Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Arlei recebe Secretário Estadual José Mariano Beltrame e alto comando da Segurança Pública

 Prefeito Arlei entre o Secretário Estadual José Mariano Beltrame, o presidente do Conselho de Segurança, Nadim Kantara, e a Chefe da Polícia Civil, Martha Rocha: cúpula da segurança reunida em Teresópolis
Arlei recebe Secretário Estadual José Mariano Beltrame e alto comando da Segurança Pública-Perguntas da população são respondidas em reunião do Conselho Comunitário de Segurança


Teresópolis, 18 de fevereiro de 2013 – Confirmação da construção e de inauguração da 110ª Delegacia Legal de Teresópolis, andamento da negociação para implantação da sede da 7ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) no município, aumento do efetivo da PM e do policiamento ostensivo, reforço da frota de veículos da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Esses foram alguns assuntos abordados nesta segunda-feira, 18, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança, no Teatro Municipal, e que trouxe a Teresópolis o Secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e o alto comando da segurança pública estadual. Entre as autoridades, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, a Chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, e o Presidente do ISP (Instituto de Segurança Pública), Coronel Paulo Augusto Souza Teixeira.

A comitiva foi recebida pelo Prefeito Arlei, acompanhado dos secretários de sua equipe de Governo, pelo Presidente do Conselho de Segurança, Nadim Kantara, e pelos vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Serginho Pimentel, Dr. Carlão, Dr. Habib, Dr. Antonio Francisco, Da Ponte, Dedê da Barra, Luciano de Vargem Grande, Fabinho Filé, Cláudio Mello e José Carlos Fita.

O Prefeito Arlei agradeceu a visita do alto comando da Segurança Estadual a Teresópolis, a oficialização da construção da 110ª Delegacia Legal e garantiu que o município continua buscando área para a instalação da sede da 7ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública. “Oferecemos um terreno que infelizmente não tem o tamanho solicitado. Existem outros municípios tentando, mas todos sabem a dificuldade que temos para conseguir uma área. Porém, vamos tentar outros terrenos para trazer a RISP a Teresópolis”, garantiu o Prefeito.
Prefeito Arlei recebe o alto comando da Segurança Estadual em seu gabineteAutoridades municipais e estaduais debatem questões de segurança pública em Teresópolis
O Secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, destacou a importância da vinda da comitiva a Teresópolis. “Viemos primeiramente nos apresentar à população e dizer, através do Poder Executivo, que o interior é realidade e sempre lembrado pela Capital. Embora os indicadores sejam mais expressivos na Capital, Teresópolis também merece nossa atenção”.

Para o Secretário de Segurança de Teresópolis, Marcos Antonio da Luz, ao sediar um encontro de tal porte, o município volta a ser destaque no cenário estadual. “Semana passada tivemos uma reunião da cúpula dos delegados de polícia em Teresópolis, e também do comando da PM de toda a Região Serrana. Hoje trouxemos o secretário estadual, a chefe da Polícia Civil, o comandante geral da Polícia Militar. Isso é bom para Teresópolis a nível de segurança e de melhorias para a população”.

Na opinião de Nadim Kantara, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, o município foi sede de um encontro histórico. “Concretizou o bom relacionamento que Teresópolis tem com a alta cúpula da Segurança, abrindo uma nova era de comunicação que vai trazer muitos benefícios para a cidade. São canais difíceis de alcançar sem a conquista de confiabilidade mútua”.

Articulada pela Prefeitura, o Conselho Municipal de Segurança Pública, o Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis e a 110ª Delegacia Policial, a reunião teve como pauta o fortalecimento dos conselhos comunitários de segurança do interior do Estado e o contato com a comunidade, para responder suas principais demandas. No público, representantes de entidades empresariais, sociais e de clubes de serviço, líderes comunitários e interessados no tema. 

Aumento de efetivo e integração comunitária

Durante a reunião, a Chefe da Polícia Civil no Estado, Martha Rocha, pontuou alguns indicadores de Teresópolis mapeados pelo Instituto de Segurança Pública, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança. “Houve um aumento do número de prisões e de cumprimento de mandados de prisão de 12% a 15% no ano de 2012, em relação a 2011. Registramos ainda a presença do policiamento ostensivo e a qualidade do trabalho de investigação”, enalteceu. Sobre a Delegacia Legal, Martha Rocha informou que “a perspectiva de conclusão das obras é para o terceiro trimestre, entre os meses de agosto e outubro de 2013”.

Já o Comandante Geral da PM, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, anunciou o aumento do efetivo da Polícia Militar em Teresópolis e região. “Através do Regime Adicional de Serviço serão colocados 22 policiais por dia para trabalhar nesta área, e esse ano vamos aumentar o efetivo do 30º Batalhão da Polícia Militar, através de concurso público”, adiantou.

Prefeito Arlei presenteia o Secretário Estadual José Mariano Beltrame com uma placa de agradecimento
O presidente do ISP (Instituto de Segurança Pública), Coronel Paulo Augusto Souza Teixeira, valorizou o entrosamento entre a sociedade civil e as instituições de segurança pública, e afirmou que as demandas apresentadas nesse tipo de reunião têm o devido encaminhamento. “O ISP desenvolveu um programa que permite que, após as reuniões dos conselhos de segurança, o sistema capture os assuntos tratados para serem encaminhados aos setores pertinentes, transformando esses encontros em verdadeiras reuniões de trabalho”.

O encontro do comando da Segurança Estadual em Teresópolis ainda reuniu o coordenador Regional de Polícia do Interior, Celso Couto; o comandante do Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar, Coronel Barros; o diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior, Renato Chernicharo, além do delegado titular da 110ª Delegacia de Teresópolis, Walter Barros, o comandante do 30º Batalhão da PM, Tenente-coronel Mário Fernandes, e o comandante do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, Coronel Flavio Castro. Também prestigiaram a reunião delegados de Itaipava, Três Rios, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Paraíba do Sul, bem como o presidente do Conselho de Segurança de São José do Vale do Rio Preto, Lélio Martins, o deputado Estadual Nilton Salomão e o ex-prefeito Roberto Petto.
Público acompanha reunião do Conselho Comunitário de Segurança com o alto comando estadual de Segurança


Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário