Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Simulado sirenes em Teresópolis 29/11/12: equipamentos foram acionados e população aderiu ao teste

Simulado sirenes: equipamentos foram acionados e população aderiu ao teste

Teresópolis, 29 de novembro de 2012 – O simulado de desocupação das áreas consideradas de risco em 19 comunidades do município, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil em conjunto com o Governo do Estado, nesta quinta-feira, 29, foi um sucesso. As sirenes foram acionadas e os moradores participaram ativamente do teste, tanto na cidade quanto no interior.

Trata-se de um treinamento prático, quando os moradores que residem em locais sujeitos a deslizamentos de terra e de alagamentos são orientados sobre como proceder quando a chuva atingir níveis críticos. Durante o exercício, eles se dirigem aos pontos de apoio indicados pela Defesa Civil.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, destacou o envolvimento das comunidades. “Apesar do horário, por volta das 12h, quando muitos moradores estão trabalhando, a população respondeu positivamente, participando do teste. No interior, os moradores também aderiram ao treinamento. No Cruzeiro, cerca de 200 pessoas, entre elas 70 crianças, participaram do exercício realizado na Escola Municipal Maria Mendes”.

O Cel. Roberto Silva também ressaltou a participação dos moradores de Três Córregos e de Poço dos Peixes, localidades do 2º Distrito. “Em Três Córregos, aproximadamente 90 moradores aderiram ao simulado se dirigindo para os pontos de apoio conforme nossa orientação. Usamos apitos como avisos sonoros, pois ali ainda não há sirenes instaladas, assim como no Poço dos Peixes, com participação de praticamente 100% da população”, avaliou o Secretário.

Sistema de Alerta e Alarme

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberam aparelhos celulares por meio dos quais são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, são responsáveis por conduzir os moradores a locais seguros, chamados de ponto de apoio.

Texto: Mara Lúcia
Foto:Arquivo PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário