Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UFRJ apresenta programa de mapeamento de risco para Teresópolis no projeto Quartas Ambientais

Teresópolis RJ
UFRJ apresenta programa de mapeamento de risco no projeto Quartas Ambientais

Teresópolis, 31 de outubro de 2012 – A edição mensal do projeto Quartas Ambientais acontece na próxima quarta-feira, 7 de novembro, quando a professora Maria Naise de Oliveira Peixoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará o “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”.

Trata-se do programa de extensão desenvolvido pela UFRJ, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e do Ministério Público Estadual, e que abrange cinco projetos voltados à avaliação das áreas de risco e ao planejamento urbano da Região Serrana. A iniciativa leva em conta as conseqüências adversas de catástrofes que a região vem enfrentando a partir de eventos climáticos extremos, como o ocorrido em janeiro de 2011.

Os projetos envolvem equipes do Departamento de Geografia (IGEO), do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB-FAU) e do UFRJ Mar-Instituto Politécnico.

As ações propostas deverão oferecer subsídios para indicar e auxiliar na implementação de ferramentas, políticas públicas e capacitação de gestores, técnicos e sociedade civil, incentivando a integração entre o ensino e a pesquisa acadêmica com as demandas da sociedade, e estimulando a participação local no direcionamento das políticas voltadas ao uso adequado dos recursos e melhoria da qualidade de vida.

Marcada para 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a edição do projeto Quartas Ambientais tem entrada franca.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário