Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

UNIFESO CLIPPING TERESÓPOLIS-Ano IV, no 177

Unifeso Clipping Teresópolis
Teresópolis, 14 de novembro de 2012. Ano IV, no 177.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

UNIFESO abre processo seletivo para docentes da área da saúde – O UNIFESO está com inscrições abertas para o processo seletivo destinado ao provimento de vagas do Quadro Complementar da Carreira Docente (QCCD) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), para o curso de Medicina em integração com o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). As vagas são para as seguintes áreas de atuação: Hematologia, Gastroenterologia, Infectologia, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia e Bioquímica. Para concorrer às vagas é necessário ter formação na área específica ou correlata, experiência profissional, disponibilidade para carga horária prevista e titulação prevista. As inscrições devem ser realizadas no Núcleo de Enquadramento Docente do UNIFESO, no Campus Sede (Av. Alberto Torres, 111 – Alto), de 12 a 26 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Confira o edital em www.unifeso.edu.br.

UNIFESO realiza seminário e workshop de empreendedorismo – No II Workshop de Empreendedorismo do projeto “Pesquisa Ação: inovação e sustentabilidade das iniciativas discentes”, realizado no dia 10 de outubro, estudantes e professores do UNIFESO discutiram e apresentaram ideias para iniciativas empreendedoras e para a criação de uma Empresa Junior. Antes, no dia 8 de novembro, já preparando o clima para o evento, foi realizado o I Seminário de Empreendedorismo do CCT/UNIFESO. O workshop é promovido pela coordenação dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária e conta com a participação de outros cursos, com o objetivo de subsidiar o projeto “Pesquisa Ação: inovação e sustentabilidade das iniciativas discentes”, da linha de pesquisa “Empreendedorismo inovador”. A linha de pesquisa faz parte do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) e tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais voltados ao desenvolvimento de ações, atitudes e competências empreendedoras sustentáveis e gerar inovações tecnológicas articuladas às necessidades e às potencialidades locais e regionais. No encontro, foram apresentados os resultados parciais do projeto e os avanços das ideias empreendedoras apresentadas na primeira edição do evento, e realizados trabalhos em grupos e plenária, além de traçados os próximos passos para o projeto.

Estudantes lotam Simpósio de Medicina Esportiva no UNIFESO – A Liga de Ortopedia e Traumatologia de Teresópolis (LOTTE) do UNIFESO promoveu no dia 10 de novembro o Simpósio de Medicina Esportiva do Futebol. O evento contou com palestras de renomados médicos da área falando sobre a experiência e os diferentes cuidados tomados no trabalho com atletas. O número de participantes ultrapassou o esperado para o evento, registrando a presença de cerca de 200 pessoas, o que provocou mais entusiasmo e incentivo para os organizadores. A programação contou com a presença do doutor José Luiz Runco, médico da Seleção Brasileira de Futebol e do Clube de Regatas do Flamengo, especialista em Ortopedia e presidente da Comissão Nacional de Medicina de Futebol da CBF, falando sobre “Lesões do joelho do atleta de futebol profissional” e da “Experiência de ser médico da Seleção Brasileira de Futebol”; da doutora Andréia Picanço, especialista em Medicina Esportiva e coordenadora da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); e o doutor Edilson Thiele, mestre e doutor em Cirurgia Geral, especialista em Ortopedia e Medicina Esportiva e vice-presidente da CNMF da CBF.

UNIFESO participa do XX Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária – Durante os dias 8, 9 e 10 de outubro, o XX Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (SENEMEV) debateu importantes temas e foi marcado pela inovação. Pela primeira vez na história da Medicina Veterinária, coordenadores, professores e estudantes do curso estiveram reunidos para avaliar a importância das competências humanísticas para a prática profissional veterinária. O curso de Medicina Veterinária do UNIFESO foi representado por seu coordenador, o professor André Vianna Martins, que também é membro da Comissão Estadual de Ensino em Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV/RJ).

Professores atuam em curso de ativação de processos de mudança – Os professores Mariana Beatriz Arcuri – diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) –, Viviane da Costa Freitas Silva – coordenadora do curso de Enfermagem –, Ana Maria Brasílio de Araújo, Marcia Teles Salomão, Dayanne Cristina Mendes Tomaz, Carlos Luiz da Silva Pestana, José Carlos de Campos e Ana Paula Vieira dos Santos do UNIFESO foram selecionados como alunos no “Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde”, na modalidade educação à distância, com momentos presenciais. Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (EAD/Ensp/Fiocruz), instituição integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil, instituído pelo Ministério da Educação (UAB/CAPES/MEC), o curso também conta com a participação da professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais do UNIFESO, que foi selecionada para atuar como tutora.

Professores e estudantes participam do Congresso Brasileiro de Enfermagem – Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, professores e estudantes do curso de Enfermagem do UNIFESO participaram do 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem e do 3º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre, que este ano teve como tema “Empoderamento da Enfermagem na Aliança com o Usuário”. Além da apresentação de seis trabalhos científicos, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos em mesas redondas, conferências e reuniões temáticas. Os professores Viviane da Costa Freitas Silva – coordenadora do curso de Enfermagem –, Antonio Henrique Vasconcelos da Rosa, Bruna Salgueiro Bruno e Diego Ferreira de Souza apresentaram durante o congresso, na IV Mostra Nacional de Experiências de Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família, o trabalho “A atuação do enfermeiro da estratégia de saúde da família no atendimento às vítimas após megatragédia da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro no município de Teresópolis”. Premiado em primeiro lugar, o trabalho rendeu certificado de Honra ao Mérito pelo Ministério da Saúde (MS). Também participaram do evento os professores Dayanne Cristina Tomaz e José Carlos Lima de Campos, a preceptora da UBSF Laís Leal Moreira e os estudantes do oitavo período Jolber Lima da Silva, Maria Elenice Alves da Silva, Nelma de Souza Terrason Pestana, Tatiana dos Santos Ferreira e Vanessa Rocha Martins de Andrade.

Curso de Ciências Biológicas participa do Dia Nacional de Coleta de Alimentos – Cerca de trinta estudantes do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO participaram do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que em Teresópolis aconteceu no sábado, dia 10 de novembro. A coleta é um gesto de fraternidade que convida as pessoas que estão fazendo suas compras em supermercados a doarem alimentos que posteriormente serão encaminhados para pessoas carentes de entidades. Coordenadora do evento em Teresópolis, a professora de Biologia Shirley Tayt-Sohn, convidou o coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, que participou do evento ao lado dos estudantes do curso. Foram arrecadados duas toneladas de alimentos que foram distribuídos a entidades que atendem crianças e idosos da cidade. Mais informações sobre o Dia Nacional da Coleta de Alimentos em www.cdo.org.br/coletadealimentos.

XII PoÊterÊ acontece no dia 24 de novembro – No dia 24 de novembro acontece o XII PoÊterÊ – “O olhar da poesia nas artes plásticas”, promovido pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). Além do concurso de poesia, o evento traz na programação mesa-redonda com escritores, poetas e artistas plásticos convidados. São três categorias: Jovem Poeta, até 18 anos; Poeta, de 19 a 50 anos; e Poeta da Maturidade, a partir de 51 anos. Serão classificadas em cada categoria até três poesias, ordenadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. A seleção e a classificação dos poemas acontecerão entre os dias 12 e 20 de novembro, através da comissão julgadora formada por professores e poetas convidados do PoÊterÊ. O resultado será divulgado no dia do evento, quando as poesias classificadas serão interpretadas por seus autores para o público presente e os certificados entregues. Neste ano, o PoÊterÊ tem a escritora Edla Van Steen como patrona e o galerista Ralph Camargo como personalidade poética. O CCFP fica na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto. Mais informações pelos telefones (21) 2644-5770 ou 2644-5762, ou pelo e-mail proarte@unifeso.edu.br. Confira a programação completa no site www.unifeso.edu.br.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário