Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Teresópolis e as principais notícias -Resumo dos releases

Teresópolis RJ
Resumo dos releases

Últimos dias da vacinação contra febre aftosa

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária alerta os pecuaristas fluminenses que termina no próximo dia 30 o prazo para a vacinação do rebanho bovídeo contra a Febre Aftosa. De acordo com a mudança na estratégia de imunização adotada pelo Estado, nesta segunda etapa anual, que acontece em novembro, deverão ser vacinados todos os bovinos e búfalos com até 24 meses de idade.

Em Teresópolis, a Prefeitura garante o atendimento gratuito para quem possui até 50 cabeças, basta o produtor rural agendar a imunização na Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone (21) 2644-6905. A vacinação é obrigatória por lei federal e o proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa. Além disso, pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias.

Estadual de Futsal e Novos Talentos no Ginásio Pedrão

O Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, estará movimentado neste sábado, 24 de novembro. às 11h e às 13h30 será realizada a segunda partida da semifinal do Campeonato Estadual Adulto de Futsal 2012. Vão se enfrentar as equipes de Cabo Frio e Petrópolis e de Botafogo e Piraí. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os jogos desta fase da competição são realizados em Teresópolis por conta de um acordo entre a Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Também neste sábado, às 16h, acontece mais uma rodada do Campeonato Novos Talentos da Liga Rio Futsal. A equipe Sub-11 de Teresópolis vai enfrentar o Flamengo pelas quartas-de-final. A entrada é franca.

O Ginásio Pedrão fica na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea.


Prefeitura termina de montar e equipar Casa de Passagem

Encontra-se na fase final de estruturação, com montagem de mobiliário e equipamentos, a Casa de Passagem destinada às mulheres vítimas de violência doméstica. A Prefeitura de Teresópolis reformou e adaptou o imóvel, que está sendo montado e equipado com recursos do Governo Federal. Inclusive, o veículo destinado ao atendimento do público alvo foi adquirido através de processo licitatório e com recursos da União. O endereço é mantido em sigilo por questão de segurança e de conveniência operacional, já que se destina a abrigar e proteger vítimas de violência.

Resultado de um consórcio regional, que atenderá as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, o espaço deverá ser aberto para atendimento ao público dentro de, aproximadamente, 45 dias.

Recadastramento de aluguel social continua até dia 27

Desde o dia 5 de novembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está realizando o recadastramento dos beneficiados com o aluguel social. São feitos uma média de 150 atendimentos por dia. Na próxima segunda-feira, 26, serão atendidos os moradores das localidades de Cruzeiro, Imbiu e Poço dos Peixes, no interior do município. Já na terça, 27, serão recadastrados os moradores de 26 bairros na zona urbana. Os dias 28 e 29 serão reservados para solucionar pendências.

O beneficiário deve comparecer à sede da Secretaria (Avenida Alberto Torres, 1.148 - Alto), das 9h às 17h, na data estabelecida no cronograma de áreas atingidas, munido dos documentos solicitados. Quem não se recadastrar, será excluído do programa. A partir daí, município e estado vão definir as próximas medidas a serem adotadas.

Atualmente, cerca de 2.700 aluguéis sociais são pagos pelo Estado e 700 pelo município. O valor do benefício é de R$ 500 mensais.

Sine Teresópolis oferece 43 vagas de emprego

Durante esta semana, o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis ofereceu 43 vagas para diversas funções. Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, na Várzea, e apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. Os telefones para informações são (21) 2641-0159 e 2641-0357.

Projeto do Ministério do Meio Ambiente é apresentado em Teresópolis

Marcada para a próxima terça-feira, dia 27, das 10h às 17h, a reunião do Conselho do Mosaico Central Fluminense. É o primeiro evento oficial a ser realizado na recém adquirida sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na localidade de Santa Rita, no 2º Distrito. O ponto central do encontro é a apresentação do Projeto Piloto do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, no âmbito do Projeto Mata Atlântica II, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Também será apresentado o projeto “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vestibular movimenta o turismo e a economia de Teresópolis

Realizado no último sábado, 17, em pleno feriado prolongado da Proclamação da República e da Consciência Negra, o Vestibular de Verão do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) reuniu mais de dois mil candidatos, vindos de vários municípios, que prestaram prova para quatorze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia.

Acompanhados por familiares, os visitantes se hospedaram na cidade, contribuindo para uma taxa de ocupação hoteleira de 85%, na área urbana, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo. Também prestigiaram os restaurantes e o comércio, movimentando a economia do município.

Prevenção à tuberculose

A equipe da Unidade Básica de Saúde da Família de Araras realizou uma ação de conscientização e prevenção da tuberculose em três comunidades de sua área de abrangência. Entre quarta e sexta, 21 a 23, foram visitadas as comunidades de Ilha do Caxangá, Santa Cecília e Barroso. A equipe orientou a população sobre as formas de contágio e de prevenção da doença. O atendimento inclui também medição de pressão arterial.

Projeto de educação ambiental na rede municipal de ensino

Oitenta alunos de quatro escolas da rede municipal de educação participaram de um encontro no auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na última quarta-feira, 21. O objetivo foi conhecer o projeto ambiental desenvolvido pela organização não governamental Gema (Grupo de Educadores para o Meio Ambiente), que atua nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em parceria com a Cedae e as secretarias Estadual de Meio Ambiente e Municipal de Educação, o projeto “Agenda Água na Escola” visa a conscientizar e educar as crianças sobre o uso racional dos recursos hídricos. A proposta é que os alunos sejam multiplicadores de informações junto às comunidades onde residem.

Programa municipal de pavimentação asfáltica continua

A recuperação do calçamento de ruas e avenidas da cidade está acontecendo diariamente em Teresópolis através do programa de pavimentação do Governo Municipal. Durante esta semana, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizaram a operação tapa-buracos em toda extensão das avenidas Oliveira Botelho e Alberto Torres, no Alto, Feliciano Sodré e Lucio Meira, na Várzea.

Também tem continuidade o recapeamento, com asfalto quente, de um trecho da Avenida Oliveira Botelho, próximo à Igreja de Santo Antonio, no Alto. Através do programa “Asfalto na Porta”, a obra está sendo realizada por empresa contratada pelo Governo do Estado. A parceira firmada com a Prefeitura já beneficiou outras importantes vias públicas do município, como Rua Manoel Lebrão, na Ermitage, a Estrada Wenceslau José de Medeiros, na Prata, trecho da Avenida Delfim Moreira e a Rua Alexandre Fleming, no Vale do Paraíso.

Mesatenistas de Teresópolis representam Estado do Rio de Janeiro em torneio de tênis de mesa

A equipe Casa de Portugal/LTD vai representar Teresópolis e o Estado do Rio de Janeiro no torneio Desafio de Cidades de tênis de mesa, que acontece neste domingo, 25, em Ubá/MG. Com transporte garantido pela Prefeitura, o grupo viaja neste sábado, 24, acompanhado pela comissão técnica.

Composta por 18 mesatenistas, na faixa etária de 9 a 34 anos, a equipe de Teresópolis tem como treinador o ex-mesatenista Alex César Santos, o Pipoka. Destaque para Felipe Lopes, 10 anos, considerado o melhor jogador da Região Serrana e o 10º no ranking da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro, e para Jéssica Oliveira, 21 anos, apontada como a quarta melhor mesatenista do estado.

Pré-matrícula para creches e escolas municipais vai até dia 30

Os pais que desejam matricular ou transferir seus filhos para a rede municipal de Educação devem estar atentos, pois o prazo de pré-matrícula para as creches, centros de educação infantil e escolas municipais vai até o dia 30 de novembro. No mesmo período são aceitos pedidos de transferência da própria rede e da rede particular de ensino. Para as escolas da área urbana, a pré-matrícula é feita no pólo de inscrição montado no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meireles, 211 – Várzea), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para as unidades escolares da zona rural, a inscrição é realizada diretamente nas escolas. O cadastramento para o Ensino Fundamental pode ser feito também pela internet, através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br.

Mais informações são obtidas no Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone 2641-4590.

Governadora do Lions Club visita Prefeito Arlei

Na tarde desta sexta, 23, o prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, recebeu a visita da Governadora do Distrito 1 do Lions Club, Selma Aragão, acompanhada do presidente do Lions Clube Teresópolis, Dorivaldo Pinheiro Barros, e comitiva. O grupo se encontra na cidade para verificar as atividades do clube de serviço no município, bem como para participar do 2º Conselho Distrital, que acontece neste sábado, 24, no auditório do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto.

Durante o encontro, o Prefeito Arlei foi presenteado com o livro Direitos Humanos Leonísticos.

Saúde verifica cumprimento das exigências do Bolsa Família

As famílias inscritas no Programa Bolsa Família com crianças até 7 anos de idade, e que ainda não atualizaram os seus dados este ano, devem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas casas até o início de dezembro. Deverá ser apresentado o cartão do benefício e a caderneta de vacinação infantil.

O objetivo é confirmar se elas estão cumprindo determinadas ações na área de saúde e que são determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Quem não cumprir será advertido e poderá ter o auxílio suspenso pelo governo federal. No Centro Materno Infantil, que funciona na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira, 1130 – Várzea) e que atende em torno de 60% da clientela do programa, a verificação das ações de saúde acontece de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 12h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário