Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Encontro de Prefeitos: palestra sobre prevenção de desastres naturais

Último dia do Encontro com Novos Prefeitos é marcado por palestras sobre aquicultura e prevenção a desastres naturais
Encontro de Prefeitos: palestra sobre prevenção de desastres naturais

Na pauta, projetos para amenizar riscos de acidentes com o uso da tecnologia

Teresópolis, 31 de janeiro de 2013 - Encerrou-se na tarde desta quarta-feira, 30, o Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília. O prefeito Arlei, acompanhado de secretários municipais, participou de diversas palestras e reuniões. Além disso, foram realizadas visitas a ministérios e também à Carreta da Mulher, projeto de saúde que a Prefeitura de Teresópolis articula para trazer para nossa cidade.

Duas palestras chamaram a atenção neste último dia, com a presença da comitiva de Teresópolis. A primeira, do Ministro Marcelo Crivella, falando sobre o crescimento da aquicultura no país, mostrando ser um ótimo caminho para a diminuição da fome e da pobreza, que foi muito elogiada por todos os presentes. Na parte da tarde, o prefeito Arlei e os secretários Tucunduva (Administração) e Luiz Ribeiro (Ciência e Tecnologia) assistiram à palestra sobre prevenção de desastres naturais, na qual foram mostrados vários mecanismos, inclusive na área de Ciência e Tecnologia, que podem ajudar a evitar tragédias naturais, como as causadas pelas chuvas.

Durante a palestra foram apresentadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais várias propostas que visam conter as chuvas, tais como, o incremento de rede de monitoramento com a instalação de pluviômetros automáticos em áreas de risco para o alerta e prevenção de desastres naturais associados a deslizamentos, enxurradas e indenizações abruptas; instalação de rede de monitoramento geotécnico e, áreas de risco de deslizamentos; montagem de rede de monitoramento hidrológico em áreas de risco de enchentes e inundações abruptas; e caracterização e hierarquização de cenários de risco de desastres naturais associados a deslizamentos, enxurradas e inundações bruscas nos municípios.
Último dia do Encontro com Novos Prefeitos é marcado por palestras sobre aquicultura e prevenção a desastres naturais
Na ocasião foi apresentado o projeto ‘Pluviômetros nas Comunidades’ que prevê a distribuição de mil pluviômetros para serem instalados em áreas de risco e operados pela comunidade local, promovendo o engajamento dos moradores e aumentando a sua percepção de risco e preparação para possibilidade de ocorrência de desastres naturais.

A palestra foi uma das últimas atividades do encontro antes do encerramento e foi considerada por todos os presentes como de grande importância, principalmente para os municípios da Região Serrana.
 Secretários Luiz Ribeiro (Ciência e Tecnologia) e Tucunduva (Administração) conhecem projeto de saúde Carreta da Mulher

Fotos: Assessoria de Comunicação PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário