Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

2º dia da Jornada Pedagógica em Teresópolis: um novo olhar para a escola

A Diretora do Departamento de Educação, Carla Rabello, dá as boas-vindas no segundo dia do encontro
Jornada Pedagógica: um novo olhar para a escola

Teresópolis, 30 de janeiro de 2013 - Em seu segundo dia, a Jornada Pedagógica 2013 ofereceu uma dinâmica diferente do dia anterior, com palestras e apresentações de educadoras locais com o objetivo proporcionar um novo olhar para a escola. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) desde segunda, 28, na Escola Municipal Neidy Angélica, em Vargem Grande, o evento faz um balanço do ano de 2012 e apresenta as diretrizes para 2013, assim como oferece formação continuada aos membros das equipes gestoras municipais.

“Em alguns sentidos nossa escola ainda tem uma visão ultrapassada em relação à Educação. Com esse encontro, queremos mudar o olhar da escola. Que ela passe a focar o aluno de forma mais atual, para que este se torne um sujeito ativo no processo de transmissão de conhecimento e não apenas um receptor passivo de um saber algumas vezes ultrapassado”, pontuou Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da SME. 

Com esta visão, as professoras Carla de Cunto Carvalho e Daniele Portela Antunes apresentaram a palestra “Metodologia de Projetos e Trabalhos”, mostrando como é possível articular toda a proposta a partir de um projeto pedagógico, atendendo o aluno como protagonista na transmissão do conhecimento. Já a professora Erika Neves apresentou a palestra “Adolescer... Processo Natural de Desenvolvimento Humano – Conflitos e Soluções”, abordando o tema da escola para o aluno na adolescência, período em que geralmente apontam demandas disciplinares. 
 As professoras Carla de Cunto Carvalho e Daniele Portela Antunes falam sobre Metodologia de Projetos e Trabalhos
Outra novidade apresentada na Jornada Pedagógica pelas educadoras Maria Cristina Esteves, Edma Correa Fernandes, Adriana Vital Santana e Gisela Guedes Duarte foi a atualização da Matriz de Referência Curricular. O trabalho permitirá às equipes gestoras construírem, junto com seus professores, suas propostas pedagógicas levando em conta os parâmetros descritores da Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), assim como as concepções de ensino e aprendizagem, objetivos, conteúdos, metodologias e processos de avaliação já referenciados pelos educadores do município. 

“As novidades que trazemos durante esta Jornada Pedagógica seguem as orientações do Prefeito Arlei para termos a melhor Educação do Estado. Para isso, precisamos nos comprometer cada vez mais com nossos alunos, fazendo com que a escola se molde à sociedade e não que a sociedade se molde à escola”, esclareceu o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos. 
A professora Erika Neves fala sobre a adolescência

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira 
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário