de outubro, até o dia 30 de novembro a temporada de pré-matrícula 2012 para as creches e escolas municipais e também para os centros de educação infantil. Para as unidades escolares da área urbana, a inscrição deverá ser feita no Ginásio Pedrão, na Várzea, das 9h às 16h. Na área rural, a pré-matrícula será realizada diretamente nas escolas. O cadastramento para o Ensino Fundamental também pode ser feito pela internet, através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br.

Projeto Cidadão Eleitor Mirim

Uma visita ao prédio da Prefeitura, na última quarta-feira, marcou o encerramento do projeto pedagógico Cidadão Eleitor Mirim, realizado pela Escola Municipal Governador Portella, no bairro dos Pinheiros. O objetivo do projeto foi aproximar os estudantes do conceito de democracia e ajudá-los a compreender como funciona uma eleição.

Durante a visita à Prefeitura, alunos das turmas de pré-escolar até o 5º ano do Ensino Fundamental percorreram o Palácio Theresa Christina, onde funciona a sede do Governo Municipal. Eles também visitaram a Galeria de Prefeitos, que mostra em fotos e pequenos a história política do município, de 1891 até 2008.

Projeto ambiental retira lixo de comunidade

De 1º de setembro ao dia 5 de outubro, os cerca de 800 alunos de Educação Infantil até o 5º ano do Ensino fundamental do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, recolheram cerca de 700 quilos de lixo reciclável no entorno da escola municipal. A atividade fez parte de uma gincana, dentro do projeto pedagógico “Nosso planeta sustentável”, desenvolvido no 3º bimestre letivo.

O montante recolhido, entre papelão, garrafas de plástico, embalagens do tipo longa vida e latas de alumínio, foi vendido para uma cooperativa de material reciclável.

Teste mensal avalia sirenes

Das 23 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado no município, a localizada no bairro Corta Vento teve o volume ajustado durante o teste mensal realizado na quarta-feira passada pela Defesa Civil Municipal. Já os equipamentos instalados em Santa Cecília e na Fonte Santa não foram acionados, pois estavam em manutenção programada no horário da verificação. A ação de rotina tem como objetivo checar o funcionamento das sirenes e localizar os problemas de comunicação que possam existir, para imediata correção.

Utilidade pública: Hemonúcleo convoca doadores para reforçar estoque de sangue

O Hemonúcleo de Teresópolis solicita a doação de sangue de todos os tipos para reforçar o seu estoque, em especial os tipos negativos. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O telefone para informações é (21) 3641-5872.


Trupe da Cultura faz apresentação pelo Dia da Criança

Na última terça-feira, a Trupe da Cultura fez uma apresentação especial no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Saúde, destinada aos pacientes infantis, em comemoração ao Mês da Criança. O público se divertiu com contação de história dramatizada, brincadeiras e números musicais. Na próxima terça-feira, dia 16, a Trupe da Cultura estará na Creche Municipal Manoel Carreiro Sobrinho, na Barra do Imbuí.

Apresentação de musical

No dia 19, haverá apresentação do musical ‘Vinícius, o poeta da Paixão’, encenado pelos integrantes da Univerti – Universidade da Terceira Idade do Unifeso. Com início marcado para as 19h30, no SESC Teresópolis, localizado na Avenida Delfim Moreira, 749, na Várzea, a apresentação tem entrada franca.

Movimento Onda Livro continua

Iniciado este ano, o projeto de incentivo à leitura ‘Onda Livro’ continua sendo desenvolvido com sucesso. Livros doados são restaurados, etiquetados e distribuídos em diversos pontos da cidade e no interior, como postos de saúde, empresas públicas e privadas. Entre o final de setembro e o início de outubro, cerca de 90 exemplares foram distribuídos na Cedae, UPA e no Pronto atendimento do Hospital São José. A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Literatura do Fórum de Cultura de Teresópolis e mais informações podem ser solicitadas através do e-mail ondalivro@hotmail.com.

20º Salão Nacional da Primavera

Reunindo 104 trabalhos, entre pinturas, desenhos e esculturas, o 20º Salão Nacional da Primavera pode ser visitado até o dia 27 de outubro. Realização da Sociedade dos Artistas de Teresópolis, a mostra está aberta ao público de segunda a sábado, das 9h às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.

Alunos da rede municipal participam do projeto Passaporte Carioca

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SESC Teresópolis, alunos, professores e funcionários da Educação de Jovens e Adultos da escola municipal CEROM fizeram um passeio guiado ao Rio de Janeiro. O grupo visitou o Centro Histórico, a Casa França-Brasil, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado. O passeio faz parte do projeto Passaporte Carioca, que possibilita aos estudantes a visitação guiada aos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando um dia letivo diferente. Nos próximos finais de semana de outubro e novembro, estudantes e professores dos outros quatro pólos da EJA também participarão das atividades desse Projeto.

Futsal no Ginásio Pedrão

No domingo, 14, das 10h às 15h, acontece no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea) mais uma rodada da Liga Rio Futsal. As equipes Sub-9, 11 e 13 de Teresópolis enfrentam o Social Ramos. Já o Sub-15 terá como adversário o Gaviões de Ouro, do Méier, no Rio de Janeiro. A entrada é franca. A competição é realizada em parceria entre Liga Rio Futsal e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O campeonato reúne 16 times de várias localidades do Estado do Rio.

Futebol de campo no domingo

Também no domingo, 14, prossegue o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, realização da Liga Teresopolitana de Desportos, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e arbitragem da Federação do Rio de Janeiro. Os jogos acontecem às 13h no Campo do Teresópolis Futebol Clube, no Alto, e no campo do Vargem Grande.

A competição reúne 11 equipes no 1º Quadro e 12 equipes no 2º Quadro. Divididas nas chaves A e B, as partidas são realizadas sempre aos domingos, às 13h e às 15h, e prosseguem até o dia 28 de outubro, nos campos do Teresópolis FC, Barra FC e Várzea FC – na cidade, e do Vargem Grande, Serrinha e Mixto – no interior. A entrada é franca.

Atividades marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Teresópolis

Com o tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá diversas atividades de divulgação científica em todo país, no período de 17 a 21 de outubro. Em Teresópolis, a Prefeitura e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) vão promover uma série de ações pela cidade, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda. As atividades acontecem na Praça Olímpica e no ginásio Pedrão – no Centro, e no Unifeso, no Alto, entre outros locais. A programação pode ser conferida no site semanact.mct.gov.br.

Teresópolis vai receber a carreta da Fiocruz, que contempla uma cidade por edição da semana nacional. O veículo traz um planetário, possibilitando aos visitantes a visualização dos planetas e um equipamento que simula a ação da gravidade. O público poderá interagir em cerca de 20 experimentos relacionados à Química, Física e Biologia, e a carreta também se transforma em auditório multimídia para realização de palestras e exibição de vídeos.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário