Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Acervo de Mario Baldi da Casa de Memória de Teresópolis provoca interesse de pesquisadores

O fotógrafo Leonardo Wen e o historiador Marcos Lopes em meio ao acervo do austríaco Mario Baldi
Mario Baldi provoca interesse de pesquisadores-Acervo da Casa da Memória vai integrar pesquisa de vencedor do Prêmio Funarte de Fotografia


Teresópolis, 18 e fevereiro de 2013 - Na última semana, o Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura de Teresópolis recebeu a visita do fotógrafo profissional Leonardo Wen para estudar o acervo do fotógrafo austríaco Mario Baldi, que viveu em Teresópolis e tem parte de seu trabalho conservado pela municipalidade. Wen acaba de ser vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte, e vai utilizar o acervo de Baldi em sua pesquisa.

Natural de Brasília, Leonardo Wen é graduado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac de São Paulo e tem pós-graduação feita em Londres, na Inglaterra, sobre fotografia documental. No final de 2012, o jovem fotógrafo foi vencedor do prêmio da Funarte para desenvolver uma iconografia fotográfica dos povos indígenas do Brasil. “A ideia é mapear fotógrafos que já realizaram trabalhos com índios no Brasil e, a partir daí, ver como se constrói a imagem do índio na história da fotografia brasileira”, explica Wen.

A partir do prêmio, Leonardo Wen deu início à sua pesquisa e, através da indicação de um dos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), chegou ao historiador Marcos Lopes, que fez parte da equipe do Patrimônio Histórico de Teresópolis entre 2009 e 2011 e desenvolveu um profundo estudo a respeito do fotógrafo austríaco, que tem parte de seu acervo guardado em Teresópolis e a outra parte em Viena, na Áustria. Para se ter uma ideia, Lopes desenvolveu sua tese de mestrado baseada em Mario Baldi e, a partir de sua pesquisa, parcerias foram firmadas entre a Secretaria de Cultura de Teresópolis e o Museu de Viena, na Áustria, reunindo em exposição no Rio de Janeiro e em Teresópolis, as duas partes do acervo.

Atualmente como historiador do Museu Casa de Benjamin Constant (Ibram-MinC), no Rio de Janeiro, Marcos Lopes trouxe Leonardo Wen a Teresópolis e mostrou ao pesquisador o acervo de Baldi pertencente ao Patrimônio Histórico do município. Leonardo Wen ficou entusiasmado com a coleção da Secretaria de Cultura. “Este acervo é um trabalho fantástico do Patrimônio Histórico de Teresópolis. Certamente, as fotos de Mario Baldi entrarão no site, ainda mais tendo como facilitador o Marcos Lopes, um profundo estudioso sobre o tema”, comentou.

O projeto final do trabalho de Leonardo Wen será um site reunindo as biografias de todos os fotógrafos que atuaram com índios no Brasil e ainda uma galeria com as fotos de cada um. A convite do fotógrafo pesquisador, o historiador Marcos Lopes será o responsável pelo texto biográfico referente a Mario Baldi.

“Além de dar visibilidade ao Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Teresópolis, o projeto nos enche de satisfação e deixa claro o quanto é fundamental a preservação da história, trabalho que vem sendo desempenhado com muita seriedade no município”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Legenda (crédito para Geórgia Jahara)
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário