Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Exposição Memórias do Carnaval faz sucesso na Casa da Memória Arthur Dalmasso em Teresópolis

Exposição Memórias do Carnaval
Exposição Memórias do Carnaval faz sucesso na Casa da Memória Arthur Dalmasso-Máscaras originais de Veneza integram a mostra


Teresópolis, 14 de fevereiro de 2013 - Foi aberta esta semana, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro), a Exposição Memórias do Carnaval. A mostra, organizada pela Prefeitura, através da equipe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, pode ser visitada até o fim do mês de fevereiro e conta com variadas nuances a respeito do tema.

Com design gráfico e programação visual do coordenador de exposições da Cultura, Ricardo Guarilha, a exposição é composta por paineis explicativos, com textos e imagens que contam a história do carnaval de modo geral e, em especial, a trajetória do carnaval teresopolitano, incluindo uma linha do tempo com imagens de cada época. A mostra reúne ainda um acervo de fotos de antigos desfiles, blocos, dos primeiros bailes carnavalescos e dos famosos concursos de fantasias realizados em Teresópolis. Cartazes de antigos carnavais, leques e matérias jornalísticas de jornais e revistas abordando o tema também podem ser vistos.

Um dos maiores diferenciais da exposição é a coleção de máscaras de carnaval, vindas diretamente de Veneza, na Itália. Cidade berço da festa, Veneza tem nas máscaras de bailes de carnaval uma de suas maiores marcas. Cerca de 20 destas máscaras, originais daquele país, podem ser vistas na Casa da Memória. Cedidos pelo Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, os objetos despertam a atenção, expostos em diferentes tamanhos, cores e formatos. Reprodução de marchinhas e exibição de filmes de época completam a exposição, que pode ser vista até 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 13h às 17h.

“A mostra recebeu atualização e apresenta objetos e dados inéditos. Isto sem falar nas máscaras em particular, que atraem as pessoas e despertam a atenção pela perfeição. Vale a pena conferir essa mostra tematizada no carnaval, com foco nesta grande manifestação cultural”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
A exposição Memórias do Carnaval pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso
Legenda (crédito para Rafael Corrêa)

A exposição Memórias do Carnaval pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso-Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário