Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Reunião do Mosaico Central Fluminense em Teresópolis

sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na localidade de Santa Rita,
Projeto do Ministério do Meio Ambiente é apresentado em reunião do Mosaico Central Fluminense em Teresópolis


Teresópolis, 22 de novembro de 2012 – Marcada para a próxima terça-feira, dia 27, das 10h às 17h, a reunião do Conselho do Mosaico Central Fluminense. É o primeiro evento oficial a ser realizado na recém adquirida sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na localidade de Santa Rita, no 2º Distrito (Estrada Rio-Bahia, km 74). O Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense foi oficialmente reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2006 e é composto por 34 unidades de conservação, espalhadas por 15 municípios.

O ponto central do encontro é a apresentação do Projeto Piloto do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, no âmbito do Projeto Mata Atlântica II, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Também será apresentado o projeto “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Os Mosaicos de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas foram oficialmente instituídos no Brasil pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – Lei Federal nº 9.985/00. Abrange um conjunto de unidades de conservação e outras áreas protegidas, públicas ou privadas, localizadas próximas. Contam com gestão administrativa integrada visando a potencializar os esforços e fortalecer as ações de preservação.

A sede

Foi assinada em outubro a Escritura Pública de Desapropriação do Sítio Urso Branco, em Santa Rita, no 2º Distrito, como parte da regularização fundiária do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A propriedade possui uma área de 42 hectares de Mata Atlântica e algumas edificações, como a casa principal que, após algumas adaptações, passa a funcionar como a sede administrativa do Parque. Com isso, além do Núcleo da Pedra da Tartaruga, o PNM Montanhas de Teresópolis passa a contar com mais uma área de uso público, com instalações adequadas para receber os visitantes. Os recursos para a desapropriação, no valor de R$ 450 mil reais, foram repassados pelo do Governo do Estado e são oriundos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental.

Programação

9h, Recepção
9h30, Apresentação sobre o Parque Natural Montanhas de Teresópolis
9h50, Apresentação da UFRJ: “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana”
10h30, Encontros de Comunidade - relatório das atividades em andamento
11h Formação de GT para Plano de Ação, de acordo com o Planejamento Estratégico
11h40, Homenagem a Ninon Machado, do Instituto Ipanema
12h, Almoço
13h, Projeto Piloto do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, no âmbito do Projeto Mata Atlântica II, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente: Valoração Econômica dos Serviços Ambientais de Proteção Contra Enchentes, análise do marco legal e institucional e dos instrumentos de ordenamento territorial do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense e valorização de seus serviços ecossistêmicos na gestão de riscos ambientais em tempos de mudanças climáticas
17h Encerramento

FOTO Sede – crédito para Raimundo Lopes
Reunião do Conselho do Mosaico Central Fluminense será realizada na sede administrativa do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em Santa Rita

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário