Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Defesa Civil de Teresópolis mobiliza moradores para exercício simulado nesta quinta, 29

Teresópolis RJ
Defesa Civil mobiliza moradores para exercício simulado nesta quinta, 29

Teresópolis, 26 de novembro de 2012 – Desde o início de novembro, equipes da Defesa Civil Municipal percorrem as 19 comunidades, na cidade e no interior, previstas para participar do exercício simulado de desocupação das áreas de riscos marcado para esta quinta-feira, dia 29. A iniciativa segue determinação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e acontecerá no Dia Estadual de Redução de Desastres.

Trata-se de um treinamento prático, quando os moradores que residem em locais sujeitos a deslizamentos de terra e de alagamentos serão orientados sobre como proceder quando a chuva atingir níveis críticos.

Durante a mobilização, os moradores são conscientizados sobre a importância de participar do simulado. Eles também recebem a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente relativos aos movimentos de terra e alagamentos.

No dia do exercício, a orientação será prestada por agentes da Defesa Civil, voluntários dos NUDECs e líderes comunitários, responsáveis por conduzir os moradores aos pontos de apoio predeterminados pela Defesa Civil em cada comunidade.

Neste mês de novembro, o Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado em Teresópolis ganhou o reforço de mais uma sirene, que foi instalada no início de novembro na Escola Municipal Estado de Israel, no bairro Granja Florestal. O objetivo é ampliar a área de abrangência do equipamento na comunidade, que foi bastante afetada pelo temporal de janeiro de 2011.

Com isso, subiu para 24 o número de sirenes instaladas em Teresópolis, e que estão distribuídas pelos seguintes locais: Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Caleme (2), Granja Florestal (3) e Quinta Lebrão (3).

Dando continuidade à instalação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) nas áreas de risco do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil está implantando duas novas unidades: em Santa Cecília, que se encontra em fase de conclusão, e no Corta Vento. Com a finalidade de desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, os moradores são treinados para atuar na prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de encostas e de alagamentos em época de temporais. Atualmente Teresópolis conta com NUDECs em funcionamento em 17 comunidades, na cidade e no interior, reunindo 227 voluntários treinados.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. Estive em Teresópolis nos dias 20/21 de novembro realizando um trabalho, pela ANF, Agencia de Notícias das Favelas,junto a 24 comunidades consideradas em áreas de risco, colocamos placas alertando a população sobre os perigos das chuvas de verão. Tenho comigo algumas dessas placas, que sobraram. Gostaria de saber se existe algum interesse da defesa civil em usá-las.
    Janayna
    janaynamsofia@gmail.com
    telefone 21 9797-2273

    ResponderExcluir