Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa premia alunos da Rede Pública de Ensino de Teresópolis

Simone Monteiro, coordenadora da olimpíada, professoras da comissão julgadora e Carla Rabello, diretora do Departamento Pedagógico, comemoram sucesso do concurso
Olimpíada de Língua Portuguesa premia alunos da Rede Pública de Ensino

Nove textos de estudantes de Teresópolis vão concorrer na etapa estadual

Teresópolis, 1º de novembro de 2012 – A Secretaria Municipal de Educação entregou nesta quarta-feira, 31 de outubro, as medalhas e certificados aos alunos e professores da Rede Pública de Ensino que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’. A 3ª edição da competição contou com 75 textos inscritos, dos quais nove foram selecionados para concorrer à etapa estadual, e se escolhidos, irão para a regional e, se vencerem, seguirão para a fase nacional, agendada para os dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília. Nesta etapa, os alunos e professores vencedores vão ganhar medalhas, um notebook e uma impressora. A escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão e livros.

“A olimpíada é um concurso nacional que envolve todos os estados do país, com textos distribuídos nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. A iniciativa é uma importante ferramenta pedagógica, pois possibilita reflexão e compartilhamento de ideias, através da expressão sobre o lugar onde as crianças vivem, sua cidade, bairro, rua. Ao longo dessas três edições, percebemos a evolução dos estudantes pela qualidade dos textos redigidos”, ressaltou a coordenadora da olimpíada no município, Simone Monteiro, acrescentando que o programa também desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Social Itaú, o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, a Olimpíada da Língua Portuguesa tem como tema ‘O Lugar Onde Vivo’ e, em Teresópolis, a edição 2012 adotou o subtema ‘Descobrindo a força que as palavras têm’. 

Os textos, escritos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, foram selecionados obedecendo aos critérios determinados pela Comissão Organizadora da olimpíada, inclusive a escolha das integrantes do Corpo de Jurados, composto pelas professoras Celina Maria Fernandes, Elizabeth Castor do Amaral e Sônia Regina Viana.
Giulia Ramos, aluna da Escola M. Antônio Santiago, foi uma das vencedoras na categoria Poema
Aluna do 5º ano da Escola Municipal Antônio Santiago, Giulia Ramos Correa, de 11 anos, foi uma das vencedoras na categoria Poema. “Gosto muito de ler e escrever e fiquei muito feliz quando soube que minha redação tinha sido escolhida”, disse a estudante, que estava acompanhada da mãe, Alba Ramos. “Me sinto orgulhosa e com a sensação de dever cumprido. Sempre incentivei mina filha a se dedicar aos estudos, ler livros. Essa medalha é o resultado dessa dedicação”, comentou.

A cerimônia contou ainda com um poema declamado pelo poeta Hudson Fernandes, a história ‘O Príncipe Serpente’ com Luciana Penna Franca e Denis Lopes, do grupo Canta Enquanto Conta, e a performance dos alunos da Escola Municipal Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho Mayara Thiene e Andriel Soares, que dançaram um bolero.

Textos selecionados

Poema

‘O Lugar Onde Vivo’ – Giulia Ramos Correa
Escola M. Antônio Santiago

‘O Meu Lugar’ – Carlos Elian da Silva Rodrigues
Escola M. Sizenando Adolpho Tayt-Sonh

‘O Lugar Onde Vivo’ – Marcelo da Silva Melo Junior
Escola M. Narciso do Canto

‘Meu Lugar’ – Paola Furtado de Andrade
Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima

Memórias Literárias

‘Olhos que só eu tenho’ – Carolina Victória de Azevedo Júlio
Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima

‘O Lugar de Minhas Fantasias’ – Gabriela de Jesus Andrade Rosa
Centro Educacional Beatriz Silva

Crônica

‘Bairro que Nunca Dorme’ – Luiza Carvalho de Souza
Centro Educacional Helena de Paula Tavares

‘Um Azul Tímido e Tons Alaranjados’ – Milady Maria Ferreira Bernardo
CIA José Francisco Lippi

Artigo de Opinião

‘E a Água Levou’ – Sarah Lopes Thomaz
Colégio Estadual Edmundo Bittencourt

Mayara Thiene e Andriel Soares, alunos da Escola M. Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, dançam um bolero

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário