Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Principais notícias de Teresópolis-Resumo dos releases da semana

Teresópolis RJ
Resumo dos releases da semana

Prefeitura volta a funcionar nesta segunda-feira
Até esta quinta-feira, 1º de novembro, a Prefeitura funcionou normalmente, com atendimento ao público das 12h às 18h. Depois, devido ao feriado nacional do dia 2, Finados, as repartições municipais retomarão o expediente na segunda-feira, dia 5. Entretanto, durante o fim de semana prolongado, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

Amanda Ramos é eleita Miss Teresópolis
Concorrendo com 17 candidatas, a Miss Bom Retiro, Amanda Ramos, foi eleita Miss Teresópolis 2013 no concurso realizado no dia 27 de outubro, no Ginásio Pedrão. Ela recebeu a coroa e a faixa da Miss Estado do Rio de Janeiro 2011, a teresopolitana Mariana Figueiredo. Realizado desde 2007, o Concurso Miss Teresópolis elegeu, durante três anos, as teresopolitanas Camila Paiva Hentzy, Fernanda Gomes e Mariana Figueiredo como Miss Estado do Rio de Janeiro em 2008, 2009 e 2011, respectivamente.

Prefeitura restaura asfalto e limpa árvores na Reta
Para dar mais segurança à população, a Prefeitura de Teresópolis realiza diariamente o serviço de tapa-buracos nas ruas e avenidas da cidade. Nesta semana, uma equipe trabalhou na Rua Felizardo Ribeiro, na Tijuca, desempenhando a operação em vários pontos danificados da via. Também foram feitas poda e limpeza das árvores do canteiro central da Reta, a principal avenida da cidade.

UFRJ apresenta mapeamento de risco no Projeto Quartas Ambientais
A edição mensal do projeto Quartas Ambientais acontece na próxima quarta-feira, 7 de novembro, quando a professora Maria Naise de Oliveira Peixoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará o “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”.

Trata-se do programa de extensão desenvolvido pela UFRJ, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e do Ministério Público Estadual, e que abrange cinco projetos voltados à avaliação das áreas de risco e ao planejamento urbano da Região Serrana. A iniciativa leva em conta as conseqüências adversas de catástrofes que a região vem enfrentando a partir de eventos climáticos extremos, como o ocorrido em janeiro de 2011. Marcada para 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a edição do projeto Quartas Ambientais tem entrada franca.

Sine oferece 73 vagas
Esta semana, o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis ofereceu 73 vagas para diversas funções, entre elas, repositor, caixa, pedreiro e frentista. Vale ressaltar que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, dependendo da procura. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. Os telefones para informações são (21) 2641-0159 e 2641-0357.

Recadastramento do aluguel social a partir de segunda-feira
Beneficiários do Aluguel Social devem estar atentos ao cronograma de atendimento para o recadastramento que começa nesta segunda-feira, 5 de novembro. Os primeiros a atualizar os seus dados serão os moradores do Campo Grande e da Ponte do Imbuí, no dia 5. Todos devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1.148, Alto), das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na data estabelecida no cronograma de áreas atingidas, munidos dos documentos solicitados. O Aluguel Social é concedido pelos governos municipal e estadual devido à interdição de residências na ocasião da tragédia de janeiro de 2011 e a forte chuva de abril de 2012. Quem não se recadastrar terá o auxílio cancelado.

Rua liberada após obras da Prefeitura
Através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura de Teresópolis entregou nesta quarta-feira, 31, aos moradores da Quinta Lebrão, a Rua Sete de Setembro totalmente recuperada e liberada para o tráfego de veículos e pedestres. A via, que estava interditada por conta de um desabamento ocorrido com o temporal do dia 6 de abril, recebeu inúmeras reformas e melhorias do governo municipal. Além da construção de uma ponte de concreto, com 22 metros de extensão por seis de largura, o trecho recebeu um guarda-corpo para dar mais segurança a quem passa pelo local.

Sede do Parque Municipal
Foi assinada na última semana a Escritura Pública de Desapropriação do Sítio Urso Branco, em Santa Rita, no 2º Distrito, como parte da regularização fundiária do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Os recursos para a desapropriação, no valor de R$ 450 mil reais, foram repassados pelo do Governo do Estado e são oriundos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental.

A propriedade possui uma área de 42 hectares de Mata Atlântica e algumas edificações, como a casa principal que, após algumas adaptações, passará a funcionar como a Sede Administrativa do Parque. Com isso, além do Núcleo da Pedra da Tartaruga, o PNM Montanhas de Teresópolis, passará a contar com mais uma área de uso público, com instalações adequadas para receber os visitantes.

Blitz educativa no trânsito
Em novembro, o Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes com Moto dará início à realização de blitzes educativas em Teresópolis. A proposta é aproveitar o aumento do número de pessoas em circulação na cidade, nos dois últimos meses do ano, para conscientizar os condutores de motocicletas sobre a importância da direção segura, a fim de evitar a ocorrência de acidentes de trânsito.

Durante a campanha, haverá distribuição de panfletos educativos e os motociclistas serão alertados sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, o respeito ao limite de velocidade e à sinalização de trânsito. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública montará uma exposição de fotografias de acidentes de trânsito na Calçada da Fama, na Várzea.

Alunos da EJA participam de Maratona de Matemática
Os alunos da 1ª a 9ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação participaram da Maratona de Matemática 2012, realizada no dia 27 de outubro. A avaliação foi estruturada seguindo o modelo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, projeto de competições criado pela Sociedade Brasileira de Matemática para melhorar o ensino da matéria e revelar talentos na área.

Focadas no desenvolvimento da habilidade lógica e da criatividade para a resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes, as provas foram divididas em níveis e contaram com dez questões objetivas para o 1º segmento – de 1ª a 5ª etapas, e vinte questões para o 2º segmento – de 6ª a 9ª etapas.

Teresópolis terá simulado de desocupação de áreas de risco e teste de sirenes-Em novembro, a Defesa Civil de Teresópolis realizará duas importantes ações de prevenção neste período que antecede a ocorrência de chuvas fortes. No dia 10, acontecerá o teste mensal para checar o funcionamento das 23 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado em treze comunidades. A ação de rotina tem como objetivo checar os equipamentos e localizar os problemas de comunicação que possam existir, para imediata correção.

Já em 29 de novembro, Dia Estadual de Redução de Desastres, seguindo determinação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, o Município realizará um exercício simulado de desocupação em 19 comunidades, na cidade e no interior. Com o auxílio de agentes da Defesa Civil e lideranças comunitárias treinadas, a população das áreas de riscos de deslizamentos e de alagamentos em época de chuva forte será encaminhada para pontos seguros mapeados na região.

Prorrogadas as inscrições para o Conselho Tutelar
Através da Resolução 003/2012, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está ampliando para o período de 5 a 9 de novembro as inscrições para a eleição ao cargo de conselheiro tutelar de Teresópolis. Os interessados podem se candidatar pela internet (www.eleicaoconselhotutelar.teresopolis.rj.gov.br) ou pessoalmente na sede do CMDCA (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea), das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A eleição acontece no dia 24 de fevereiro de 2013 e os eleitores que desejarem votar terão que se cadastrar, através do site ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os dias 1º de novembro e 14 de dezembro deste ano.

O CMDCA é responsável pelo processo de eleição, que é rigorosamente fiscalizado pelo Ministério Público.


Secretaria de Educação premia participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa-A Secretaria Municipal de Educação entregou na última quarta-feira, 31 de outubro, as medalhas e certificados aos alunos da Rede Pública de Ensino que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa realizada no município. A 3ª edição da competição contou com 75 textos inscritos, dos quais nove foram selecionados para concorrer à etapa estadual e, se escolhidos, seguirão para a fase nacional.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Social Itaú, o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. A olimpíada tem como tema ‘O Lugar Onde Vivo’ e, em Teresópolis, a edição 2012 adotou o subtema ‘Descobrindo a força que as palavras têm’.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário