Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

UNIFESO Clipping Teresópolis-Ano IV, no 179

UNIFESO Clipping Teresópolis-Ano IV, no 179
Teresópolis, 30 de novembro de 2012. Ano IV, no 179.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular Agendado: inscrições abertas para treze cursos do UNIFESO – Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO para treze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. As inscrições podem ser feitas pelo www.unifeso.edu.br ou no Campus Sede. Vale lembrar que quem se inscreveu para a prova do dia 17 de novembro e por algum motivo não pôde comparecer está isento do pagamento de taxa de inscrição. O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail vestibular@unifeso.edu.br.

Conselheiros da FESO apreciam planos para 2013 – No dia 29 de novembro, os componentes do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) participaram da reunião ordinária que teve como objetivo apreciar o plano de aplicações financeiras e o plano de trabalho da Fundação referentes ao exercício de 2013 e sobre eles deliberar. Participaram do encontro novos membros do conselho, que receberam as boas-vindas do Presidente da FESO e Chanceler do UNIFESO, o Sr. Antonio Luiz Laginestra; e do Diretor Geral da FESO, o professor Luis Eduardo Possidente Tostes. “É necessário ter esta oxigenação no Conselho, substituindo pessoas importantes que passaram por aqui”, declarou o Presidente da FESO. Na reunião, o Diretor Luis Eduardo Tostes apresentou dados referentes à análise dos cenários e dos resultados do UNIFESO. “Nossa intenção é ajudar um pouco a compreensão sobre a nossa Instituição, para isso precisamos tecer algumas considerações e analisar um pouco os cenários internos e externos, além da conjuntura que nos envolve, observando como isso impacta na nossa Instituição”, justificou o Diretor Geral. A reunião foi presidida pelo Dr. Jorge de Oliveira Spinelli, vice-presidente do Conselho Diretor da FESO e membro do Conselho Deliberativo, que ressaltou a importância das informações apresentadas pelo Diretor Luis Eduardo.

UNIFESO atende mais de cem pessoas em campanha de prevenção ao câncer de pele – No dia 24 de novembro, durante a 14ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, o UNIFESO realizou mais de cem atendimentos gratuitos, que incluíram orientações quanto ao diagnóstico de câncer de pele, fatores de risco e prevenção. “No meu trabalho reformo móveis ao ar livre e fico sem camisa, exposto o tempo todo ao sol”, relatou o carpinteiro Fernando Marques Martins ao confessar que desconhecia as formas de prevenção da doença. Dos atendidos, cerca de trinta pacientes foram direcionados para a realização de exames. Cerca de quarenta acadêmicos do curso de Medicina, supervisionados por professores, participaram do evento promovido pelo UNIFESO em dois locais: no Ambulatório do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), no Bom Retiro; e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Vargem Grande, no 3º Distrito.

Revista “Sim, nós temos Cientistas!” tem professor do UNIFESO como personagem – Uma história em quadrinhos educativa e divertida sobre a vida e o trabalho de alguns cientistas brasileiros ganhou a participação de um personagem especial do UNIFESO. Professor do curso de Medicina desde 1991, Cezar Antônio Elias figura nas páginas da revista “Sim, nós temos Cientistas!”, lançada pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Retratado no capítulo “O vídeo de Lucas”, o professor Cezar Elias é procurado por um aluno que precisa de sua ajuda para um trabalho sobre o IBCCF. Na história, o professor leva Lucas até o Espaço Memorial, onde conta a história do doutor Chagas Filho e também do Instituto de Biofísica.

IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho no HCTCO – Do dia 26 a 30 de novembro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizou no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) a IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o tema “Imunização: uma questão de prevenção”, voltado para funcionários e comunidade. “A SIPAT traz muita informação e é fundamental para se conscientizar os funcionários da necessidade da segurança neste ambiente de trabalho”, alertou Ricardo Chiapetta, vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “Fizemos uma parceria entre a CIPA e o SESMT, conforme preconiza a legislação, e tentamos trazer os temas para bem próximo à realidade do hospital”, explicou o técnico em Segurança do Trabalho Rogério Lima, que participou da organização do evento.

Professora participa de Congresso Brasileiro de Homeopatia – A professora Leonora Veras de Mello representou o curso de Medicina Veterinária do UNIFESO no XXXI Congresso Brasileiro de Homeopatia, realizado em Belo Horizonte, entre os dias 13 e 17 de novembro. Durante o evento, que este ano teve como tema “Rumo a Novos e Belos Horizontes”, Leonora apresentou os trabalhos “Auxílio da Homeopatia em alterações endócrinas de animais de companhia” e “Homeopatia e Acupuntura no tratamento do hiperadrenocorticismo em cães”. Segundo a professora, ambos os trabalhos relatam a possibilidade de tratar de endocrinopatias de forma mais segura, com medicamentos que equilibram o animal como um todo e o conduzem à saúde sem os efeitos deletérios de alguns tratamentos convencionais.

Clínica-Escola de Medicina Veterinária tem novo horário de funcionamento – A Clínica-Escola de Medicina Veterinária do UNIFESO agora tem novo horário de funcionamento. Serviços como consultas para pequenos e grandes animais – inclusive silvestres – além de procedimentos como cirurgias, anestesias, vacinações, exames de laboratório, exames de raio X e ultrassonografia serão realizados de segunda a sexta, das 8h às 19h, sem pausa no horário de almoço. A Clínica-Escola funciona no Campus Quinta do Paraíso (Estrada da Prata, s/n, Prata). Maiores informações pelo telefone (21) 2743-5302 ou e-mail coordclinvet@unifeso.edu.br.

UNIFESO apoia e participa do Dia Nacional de Coleta de Alimentos – No dia 10 de novembro, cerca de 6.500 voluntários de todo país se mobilizaram para o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, cujo lema foi “Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”. Teresópolis está entre as cinco cidades do Estado do Rio de Janeiro que incorporaram o gesto de solidariedade, que neste ano contou com a participação de 36 estudantes do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO e o apoio da Instituição. Só na cidade foram arrecadados 2.133 kg de alimentos, distribuídos em sete entidades sociais locais. No país, a arrecadação das 50 cidades participantes ultrapassou o número de 105 toneladas de alimentos, para mais de 760 entidades beneficiadas. A responsável pela campanha no município e professora do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, Schirley Costa Tayt-Sohn, conta que esta é a quinta vez que o movimento acontece na cidade, no entanto, é a primeira vez, oficialmente, com a parceria do UNIFESO. Os estudantes que participaram se organizaram, devidamente uniformizados, para ficar nas portas dos cinco mercados parceiros da campanha trabalhando na coleta dos alimentos.

Professores participam de Curso de Formação de Gestores de Telessaúde – Os professores do UNIFESO Monique Sandin Bartole, coordenadora do curso de Odontologia; Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais; e Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa, do curso de Enfermagem e coordenador do projeto UNIFESO Abre Portas estão participando, a convite do Ministério da Saúde (MS), do Curso de Formação de Gestores de Telessaúde. “O propósito é, até o final deste ano, implantar um Núcleo Técnico Científico do Telessaúde em Teresópolis que atenda toda a Região Serrana. O projeto é da Secretaria de Saúde de Teresópolis e tem apoio do UNIFESO. Minha participação é na condição de coordenadora do Projeto pela Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, junto com o Subsecretário de Atenção Básica, Hamilton Alexander”, explicou a professora Edneia Tayt-Sohn. O projeto visa qualificar em tempo real, através de recursos de Telessaúde, utilizando teleconsultores e telerreguladores, os profissionais de Saúde, da ABS e do PSF dos 16 municípios da Região Serrana.

Estudantes de Medicina Veterinária apresentam trabalho em Congresso de Cirurgia e Anestesiologia – O X Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, que aconteceu de 1º a 4 de novembro, em Florianópolis, este ano contou com a participação dos estudantes Leon Simões Pinto Fontaine e Renata dos Santos Maciel Ferreira e da professora Síria da Fonseca Jorge, da disciplina Cirurgia e Anestesiologia, que representaram o curso de Medicina Veterinária do UNIFESO. No Congresso, Leon e Renata apresentaram o tema “Agenesia unilateral de corno uterino com piometra bilateral em uma cadela”. Orientado pela professora Síria, o trabalho aponta o relato de caso de uma cirurgia onde o animal apresentava uma malformação no útero. “Essa experiência foi única e serviu para adquirirmos ainda mais conhecimento para a vida acadêmica”, ressaltou Leon.

Professora é selecionada para Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente – A professora Claudia de Lima Ribeiro, co-tutora do primeiro período do curso de Medicina do UNIFESO, foi selecionada para participar do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (UAB), realizado em Resende numa parceria entre a Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz (EAD/ENSP/Fiocruz) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação (MEC). O Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde tem seu eixo na busca de mudança de atitude por parte de todos os atores envolvidos, no que diz respeito à sua prática profissional. Oferecido na modalidade a distância, tem como principais objetivos formar atores vinculados às diferentes práticas e processos de trabalho em saúde, educação e áreas afins, visando ampliar o pensamento crítico e a capacidade de desenvolver ação estratégica para contribuir na implementação de processos de Educação Permanente. O curso inclui ainda a realização de alguns encontros presenciais que permitem a integração e a troca de experiências.

UNIFESO oferece vagas para docentes da área de Ciências e Tecnologia – Estão abertas as inscrições para o Concurso Público Bienal destinado ao provimento de vagas do Quadro Principal da Carreira Docente (QPCD) no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do UNIFESO. As inscrições devem ser realizadas Protocolo da Secretaria Geral de Ensino, no Campus Sede (Av. Alberto Torres, 111 – Alto), até o dia 7 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas são para os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária nas disciplinas Cartografia, Poluição Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental e Saneamento Básico; Engenharia de Produção, nas disciplinas Projeto de Fábrica e Lay-out, Sistemas de apoio à decisão, Custos Industriais e Projeto de Produto; e Ciência da Computação na disciplina Direito de Informática. É necessário apresentar “Currículo Lattes” e os devidos comprovantes (original e cópia), além de identificar-se com carteira de identidade (original e cópia), sendo possível a inscrição por procuração em casos especiais devidamente justificados e comprovados. Confira o edital em www.unifeso.edu.br.

Nota de Falecimento – Informamos que faleceu no dia 29 de novembro o componente do Conselho Deliberativo e até então Presidente do Conselho Curador da FESO, Prof. Milton Mendes da Silva Souto. A FESO e o UNIFESO manifestam seu pesar e sua solidariedade à família.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário