Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Teresópolis é destaque em encontro do ‘Programa Mais Educação’ em Brasília

Monitor Silvio apresenta o trabalho da oficina de hip-hop da Escola Estado de Israel em Brasília
Teresópolis é destaque em encontro do ‘Programa Mais Educação’ em Brasília


Teresópolis, 10 de dezembro de 2012 – Depois de marcar presença no Seminário Estadual de Educação Integral, organizado pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Rio de Janeiro e realizado no início de novembro, no Centro do Rio de Janeiro, a bem-sucedida experiência do Programa Mais Educação Terê volta a ser destaque, desta vez em um evento nacional.

A convite do Ministério da Educação, o trabalho realizado na oficina de hip-hop na Escola Municipal Estado de Israel, na Granja Florestal, foi apresentado no Encontro dos Coordenadores do Programa Mais Educação, que aconteceu de 4 a 6 de dezembro, em Brasília. Com o tema ‘Consolidando a Política de Educação Integral’, o evento teve por objetivo discutir a construção da política de educação integral no Brasil.

Teresópolis foi representada pela Coordenadora Municipal do Programa, Marcia Maria Tavares de Souza, e pelo monitor Silvio dos Santos. Os educadores explanaram sobre o trabalho desenvolvido na oficina de hip-hop, em que os alunos são estimulados a produzir o estilo musical em suas três vertentes: poesia (letra e música), dança e grafite.

Destacaram, ainda, a importância da participação de coordenadoras, monitores, professores do ensino regular, pessoal de apoio, gestores, pais e alunos, mobilização considerada fundamental para que o objetivo educacional do Programa Mais Educação seja alcançado com sucesso, de forma efetiva e positiva na prática das oficinas oferecidas.

Durante o encontro, em Brasília, foram apresentadas fotografias do trabalho cotidiano das oficinas do Programa Mais Educação em Teresópolis e exibido o videoclipe ‘Lugar de Criança é na Escola’, resultado das ações desenvolvidas pela equipe da Escola Municipal Estado de Israel. “Toda a produção do clipe contou com o envolvimento dos alunos, desde a composição da música, a roteirização do videoclipe e as gravações das cenas que o compõem”, frisou o monitor Silvio dos Santos, assegurando o total envolvimento dos alunos no trabalho apresentado.

Ao final da apresentação, o monitor foi aplaudido e solicitado para dar mais detalhes sobre o trabalho que desenvolve. Também recebeu convites para dar palestras em outros municípios sobre a experiência bem-sucedida de Teresópolis.

“Demonstramos que a Educação caminha no rumo certo, fazendo com que Teresópolis seja de fato referência no cenário educacional brasileiro. Com empenho e colaboração de todos os envolvidos na implantação do Programa Mais Educação Terê, temos colhido muitos frutos positivos. E vamos avançar muito mais em 2013”, finalizou a coordenadora Marcia Maria.

Atualmente, 16 escolas da rede municipal em Teresópolis fazem parte do Programa Mais Educação, estratégia lançada em 2008 pelo Governo Federal para ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola. Nas unidades que participam do Programa são oferecidas oficinas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica, dentre outras. 
Monitor Silvio dos Santos, de Teresópolis, na mesa para debate da temática “O que ganha a escola com a chegada do Programa Mais Educação?”Monitor Silvio apresenta o trabalho da oficina de hip-hop da Escola Estado de Israel em Brasília
 FOTOS – crédito Divulgação.
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário