Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Principais notícias de Teresópolis-Diário da notícia on line

Teresópolis RJ
Resumo dos releases

Secretaria dos Direitos da Mulher no Ginásio Pedrão
Desde o dia 6 de novembro, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher está instalada nas dependências administrativas do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 12h às 18h. As atividades continuam acontecendo normalmente, entre elas, cursos de alfabetização, massoterapia, arteterapia e rodas de conversa. A Secretaria presta também atendimentos de Psicologia e Assistência Social e Jurídica.

Publica lista dos conselheiros tutelares inscritos
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou esta semana, no Diário Oficial, a lista dos pré-candidatos a conselheiro tutelar que tiveram sua inscrição indeferida pela Comissão de Análise do Processo Eleitoral do Conselho Tutelar. Essas pessoas devem comparecer à sede do CMDCA (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea), entre os dias 21 e 23 de novembro, das 9h às 14h, para tomar ciência do motivo do indeferimento. Após esse período, os candidatos terão três dias úteis para apresentar recurso, que será apreciado pela comissão de análise. A eleição para conselheiro tutelar acontece no dia 24 de fevereiro de 2013 e os eleitores que desejarem votar têm até o dia 14 de dezembro para se cadastrar, através do site ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Atendimento gratuito no dia de combate ao câncer de pele
Em 24 de novembro a Prefeitura e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) farão atendimentos gratuitos pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Das 9h às 15h haverá consultas com dermatologistas e oncologista, palestras e distribuição de material explicativo sobre os cuidados com a pele no PSF de Vargem Grande, no 3º Distrito, e no Ambulatório do Unifeso (Rua Tenente Luiz Meirelles, 789 - Bom Retiro). Os atendimentos terão foco principal no grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, sardas e pintas, que já tiveram queimadura solar, com casos de câncer de pele na família ou quadro anterior da doença.

Teresópolis vence o Fluminense pela Liga Rio Futsal
As equipes Sub-9 e Sub-11 de Teresópolis enfrentaram e venceram de goleada o Fluminense em partidas realizadas no domingo passando, no Ginásio Pedrão, em mais uma rodada do Campeonato Novos Talentos da Liga Rio Futsal. A equipe Sub-9 venceu pelo placar de 3x1, e a Sub-11, por 12x0. Já o time Sub-15 de Teresópolis, que está em primeiro lugar na tabela de classificação, venceu por WO, visto que a equipe do CEMs não compareceu. Neste domingo, 18, as equipes de Teresópolis descerão a serra para enfrentar o Grajaú, encerrando a fase de classificação do campeonato. Já o time Sub-15 jogará contra o Brito Elias, em partida que será realizada na casa do adversário.

Teresópolis marca presença no Seminário Estadual de Educação Integral
A Coordenação Municipal do Programa Mais Educação de Teresópolis participou do Seminário Estadual de Educação Integral. Organizado pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Rio de Janeiro, do qual o município faz parte desde julho, o evento aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar avanços e retrocessos, visando a traçar metas de implantação do ensino em tempo integral, de acordo com a legislação federal vigente. A programação do seminário contou com palestras, mesas de debate e apresentações culturais de alunos de escolas de diferentes municípios do Estado. De Teresópolis, destaque para a exibição do videoclipe “Lugar de Criança é na Escola”, desenvolvido na oficina de Hip-hop do Programa Mais Educação na Escola Municipal Estado de Israel, na Granja Florestal. Atualmente, 16 escolas da rede municipal em Teresópolis fazem parte do Programa Mais Educação, estratégia lançada em 2008 pelo Governo Federal para ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola.

Educação realiza Noite de Talentos da EJA
Realizada no dia 11 de novembro no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, a Noite de Talentos da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação reuniu estudantes dos cinco pólos da EJA, além de educadores, familiares e convidados. O objetivo foi promover a integração entre alunos, corpo docente e a comunidade, estimulando o interesse pela arte e valorizando as atividades desenvolvidas por cada polo. Os estudantes da EJA das escolas municipais Lino Oroña (Várzea), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Cerom (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Neidy Angélica (Vargem Grande) mostraram a sua capacidade artística e criatividade em apresentações de música, dança, teatro, imitações e declamação de poemas.

Saúde verifica cumprimento das exigências do Bolsa Família
As famílias inscritas no Programa Bolsa Família com crianças até 7 anos de idade, e que ainda não atualizaram os seus dados este ano, devem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas casas até o início de dezembro. Deverá ser apresentado o cartão do benefício e a caderneta de vacinação infantil.

O objetivo é confirmar se elas estão cumprindo determinadas ações na área de saúde e que são determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Quem não cumprir será advertido e poderá ter o auxílio suspenso pelo governo federal. No Centro Materno Infantil, que funciona na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira, 1130 – Várzea) e que atende em torno de 60% da clientela do programa, a verificação das ações de saúde acontece de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 12h.

Produções da Criacine 2012 apresentadas no cinema
A exibição das 19 produções da 4ª Criacine - Mostra de Curtíssimas Metragens – movimentou o Cine Show Teresópolis na última quarta-feira, 14. O evento reuniu alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos de 12 escolas municipais, da cidade e do interior, além de professores, diretores, familiares e convidados. O projeto inovador da Prefeitura de Teresópolis, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e coordenado pelo Serviço de Tecnologias Educacionais, tem como objetivo estimular o uso das tecnologias digitais como facilitadoras das práticas pedagógicas. No final das exibições, os alunos receberam medalhas de participação e as escolas, certificados.

Estudante de Teresópolis fica em 2º lugar em concurso nacional
O aluno Alex Genaro da Silva da 9ª etapa da Educação de Jovens e Adultos em Teresópolis, do Centro Educacional Beatriz Silva, na Barra do Imbuí, conquistou o 2º lugar do XII Prêmio Nacional Denatran de Educação no Trânsito - Categoria EJA, na temática “Bebida e direção: tô fora”. Alex parodiou a música ‘Faroeste Caboclo’ do grupo Legião Urbana. O Prêmio Denatran de Educação no Trânsito elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema. O concurso, promovido pelo Ministério das Cidades, através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito.

Prefeitura dá continuidade à manutenção dos bairros
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizou esta semana diversos trabalhos de manutenção na zona urbana da cidade. Entre os bairros atendidos estão Jardim Meudon, Pimenteiras, Iúcas e Alto. Os serviços executados foram reparos de galeria, capina e limpeza de vias e desobstrução de bueiros. Além disso, graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a pavimentação de mais de 10 quilômetros de ruas do município, começou a ser asfaltada a Avenida Oliveira Botelho, no Alto.

Prefeitura e repartições municipais só depois do feriadão
Devido aos feriados da Proclamação da República nesta quinta, dia 15, e da Consciência Negra nesta terça, 20 de novembro, as repartições públicas municipais terão ponto facultativo nos dias 16 e 19. Assim, o atendimento ao público na Prefeitura será retomado na quarta-feira, dia 21. Entretanto, durante este período, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai funcionar em esquema de plantão nestas sexta, 16, e segunda, 19, para dar continuidade ao recadastramento dos beneficiados com o aluguel social. Conforme divulgado, o beneficiário deverá comparecer à sede da Secretaria (Av. Alberto Torres, 1.148, Alto), das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na data estabelecida no cronograma de áreas atingidas, munido dos documentos solicitados.

Vacinação contra a febre aftosa até 30 de novembro
Este ano, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa teve uma alteração e, com isso, apenas bois e búfalos com até dois anos de idade deverão ser imunizados. A campanha acontece até o dia 30 de novembro. Em Teresópolis, a Prefeitura garante o atendimento gratuito para quem possui até 50 cabeças, basta o produtor rural agendar a imunização na Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone (21) 2644-6905. A vacinação é obrigatória por lei federal e o proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa. Além disso, pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias.

PSF da Barra do Imbuí realiza Dia da Saúde do Homem
Com o objetivo de promover a saúde masculina, acontece no dia 25 de novembro, das 9h às 15h, no PSF da Barra do Imbuí (Avenida Presidente Roosevelt, 1510), o projeto Dia da Saúde do Homem. Tendo como público alvo os homens residentes na Barra do Imbuí e nas comunidades do Espanhol e do Jardim Féo, a ação oferecerá consultas médicas, marcação de exames de eletrocardiograma, aplicação de vacinas, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar.

Orientações sobre prevenção de câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão arterial e diabetes são outros serviços que serão disponibilizados de graça. Haverá ainda palestra sobre prevenção de acidentes de trânsito.

Noite de prendas da Associação Livre da Feirinha do Alto
Acontece neste sábado, dia 17, a 1ª Noite de Prendas da Feirinha de Teresópolis, iniciativa da Alfa – Associação Livre da Feirinha do Alto. O objetivo, segundo Marlene Brum, presidente da Alfa, é arrecadar recursos para a associação investir na realização e divulgação de eventos que atraiam mais visitantes ao atrativo turístico, bem como comprar materiais de uso dos expositores.

A cartela custa R$ 5 e poderá ser adquirida no dia do evento, que será realizado na Igreja de Santo Antonio (Avenida Oliveira Botelho - Alto), às 19h30. Haverá sorteio de vários prêmios, entre eles, televisão de LCD, aparelho de DVD, bicicleta e micro-ondas.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. LOUIS: Sempre te acompanho... Além de "bem informado" vc. tem um bom gosto incrível na apresentação do seu "site"...bJS. Neli Pampillón

    ResponderExcluir