Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Assinada desapropriação de área para instalação da sede do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil André de Mello entrega o cheque de desapropriação à dona do sítio, Angela Zurli Machado Guazzelli
Assinada desapropriação de área para instalação da sede do Parque Municipal


Teresópolis, 31 de outubro de 2012 – Foi assinada na última sexta-feira, 19, a Escritura Pública de Desapropriação do Sítio Urso Branco, em Santa Rita, no 2º Distrito, como parte da regularização fundiária do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A propriedade possui uma área de 42 hectares de Mata Atlântica e algumas edificações, como a casa principal que, após algumas adaptações, passará a funcionar como a Sede Administrativa do Parque. Com isso, além do Núcleo da Pedra da Tartaruga, o PNM Montanhas de Teresópolis, passará a contar com mais uma área de uso público, com instalações adequadas para receber os visitantes.

Os recursos para a desapropriação, no valor de R$ 450 mil reais, foram repassados pelo do Governo do Estado e são oriundos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental. Desde 2009 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil vem pondo em prática o projeto de fortalecimento do Parque Municipal junto ao Governo do Estado, iniciativa que inclui a aquisição da sede oficial da unidade de conservação, a elaboração do Plano de Manejo e também para a compra de veículos e equipamentos. O projeto aprovado e a verba, num total de R$ 1,2 milhão, são administrados pelo FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade)
 Prefeito Arlei entre o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, coronel Roberto Silva, e o funcionário do cartório do 3º Distrito: sede garantida com recursos do Governo do Estado

Criado no dia 6 de julho de 2009, com a presença do então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área com mais de quatro mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande (na cidade), Santa Rita e Ponte Nova (no interior) e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes. De acordo com levantamento ecológico recente, financiado pelo FUNBIO, a unidade de conservação possui 121 espécies de aves, 31 de mamíferos – 19 de répteis, dez de anfíbios e oito grupos de insetos, com destaque para espécies em risco de extinção, como morcego amarelo, paca, lontra e ouriço.
 Casa onde funcionará a Sede Administrativa do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Fotos: Raimundo Lopes
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

UFRJ apresenta programa de mapeamento de risco para Teresópolis no projeto Quartas Ambientais

Teresópolis RJ
UFRJ apresenta programa de mapeamento de risco no projeto Quartas Ambientais

Teresópolis, 31 de outubro de 2012 – A edição mensal do projeto Quartas Ambientais acontece na próxima quarta-feira, 7 de novembro, quando a professora Maria Naise de Oliveira Peixoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará o “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”.

Trata-se do programa de extensão desenvolvido pela UFRJ, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e do Ministério Público Estadual, e que abrange cinco projetos voltados à avaliação das áreas de risco e ao planejamento urbano da Região Serrana. A iniciativa leva em conta as conseqüências adversas de catástrofes que a região vem enfrentando a partir de eventos climáticos extremos, como o ocorrido em janeiro de 2011.

Os projetos envolvem equipes do Departamento de Geografia (IGEO), do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB-FAU) e do UFRJ Mar-Instituto Politécnico.

As ações propostas deverão oferecer subsídios para indicar e auxiliar na implementação de ferramentas, políticas públicas e capacitação de gestores, técnicos e sociedade civil, incentivando a integração entre o ensino e a pesquisa acadêmica com as demandas da sociedade, e estimulando a participação local no direcionamento das políticas voltadas ao uso adequado dos recursos e melhoria da qualidade de vida.

Marcada para 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a edição do projeto Quartas Ambientais tem entrada franca.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Estudantes do UNIFESO Teresópolis disputarão Campeonato Mundial Feminino de Hóquei

Estudantes do UNIFESO disputarão Campeonato Mundial Feminino de Hóquei
Estudantes do UNIFESO disputarão Campeonato Mundial Feminino de Hóquei


As estudantes Letícia de Souza Pestana, do curso de Medicina, e Marília de Souza Pestana, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) irão disputar o XI Campeonato Mundial Feminino de Hóquei sobre Patins. Elas foram convocadas para compor a Seleção Brasileira na competição que se realizará de 1º a 18 de novembro, em Pernambuco. O Brasil está entre os 14 países que participarão do evento. As jogadoras são irmãs e contam com o apoio do pai, o professor Carlos Luiz da Silva Pestana, docente de Medicina do UNIFESO.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Feriado de Finados: Prefeitura de Teresópolis funciona até esta quinta e depois reabre na segunda, 5

Teresópolis RJ
Feriado de Finados: Prefeitura funciona até esta quinta e depois reabre na segunda, 5

Teresópolis, 31 de outubro de 2012 – Até esta quinta-feira, 1º de novembro, a Prefeitura funciona normalmente, com atendimento ao público das 12h às 18h. Depois, devido ao feriado nacional do dia 2, Finados, as repartições municipais retomarão o expediente na segunda-feira, dia 5. Entretanto, durante o fim de semana prolongado, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito.

Por conta do Dia de Finados, os nove cemitérios municipais foram preparados para receber os visitantes. A manutenção é permanente, mas a Prefeitura intensifica o serviço neste período, quando aumenta significativamente o fluxo de pessoas. Capina, varrição, poda, limpeza de sepulturas e pintura de muretas e meios-fios foram alguns dos serviços realizados.

A expectativa é que durante esta semana, cerca de cinco mil pessoas passem pelo Cemitério Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso. Nesta sexta, Dia de Finados, haverá celebração de missa às 10h30 no local. Toda a equipe de funcionários estará de plantão, a fim de orientar os visitantes sobre a localização de sepulturas e gavetas mortuárias, entre outros serviços.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão.

UPA – Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

POSTOS DE SAÚDE – Até esta quinta, 1º, os postos de saúde e unidades básicas atendem normalmente ao público. Depois, as consultas médicas serão retomadas na segunda, 5 de novembro.

EDUCAÇÃO – Os alunos da rede municipal de ensino têm aula até esta quinta-feira. As atividades nas escolas, creches e centros de educação infantil serão retomadas na segunda, 5. 

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Os cerca de 550 estandes e a Praça de Alimentação e Eventos da Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionarão desta sexta, 2, até domingo, 4, com opções variadas de moda, artesanato e de gastronomia para os seus visitantes, das 9h às 18h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Aviso Meteorológico Especial para Teresópolis e estado do RJ

Aviso Meteorológico Especial para o RJ

Prezados,

Repassamos, para conhecimento e divulgação, Aviso Meteorológico Especial do 6° Distrito de Meteorologia do INMET com previsão de chuva e rajadas de vento com descargas elétricas até a noite desta quinta, 01/11. 


Fonte:Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 2742-8773 / 2742-3229

INEA-Boletim Hidrometeorológico Região Serrana -Teresópolis,Petrópolis e Friburgo-31.out.2012


Boletim Hidrometeorológico Região Serrana - 31.out.2012




Fonte:INEA

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Encontro Preparatório dos Museus do Rio de Janeiro, a ser realizado no dia 31 de outubro, às 14h na UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Prezados,


O Comitê Organizador da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus tem a honra de convidá-lo para o Encontro Preparatório dos Museus do Rio de Janeiro, a ser realizado no dia 31 de outubro de 2012, às 14h na UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Av. Pasteur, 296 - Auditório Vera Janacopulos.

Pauta:

  • Informar os dirigentes sobre o planejamento e a programação da Conferência;
  • Levantar indicadores e sugestões que possam qualificar os museus do Rio de Janeiro;
  • Estimular o trabalho colaborativo entre as diferentes instituições governamentais e museológicas;
  • Desenvolver planos de comunicação integrados;
  • Qualificar uma programação de excelência para o momento da Conferência;
  • Difundir e estimular a observância dos princípios que norteiam a Conferência: transparência, acessibilidade, sustentabilidade e qualidade.
Maria Ignez Mantovani Franco
Presidente do Conselho de Administração
ICOM BRASIL
Rua Professor João Brito, 124.
Vila Nova Conceição
04535-080 São Paulo, SP
tel.fax [55 11] 3044 0588
skype: mi.mantovani

Lucimara Varejano
Secretária Executiva ICOM-BR
Tel. 55 11 2273-2086 (10h às 19h) 

APOIO NA DIVULGAÇÃO:
Sistema Estadual de Museus
Superintendência de Museus 
SEC-RJ Culture Secretariat
55 21 2333-1395 2333-1354

Fonte:Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro - SIM-RJ

Recadastramento do Aluguel Social em Teresópolis começa na próxima segunda, 5

Secretária de Desenvolvimento Social
Recadastramento do Aluguel Social começa na próxima segunda, 5
Beneficiários devem estar atentos ao cronograma de atendimento

Teresópolis, 30 de outubro de 2012 – Beneficiários do Aluguel Social devem estar atentos ao cronograma de atendimento para o recadastramento que começa na próxima segunda-feira, 5 de novembro, e vai até o dia 30 de novembro. Os primeiros a atualizar os seus dados serão os moradores do Campo Grande e da Ponte do Imbuí, no dia 5. Todos devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Av. Alberto Torres, 1.148, Alto), das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na data estabelecida no cronograma de áreas atingidas, munidos dos documentos solicitados.

O Aluguel Social é concedido pelos governos municipal e estadual devido à interdição de residências na ocasião da tragédia de janeiro de 2011 e a forte chuva de abril de 2012. Quem não se recadastrar terá o auxílio cancelado.

Documentos necessários

Cópia do documento de identidade, CPF, certidão de casamento, comprovante de rendimentos ou carta de próprio punho da fonte pagadora;

Original e xerox do laudo da Defesa Civil comprovando perda das condições de habitabilidade do imóvel onde era domiciliada família afetada;

Comprovante de residência do imóvel atingido, em nome da pessoa que representará a família para fins de recebimento do Aluguel Social, bem como o comprovante de residência atual para as famílias que já desocuparam o imóvel;

Declaração de que a família não possui outra residência em condições de habitabilidade; e

Cópia do contrato de locação.

Cronograma de atendimento

ÁREA ATINGIDA

DATA
Campo Grande e Ponte do Imbuí
05/11/2012
Posse e Parque do Imbuí
06/11/2012
Granja Florestal
                     07/11/2012
Salaco e Cascata do Imbuí
08/11/2012
Caleme
09/11/2012
Barra do Imbuí, Jardim Pinheiro e Paineiras
12/11/2012
Espanhol e Jardim Féo
13/11/2012
Fonte Santa, Fischer e Prata
14/11/2012
Pessegueiros, Fazenda Texas, Granja Mafra, Bacia e Biquinha
16/11/2012
Ponte Nova, Providência, Água Quente, Três Córregos e Serra do Capim
19/11/2012
Bonsucesso, Albuquerque, Venda Nova e Santa Fé
21/11/2012
Vieira, Palmital, Santa Rosa, Mottas, Frades, Vale Feliz e Sebastiana
22/11/2012
Santa Rita, Santana, Vale Alpino, Brejal, Prates, Arrieiros, Fazenda Alpina e Holliday
23/11/2012
Cruzeiro, Imbiu e Poço dos Peixes
26/11/2012
Alto, Artistas, Fátima, Beira Linha, Centro, Corta Vento, Ermitage, Meudon, Coréia, Araras, Jardim Meudon, Jardim Serrano, Perpétuo, Quinta Lebrão, Rosário, Santa Cecília, São Pedro, Tijuca, Vale do Paraíso, Várzea, Vila Muqui, Barroso, Pimentel, Pimenteiras, Fazendinha e Vale da Revolta
27/11/2012

Texto:Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis informa que o atendimento ao público em todos os setores acontecem normalmente

Teresópolis RJ
Nota Oficial

A Prefeitura de Teresópolis informa que, após verificar todos os setores, os funcionários da Secretaria Municipal de Fazenda não deram por falta de nenhum documento após o arrombamento ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 29.

Informa ainda que aguarda o andamento das investigações realizadas pela Polícia Civil.

Desde esta terça-feira, 30, o atendimento ao público em todos os setores que funcionam no prédio da Prefeitura acontece em horário normal, das 12h às 18h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Aviso Meteorológico Especial para Teresópolis,Região Serrana e áreas do RJ

Prezados,


Repassamos, para conhecimento e divulgação, Aviso Meteorológico Especial do 6° Distrito de Meteorologia do INMET.


Fonte:Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 2742-8773 / 2742-3229

INEA-Boletim Hidrometeorológico Região Serrana-chuva que atingiu algumas áreas de Teresópolis,Petrópolis e Nova Friburgo em 30/10/12

Boletim Hidrometeorológico Região Serrana - 30.out.2012

Chuvas nas últimas 24 horas em Petrópolis,Teresópolis e Nova Friburgo.
Nota-se que a chuva que atingiu algumas áreas da região serrana do Rio cairam,com maior intensidade ,somente em alguns bairros.


Fonte:INEA

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

INEA-Boletim Hidrometeorológico Região Serrana - Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo- 29.out.2012

Boa tarde,
Segue o Boletim Hidrometeorológico Região Serrana - 29.out.2012


Visualização e download

Fonte:INEA 
Sistema de Alerta de Cheias
Instituto Estadual do Ambiente
Tel: (21) 2580-7406 / (21) 7208-2219
Facebook: Alerta INEA
Twitter: @alertadecheias

Secretarias municipais de Fazenda e de Planejamento são arrombadas no Palácio Theresa Christina,sede Prefeitura Municipal de Teresópolis

Teresópolis RJ
Nota Oficial


A Prefeitura de Teresópolis informa que a Polícia Civil está investigando o arrombamento ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 29, nas secretarias municipais de Fazenda e de Planejamento, que funcionam no primeiro e no terceiro pisos do Palácio Theresa Christina, sede do Governo Municipal, localizado na Avenida Feliciano Sodré, na Várzea.

O guarda municipal de plantão durante a madrugada acionou a polícia assim que percebeu a movimentação de pessoas estranhas no interior da Prefeitura, porém, os policiais não encontraram ninguém.

Várias salas foram reviradas, armários e gavetas arrombados e vidros de janelas quebrados, principalmente na Tesouraria. Funcionários municipais estão averiguando se falta algum documento.

O atendimento ao público na Prefeitura está normalizado e acontece das 12h às 18h, exceto na Secretaria Municipal de Fazenda. O setor se encontra interditado, aguardando a presença de um papiloscopista, que vai colher impressões digitais. Só após esse trabalho a Secretaria deverá ser liberada para o atendimento ao público.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prefeitura de Teresópolis oferece reforço de Matemática no Centro de Formação Profissional (Cefop)

Cefop oferece reforço de Matemática para alunos da Rede Municipal de Ensino
Prefeitura oferece reforço de Matemática no Centro de Formação Profissional


Teresópolis, 25 de outubro de 2012 – A Prefeitura está oferecendo um curso gratuito de reforço de Matemática no Centro de Formação Profissional (Cefop), localizado em São Pedro. A iniciativa tem o objetivo de ajudar aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental a superar dificuldades que tenham na disciplina, através do fortalecimento dos conhecimentos adquiridos nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As aulas de reforço acontecem duas vezes por semana.

Os alunos da rede municipal que apresentam dificuldades em Matemática são encaminhados para o reforço promovido no Cefop. Na segunda-feira, as aulas acontecem na parte da manhã e na quinta-feira à tarde para que os estudantes dos dois turnos possam passar pelo reforço.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Formação Profissional disponibiliza também, através do Programa de Integração e Orientação Jovem (Point Jovem), os cursos de Artesanato, Costura Artesanal, Padeiro, Informática, Raciocínio Lógico e de Agente de Informações Turísticas.

As aulas contam com a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Turismo. Os cursos, todos gratuitos, reúnem em torno de 180 alunos e têm como conteúdos básicos Inglês, Relação Interpessoal e Língua Portuguesa.

Texto: Mara Lúcia
Fotos (arquivo): Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Obra de pavimentação do Vale do Paraíso,em Teresópolis,está em estágio avançado


Obra de pavimentação do Vale do Paraíso está em estágio avançado

Trabalhos de reparos de galerias, recomposição de paralelos, asfaltamentos, capina e limpeza fazem parte das ações

Teresópolis, 25 de outubro de 2012 – As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos continuam trabalhando a todo vapor. Ações como reparos de galerias, recomposição de paralelos, asfaltamentos, capina e limpeza seguem por diversos bairros da zona urbana do município.

Nesta quinta-feira, 25, trabalhadores atuaram nos bairros da Beira Linha e no Parque do Imbuí com obras de asfaltamento. Seguindo o plano de recuperação de ruas, a pavimentação da Estrada Wenceslau José de Medeiros, na Prata, está em estágio avançado. O novo calçamento chegará até a BR 116. Outra via que também está recebendo novos 407m de massa asfáltica é a Rua Avelino Machado Bastos, na Prata.

Com o objetivo de garantir a conservação das áreas públicas, funcionários ainda trabalharam nas ruas Espírito Santo Cardoso (Bairro dos Pinheiros), Carlos Guinle (Comary) e Travessa Otávio Mangabeira (Taumaturgo) realizando reparos nas redes de galerias. Capina e varrição com recolhimento do lixo também foram efetuados no Posto de Saúde do Meudon, Cemitério Municipal Carlinda Berlim (Vale do Paraíso), casa de repouso ‘Mansão dos Velhinhos’, em Pimenteiras, Horto Municipal (Alto) e Rua 1º de Agosto, na Tijuca.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) de Teresópolis trabalha intensamente na solução de problemas antigos do município, dando sempre prioridade aos locais que apresentam as maiores demandas.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Escritora de Teresópolis,Flávia Savary,é destaque no Prêmio FNLIJ Lucia Benedetti para Melhor Livro de Teatro

Flávia Savary e Ziraldo
Gente querida,


Partilho a alegria da montagem de minha peça “A Rosa que gira a roda” que, este ano, recebeu o Prêmio FNLIJ Lucia Benedetti para Melhor Livro de Teatro.

“A Rosa que gira a roda”, livro editado pela Dimensão e ilustrado por Rosinha, também foi selecionado para o catálogo da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália.

A primeira montagem de texto infantil do grupo Caleidoscópio faz parte das comemorações dos 10 anos da sede do Teatro Caleidoscópio, em Brasília. Aqui se faz mágica, com um trabalho primoroso!

Assista o vídeo produzido pelo diretor André Amaro:
E para comemorar o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, estarei, ao vivo, no Programa Manhã Viva da TV Canção Nova, conversando sobre literatura.

O programa vai ao ar na segunda-feira, de 9h45 às 10h45. Divulguem e comentem!

Paz e Bem,
Fonte:Flávia Savary
Fotos e vídeos:divulgação

VISITE O SITE: www.flaviasavary.com

Candidatas a Miss Teresópolis visitam a Prefeitura

Candidatas a Miss Teresópolis visitam a Prefeitura

Concurso acontece neste sábado, no Ginásio Pedrão

Teresópolis, 24 de outubro de 2012 – As 18 candidatas ao título de Miss Teresópolis 2013 visitaram a Prefeitura nesta quarta, 24, onde foram recebidas pelo Secretário Municipal de Governo, José Carlos Cunha. Elas estavam acompanhadas pelo coordenador do concurso, empresário Luis Costa, do assessor Cleber Luís e das auxiliares Marcelle Ferreira, Priscila Cordeiro e Eliana Fernandes.

O objetivo da visita foi apresentar as concorrentes, que representam 18 bairros e localidades do município, na cidade e no interior. O Concurso Miss Teresópolis Oficial 2013 acontece neste sábado, 27, às 20h, no Ginásio Pedrão, na Várzea, só para convidados. Este ano, a Prefeitura apenas cede o espaço para a realização do evento, sem maiores despesas para os cofres públicos.

O Secretário de Governo, José Carlos Cunha, deu boas-vindas e desejou sucesso às candidatas, na expectativa de que, novamente, Teresópolis conquiste o título estadual. “Temos certeza que esse concurso será muito bonito. Como sempre a Prefeitura dá todo apoio, não só ao Miss Teresópolis, como a todos os eventos que acontecem na nossa cidade. Nós já tivemos representante de Teresópolis no Miss Estado do Rio. Torcemos para que uma dessas belas moças que estiveram conosco concorra ao Miss Estado do Rio e saia vitoriosa”.

O coordenador do Miss Teresópolis Oficial 2013, Luís Costa, agradeceu o apoio da Prefeitura na realização do concurso. “Só tenho a agradecer e honrar essa confiança da Prefeitura, para que a gente possa trazer muitos títulos para a cidade e mostrar uma mídia positiva. Estamos aqui para trabalhar e mostrar, junto com a Prefeitura, o que Teresópolis tem que os outros municípios não têm”.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Ex-aluna do UNIFESO Teresópolis cursa mestrado em Fisiocirurgia

Ex-aluna do UNIFESO cursa mestrado em Fisiocirurgia


A Fisiocirurgia foi a área escolhida pela estudante Carina Teixeira Ribeiro, formada em Medicina Veterinária em 2010 pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), para dar continuidade à sua formação, se aperfeiçoar como profissional e se manter atuante no mercado de trabalho. Para ingressar no mestrado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde começou em agosto, ela se preparou fazendo estágio no laboratório de pesquisa urogenital da unidade por um período de seis meses, aprendendo técnicas laboratoriais e dando início ao projeto que veio a ser o tema da sua dissertação, para depois passar pelo processo seletivo.

Ela conta que se identificou com a área de Fisiocirurgia – Fisiopatologia e Ciências – e estuda bastante Morfologia. Durante a sua graduação no UNIFESO contou com o incentivo dos professores para trilhar o caminho profissional. Ela destaca ainda a monitoria da disciplina dos Mamíferos Domésticos II, onde atuou durante três anos, a orientação do professor Marco Aurélio Pereira Sampaio na monografia na área de Anatomia e o apoio do professor Hélio José Santos Baguetti Filho e do técnico do laboratório de anatomia Marcelo Caetano como fundamentais para alcançar seu objetivo. “O estudo é fundamental e primordial. A busca pelo constante saber e aperfeiçoamento o torna um profissional cada vez mais qualificado e atualizado. Dessa forma, você se torna capacitado, inserido no mercado e atuante”, observou.

Pesquisas apresentadas em Congresso 

Carina Teixeira Ribeiro participou do XXV Congresso Brasileiro de Anatomia, realizado de 3 a 6 de outubro, na Bahia, apresentando dois trabalhos na modalidade oral. A pesquisa intitulada “Análise histomorfométrica dos tecidos eréteis do pênis de bovino (Bos indicus) submetidos à supressão hormonal por castração” foi realizada em parte no Laboratório de Anatomia do Campus Quinta do Paraíso, no UNIFESO, e no Laboratório de Biomorfologia Celular e Extracelular da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de realizar o estudo histomorfométrico dos tecidos eréteis de pênis bovinos submetidos à privação desses hormônios pela castração. O outro trabalho intitulado “Análise estrutural do túbulo seminífero de ratos submetidos a pneumoperitônio prolongado” foi desenvolvido no departamento de anatomia na Unidade de Pesquisa Urogenital da UERJ, com o objetivo de estudar os túbulos seminíferos de ratos submetidos a pneumoperitônio prolongado de 8mmHg.

“Trata-se de um grande evento nacional em que inúmeros trabalhos de grande relevância são apresentados sobre diversos temas que envolvam a parte anatômica diferentes espécies. Foi uma experiência bastante interessante, pois aprendi com vários profissionais conceituados da área e tive a enorme satisfação em apresentar dois trabalhos na forma de tema livre”, avaliou a estudante.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIFESO Teresópolis tem início na sexta

II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIFESO tem início na sexta

Nesta sexta, 26, tem início a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que tem como objetivos a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica; pelas diretorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração; e pelos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT), o evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição que participaram do PICPE em 2011 e que participam dos projetos em 2012.

Entre os objetivos da Jornada também estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo à produção acadêmica, a consolidação do nível de qualidade na elaboração de projetos de pesquisa e o aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO. No evento serão formados grupos de trabalho organizados por Linhas de Pesquisa. Os participantes dos projetos do PICPE desenvolvidos em 2011 apresentarão os resultados de suas pesquisas, e os participantes dos projetos em 2012 apresentarão o andamento das atividades previstas, assinalando dúvidas, dificuldades e soluções encontradas, bem como as responsabilidades de cada participante. 

Programação

Na sexta-feira, dia 26, o evento começa às 19h, com a Sessão Solene de Abertura no Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. Logo depois será a entrega do Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produtividade Acadêmica – 2011 e 2012. Em seguida acontecerá conferência com o tema “A pesquisa e a iniciação científica no estado do Rio de Janeiro: o papel da FAPERJ junto às Instituições de Ensino Superior”, com a participação do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Ruy Garcia Marques. Já no sábado, dia 27, a programação acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h com a apresentação e discussão das pesquisas do PICPE 2011 e 2012 pelos grupos de trabalho coordenados por consultores convidados.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Promotora de Justiça de Teresópolis ministra palestra para o curso de Direito do UNIFESO

Promotora de Justiça ministra palestra para o curso de Direito do UNIFESO
Promotora de Justiça ministra palestra para o curso de Direito do UNIFESO


“A catástrofe climática de Teresópolis – enfoque jurídico”. Este foi o tema da palestra ministrada pela Promotora de Justiça Anaíza Helena Malhardes Miranda, na noite de 23 de outubro de 2012, no Tribunal do Júri, no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Voltado aos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito, o evento faz parte da atividade interdisciplinar do núcleo, que envolve as áreas criminal, trabalhista, família e cível.

Fonte:Umifeso Clipping (Jornalismo)

INEA:Boletim Hidrometeorológico Região Serrana:Teresópolis,Petrópolis e Nova Friburgo 24.out.2012

INEA-Boletim Hidrometeorológico Região Serrana - 24.out.2012-quantidade de chuvas:


Fonte:INEA

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CRAS Fischer de Teresópolis recebe projeto de contação de histórias do SESC

Teresópolis RJ
CRAS Fischer recebe projeto de contação de histórias do SESC

Teresópolis, 23 de outubro de 2012 – Um grupo de crianças e adolescentes das famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fischer participou de uma atividade diferente na tarde desta terça-feira, 23.

De forma lúdica, eles aprenderam a importância da alimentação saudável, interagindo com a equipe do grupo de contação de histórias ‘Aumentando um Ponto – Essas histórias maravilhosas’, do SESC Teresópolis. A ação faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade, que facilita o acesso da população de baixa renda a atividades socioeducativas e culturais do Serviço Social do Comércio.

“A proposta do projeto é incentivar a leitura nas escolas públicas, através da contação de histórias. Todas as crianças interagiram com a equipe, encantadas com os objetos cênicos e os livros utilizados”, relatou a bibliotecária Ana Cristina Santos, do SESC.

Mariza Souza Ferreira, coordenadora do CRAS Fischer, aprovou a parceria. “A vinda da equipe do SESC à nossa comunidade abre um novo horizonte para essas crianças e adolescentes, possibilitando experiências divertidas de aprendizagem”, destacou.

Localizado numa das áreas afetadas pelo temporal de janeiro de 2011, o Centro de Referência de Assistência Social Fischer atende a cerca de 290 famílias dos bairros Fischer, Fonte Santa e Quinta Lebrão. Além de atendimento psicológico e de assistente social, palestras e reuniões de apoio e cadastramento no Programa Bolsa Família, entre outros serviços, os usuários contam com oficinas de artesanato em costura e de produção de trufas, visando à geração de renda.

Texto: Silvia Pimentel
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Inscrições para o Conselho Tutelar de Teresópolis terminam na próxima segunda, 29-10-12

Teresópolis RJ
Inscrições para o Conselho Tutelar terminam na próxima segunda, 29

Teresópolis, 23 de outubro de 2012 – Terminam na próxima segunda-feira, 29, as inscrições para a eleição ao cargo de conselheiro tutelar de Teresópolis. Os interessados podem se candidatar pela internet (www.eleicaoconselhotutelar.teresopolis.rj.gov.br) ou pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea), das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Os interessados devem consultar o edital sobre o processo de seleção disponível no site. Quem desejar se inscrever deve estar atento aos requisitos para a função de conselheiro tutelar, entre eles, ter mais de 21 anos, ensino médio completo e experiência comprovada de no mínimo dois anos na área de defesa dos direitos e atendimento à criança e adolescente.

A eleição acontece no dia 24 de fevereiro de 2013 e os eleitores que desejarem votar terão que se cadastrar, através do site ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os dias 1º de novembro e 14 de dezembro deste ano.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Urgente: Hemonúcleo convoca doadores de sangue para atender feridos do acidente de ônibus na Rio-Teresópolis

Urgente: Hemonúcleo convoca doadores de sangue para atender feridos do acidente de ônibus na Rio-Teresópolis

Teresópolis, 22 de outubro de 2012 – Devido ao acidente ocorrido com um ônibus da Viação 1001, na tarde desta segunda-feira, 22, na Estrada Rio-Teresópolis, altura do Km 100, em Guapimirim, o Hemonúcleo de Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos para reforçar o seu estoque, em especial os tipos negativos, para atender aos feridos.

Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Telefone: (21) 3641-5872.

O Secretário de Saúde de Teresópolis, Carlos Otávio Sant’Anna, e profissionais de sua equipe estiveram no local do acidente para ajudar a prestar socorro aos feridos, que foram encaminhados para hospitais de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Espetáculo de dança contemporânea, “Um Rio, de Janeiro a Janeiro”, será apresentado no Sesc Teresópolis, dia 27/10/12

Espetáculo de dança contemporânea, “Um Rio, de Janeiro a Janeiro”, será apresentado no Sesc Teresópolis, dia 27/10-Associados têm entrada gratuita no espetáculo, que celebra as características de quem vive no subúrbio do Rio de Janeiro

O Sesc Teresópolis, seguindo sua vocação de polo cultural da região, apresenta no próximo dia 27/10, às 20h, o espetáculo “Um Rio, de Janeiro a Janeiro” - o mais recente trabalho da companhia carioca Rubens Barbot, um expoente da dança contemporânea. Associados Sesc Rio têm entrada gratuita, e os ingressos para o público em geral são populares: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudantes, menores de 21 anos e idosos). A classificação é livre.

Com 22 anos de trabalho, a Cia. Rubens Barbot desenvolve um trabalho de análise de gestos e movimentos centrado especialmente na população afro-brasileira. Não é à toa que a companhia apresenta espetáculos com temas ligados às raízes africanas do povo brasileiro. Além disso, é a primeira de dança contemporânea a ter um elenco fixo totalmente negro, possibilitando a ampliação do espaço de atuação profissional de artistas e técnicos negros no mundo das artes cênicas.

“Um Rio, de Janeiro a Janeiro” não foge das características da companhia: é um olhar sobre gestualidade do carioca, em especial as figuras suburbanas, como o malandro. A trilha sonora de sambas, escolhida pelo diretor Gatto Larsen e o supervisor coreográfico Rubens Barbot para dar luz à malemolência carioca, é uma atração à parte. Canções como “O mundo é um moinho”, de Cartola e “Alvorada no Morro”, de Cartola, Hermínio Bello de Carvalho e Carlos Cachaça embalam as performances dos bailarinos, em um conjunto que promete emocionar o público, com alternância de sentimentos de alegria e tristeza.

SERVIÇO

“Um Rio, de Janeiro a Janeiro”-27/10, às 20h
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749, Várzea
Informações: (21) 2743-6959/ (21) 2743-6939
Ingressos: Grátis (associados Sesc Rio); R$ 2 (meia entrada); R$ 4 (inteira)
Classificação: Livre
Duração 65 minutos

Ficha técnica

Supervisão Coreográfica – Rubens Barbot
Coreógrafo – Luis Monteiro
Iluminação – César de Ramires
Figurino – Rubens Barbot
Roteiro, Coordenação de produção e direção – Gatto Larsen
Vídeos - Allan Ribeiro
Fotografias – Wilton Montenegro
Elenco – Carlos Maia, Claudia Ramalho, Eder Martins, Rubens Rocha, Ulisses Oliveira e Wilson Assis.

Fonte:Sesc Rio

Semana de festa em Teresópolis em comemoração ao dia de São Judas Tadeu e ao funcionário público

Festa de São Judas Tadeu em Teresópolis
(de 23 à 28 de outubro de 2012) na Paróquia de Agriões
fonte:Igreja de São Judas Tadeu

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aviso Meteorológico Especial INMET para Teresópolis e estado do RJ

Aviso Meteorológico Especial INMET para Teresópolis e estado do RJ
Prezados,

Repassamos, para conhecimento e divulgação, Aviso Meteorológico Especial do 6° Distrito de Meteorologia do INMET, com previsão de ocorrência de chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento até a noite desta terça, 23/10.

Visualização e download


Fonte:Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Teresópolis
(21) 2742-8773 / 2742-3229

Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO Teresópolis é bem avaliado pelo MEC

Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO é bem avaliado pelo MEC
Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO é bem avaliado pelo MEC


Entre os dias 3 e 6 de outubro de 2012, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC) Carlos Eduardo Ramos Sant`Ana e Flávia Karina Delella, que avaliaram o curso de Ciências Biológicas, modalidade Bacharelado, nos seguintes quesitos: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Após análise de documentos e reuniões com os professores, estudantes, coordenação e dirigentes da Instituição, os avaliadores pontuaram o curso com o conceito 4,0 (em uma escala de 1 a 5). O curso já havia sido avaliado em 2010 na modalidade Licenciatura, obtendo também conceito 4,0.

Para o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, “obter um conceito alto em momentos distintos de avaliação mostra mais uma vez a competência e o comprometimento do UNIFESO na formação dos futuros profissionais”.
Professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Feso Pro Arte Teresópolis convida para a Exposição Poeira Invertida II do Ateliê MP2

Unifeso Teresópolis convida através do Centro Cultural Feso Pro Arte para a exposição Poeira Invertida II do Ateliê MP2:

Artistas participantes:
  • Dirce Montechiari
  • Luzia de Lima
  • Magda Sheeny
  • Marilu Andrasan
  • Patrícia Machado
  • Rose Aguiar
De 26/10 à 26/11/12
Endereço: Rua Gonçalo de Castro,85-Alto Teresópolis RJ


Oi, Pessoal,
Convido a todos, amigos e conhecidos, para a exposição do Ateliê MP2, do qual faço parte, Poeira Invertida II.
A exposição será na Pro Arte, de Teresópolis, e endereço está no convite.
A vernissagem vai acontecer no dia 26 de outubro as 19 horas, estaremos todas por lá para recebê-los.
Beijos, e até lá.

Fonte:Marilu Andrasan / Feso Pro Arte

sábado, 20 de outubro de 2012

Principais Notícias de Teresópolis RJ-resumo semanal da Serra

Teresópolis RJ
RESUMO DOS PRINCIPAIS RELEASES DA SEMANA

 Inscrições para o Conselho Tutelar
Estão abertas, as inscrições para a eleição ao cargo de conselheiro tutelar de Teresópolis. Os interessados têm até o próximo dia 29 para se candidatar pela internet (www.eleicaoconselhotutelar.teresopolis.rj.gov.br) ou pessoalmente, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, 2º andar, Sala 4, Várzea). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. A eleição será realizada no dia 24 de fevereiro de 2013 e os eleitores que desejarem votar terão que se cadastrar, através do site ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os dias 1º de novembro e 14 de dezembro deste ano.

Festa Alemã neste final de semana
O Hotel Rosa dos Ventos, localizado na Estrada Teresópolis-Friburgo, promove neste sábado e domingo a primeira edição de sua Festa Alemã. O evento, realizado em parceria com o Grupo Hotéis Eventos e Lazer, conta com apresentações típicas, gastronomia germânica e atividades para que os hóspedes conheçam e participem de cerimônias características do país europeu.

Feriadão movimentado em Teresópolis
Marcado por dois feriados, o fim de semana passado em Teresópolis foi bastante movimentado. A taxa de ocupação dos hotéis foi de 80%. A 12ª Feira da Promoção, na Várzea, registrou um público aproximado de 42 mil visitantes. Segundo os organizadores, durante cinco dias o evento movimentou em torno de R$ 3,5 milhões. Já pela Feirinha, de acordo com cálculo da secretaria municipal de Turismo, passaram de 13 a 15 mil visitantes, número maior do que nos fins de semana normais.

Recadastramento de aposentados e pensionistas
Em novembro será realizado o recadastramento dos funcionários aposentados e pensionistas da Prefeitura de Teresópolis e da Câmara Municipal. Eles devem atualizar seus dados e os de seus dependentes junto ao Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis). Basta apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atual. O atendimento acontecerá de segunda a sexta, das 9h às 18h, na sede do Tereprev, situado na Rua Emille Ducumunn, 77, na Várzea. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2643-2246 e 2742-8368.

Pré-matrícula para creches e escolas municipais já começou
Teve início no dia 16 de outubro a pré-matrícula para as creches e escolas municipais, e também para os centros de educação infantil da zona urbana. A inscrição prossegue até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Ginásio Pedrão, na Várzea. Para creche e turmas de Educação Infantil, a pré-matrícula só pode ser feita no Pedrão. Já para o Ensino Fundamental, o cadastramento é realizado também pela internet, através do site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Estatística e Matrícula da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Feliciano Sodré, 1083/2º andar, na Várzea, ou pelo telefone (21) 2641-4590.


Recuperação do entorno da Escola Sakurá
Todo o entorno da Escola Municipal Sakurá, na Ermitage, está sendo restaurado pela Prefeitura. Entre as ações estão pintura de muro, alargamento de calçada e construção de passarela com piso intertravado, seguindo o mesmo modelo da Praça José Augusto Vieira, reformada recentemente.

Manutenção dos bairros
Durante a semana, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuaram em diversos bairros do município, com serviços de asfaltamento, reparos de galerias, capina e limpeza e recomposição de paralelos. Na Rua Armando Fajardo, na Cascata Guarani, a Prefeitura fará o asfaltamento de aproximadamente 300 metros da via, espaço que corresponde ao trecho ainda com paralelepípedos.A fase de compactação do solo de parte da Estrada Wenceslau José de Medeiros, na Prata, segue em ritmo acelerado para posterior colocação da nova pavimentação. Ao todo, serão 1.688 metros de extensão da via asfaltados, desde o Mirante do Vale do Paraíso até a rodovia Rio-Bahia.

Combate e prevenção à hanseníase
Na segunda e terça, dias 22 e 23, acontecerá o atendimento ao público na Carretinha da Saúde, unidade móvel construída para realizar o diagnóstico da hanseníase, além de oferecer informações sobre prevenção e tratamento da doença. Com consultórios, palco para atividades de educação em saúde, sala de espera e recursos multimídia, a unidade ficará estacionada na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, em frente à Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje, com atendimento gratuito das 9h às 16h.A iniciativa é um projeto do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, com patrocínio do Instituto EBX e apoio da Secretaria de Estado de Saúde, das Secretarias Municipais de Saúde e do Rio Solidário – Obra Social do Rio de Janeiro.

Posto do Consulado de Portugal em Teresópolis
Para facilitar o atendimento de portugueses e descendentes que vivem no município e cidades vizinhas, no dia 26 de outubro a Casa de Portugal de Teresópolis vai sediar um Posto de Permanência do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. Das 10h às 16h, o consulado móvel oferecerá vários serviços, como solicitação e entrega do Cartão do Cidadão, passaporte e recenseamento eleitoral, entre outros. Caso a demanda seja muito grande, outras datas de atendimento serão disponibilizadas. A Casa de Portugal de Teresópolis fica localizada na Avenida Lúcio Meira, 850, na Várzea, e o telefone de contato é (21) 2742-1505.

Programação da Semana de Ciência e Tecnologia até domingo
As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia prosseguem até este domingo. Com o tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, o evento e traz para Teresópolis uma extensa programação, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda. As atividades acontecem na Praça Olímpica e no Ginásio Pedrão – localizados na Várzea, e no Centro Universitário Serra dos Órgãos, no Alto, entre outros locais,

Terepópolis divulgada nos Estados Unidos
O destino turístico Teresópolis foi apresentado ao mercado norte-americano em evento turístico realizado de 8 a 12 de outubro em Miami, Dallas, no Texas, e Nova York. Com a parceria da Embratur, as Secretarias de Turismo da Bahia, Rio de Janeiro e do Amazonas promoveram um roteiro integrado com destinos dos três estados. O roteiro visa à atração de turistas antes, durante e depois das copas das Confederações e do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016. Teresópolis foi inserida no contexto de turismo de aventura, ecológico, educacional, de observação e de lazer, através do projeto Embaixadores do Parque, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis