Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Unidades Amigas da Amamentação: postos de saúde de Teresópolis se preparam para avaliação

PMT-Teresópolis RJ Brasil
Unidades Amigas da Amamentação: postos de saúde de Teresópolis se preparam para avaliação

Teresópolis, 29 de novembro de 2012 – Os PSFs da Barra do Imbuí, na cidade, e de Vargem Grande, na zona rural, se preparam para serem avaliados para receber o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação. Trata-se de uma política pública voltada para o sucesso do aleitamento materno. A avaliação será feita por técnicos do Governo do Estado e estão previstas para acontecer nos dias 5 e 13 de dezembro.

A Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) foi lançada em 2005 no Estado do Rio de Janeiro. Tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização das unidades básicas de saúde para a adoção dos “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”. Isso inclui o treinamento da equipe de funcionários e o aconselhamento permanente de gestantes e nutrizes.

Atualmente o município possui duas unidades com o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação: o Centro Materno Infantil, na Várzea, considerado referência em intercorrências e dificuldades em amamentação na região, e a Unidade de Saúde da Família de Venda Nova, no interior do município.

Teresópolis tem tradição de mais de 20 anos nas ações de incentivo à prática do aleitamento materno. Entre as mais recentes estratégias estão o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano, entregues oficialmente à população em agosto de 2011. Funcionando no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea, o posto tem como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno na cidade, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação.

As iniciativas nesta área vêm sendo ampliadas. Tanto que na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde implantou um posto de recolhimento de leite materno na Unidade Básica de Saúde da Família de Venda Nova, no interior do município.

Toda semana, um veículo da Secretaria de Saúde recolhe os recipientes com o leite doado e encaminha para o Posto de Coleta de Leite Humano, na Várzea, de onde seguem para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Lá, o leite é processado e qualificado e, depois de pasteurizado, o produto é devolvido para o município, pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário