Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prevenção a acidentes com moto em Teresópolis: exposição será itinerante

Equipe do Corpo de Bombeiros simula o atendimento a uma vítima de acidente com motocicleta
Exposição de fotos da campanha de prevenção a acidentes com motos será levada aos bairros e ao interior


Teresópolis, 20 de dezembro de 2012 – A inauguração da galeria de fotos de acidentes com moto, que tem como tema ‘Motociclista, a pressa é inimiga da vida’, movimentou a Calçada da Fama, na Várzea, na manhã desta quinta-feira, 20. A iniciativa faz parte da campanha educativa ‘Eu conduzo pela vida’, focada na conscientização dos condutores de motos para a direção segura.

Com realização da Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, e do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes com Moto, e com organização da Guarda Municipal, a exposição tem como parceiros o Conselho Municipal de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca.

A exposição ficará na Calçada da Fama até o fim de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Depois, será montado um calendário para que a mostra seja levada às comunidades, começando pelo bairro de São Pedro e abrangendo também o interior do município, para a conscientização do maior número possível de pessoas.
Público prestigia inauguração da exposição de fotos da campanha de prevenção a acidentes de moto Prevenção de acidentes com motos: exposição mostra fotos com cenas de impacto
O evento foi prestigiado pelos secretários municipais José Carlos Cunha (Governo) e Antonio Carlos Moura (Planejamento), e reuniu equipes de vários órgãos de segurança pública da cidade. A galeria de fotos contém imagens de impacto e verídicas, com cenas de acidentes com vítimas fatais. O objetivo é sensibilizar os motociclistas para a importância de seguir as regras de segurança no trânsito, a fim de reduzir o número de acidentes e de mortes.
Presidente do Conselho de Prevenção de Acidentes com Moto, Henrique Carregal, com o Secretário de Segurança, Marcos Antônio da Luz: campanha educativa para reduzir o número de acidentes e de mortes
“Esperamos sensibilizar os motociclistas sobre a importância de mudar o comportamento e dirigir com mais responsabilidade. Usamos fotos com imagens chocantes justamente para mostrar a realidade que enfrentamos nesta guerra diária no trânsito”, explicou o Secretário de Segurança, Marcos Antônio da Luz. “Que todos conduzam suas motos com o máximo de cautela, para que consigamos reduzir o número de acidentes”, orientou Henrique Carregal, presidente doConselho Municipal de Prevenção de Acidentes com Moto. “Que os condutores de veículos de duas rodas se conscientizem de que a pressa é inimiga da vida”, alertou Sérgio Alves, coordenador da Guarda Municipal.

No final da inauguração, equipe do 16º Grupamento de Bombeiro Militar realizou uma simulação para mostrar o protocolo de primeiro atendimento a uma vítima de acidente com moto.
 Coordenador da Guarda Municipal Sérgio Alves: “A pressa é inimiga da vida”

Acidentes diários

De acordo com Luiz Guilherme Nascimento, chefe do Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital das Clínicas de Teresópolis, o pronto-socorro da unidade, que é referência em atendimento de traumatologia e ortopedia na região, registra por dia pelo menos um acidente envolvendo motociclista, o que totaliza uma média de 30 atendimentos mensais. Esse número dobra quando somados aos registros de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo outros tipos de veículos.

“O Hospital das Clínicas considera extremamente importante esta iniciativa da Prefeitura, pois só através de campanhas educativas podemos tentar reverter esse quadro gravíssimo de acidentes de trânsito no País”, pontuou Luiz Guilherme.

A campanha tem total apoio do Conselho Municipal de Segurança Pública. “A parceria das instituições de segurança é fundamental nesta ação educativa, pois os acidentes com motocicletas na nossa cidade alcançam índices alarmantes”, salientou Nadim Kantara, presidente do Conselho.

A juíza Vânia Mara Nascimento Gonçalves, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, também enalteceu a iniciativa da Secretaria de Segurança, que está investindo em campanhas educativas e de prevenção de acidentes. “Os jovens não têm noção do perigo. Sabemos que moto é uma arma na mão de qualquer adolescente, porque eles não têm maturidade suficiente, nem experiência de direção. É preciso alertar também os pais, e não só os jovens”, ressaltou.

FOTOS – crédito Pâmela Baddini
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário