Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2013

2 anos da tragédia em Teresópolis

Mobilização na Praça de Santa Teresa lembra os 2 anos da tragédia

Teresópolis,12 de janeiro de 2013. No sábado(12/01) a partir das 16h,centenas de pessoas,sobreviventes,amigos,população de Teresópolis e região,se mobilizaram para lembrar as vítimas da pior catástrofe natural ocorrida na região serrana em 12/01/2011. Difícil quem sobreviveu as terríveis chuvas lembrar do fato sem lembrar de um amigo ou familiar.

Além da sociedade civil,estiveram presente diversas associações como AVIT( Associação das Vítimas de Teresópolis), a ATMAV-Grupo de Resgate Leões da Serra, se fez presente voluntariando no evento,representantes da Câmara Municipal de Teresópolis dentre outros.Segundo Joel Caldeiras,presidente da AVIT,o objetivo do encontro é dar voz a quem não possui,chamando a atenção das autoridades para a necessidade da construção das casas,conclusão das vistorias e indenizações,recuperação de estradas,acessos e pontes destruidas, atenção as famílias dos desaparecidos e apoio emocional aos sobreviventes.


Esse fenômeno destruitivo que atingiu a região serrana deixou um saldo de mais de 900 pessoas mortas e deixando 7 mil desabrigados e desalojados, 165 pessoas ainda continuam desaparecidas, segundo o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), responsável pela localização de pessoas desaparecidas em todo o estado.

A população precisa se unir e fazer sua parte,principalmente não usando o rio como lixeira. As bandeiras brancas e fitas simbolizavam a paz mais ao mesmo tempo; não deixar que o ocorrido caia no esquecimento.A fúria da natureza naquele dia fatídico foi terrível e assustador. Precisamos agir logo,não esperar  que novas tragédias venham por aí.

 Foi realizado por volta das 19h um abraço a praça de Santa Teresa,centro do município e a população fez uma oração aos mortos.Vamos reconstrir a auto-estima!
Fotos e vídeos:Louis Capelle

Um comentário: