Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Inauguração da Escola Francisco Maria Dállia em Teresópolis

Prefeito Arlei, Vice-prefeito Márcio Catão e Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos descerram a placa de inauguração das novas instalações da Escola Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso
Prefeito Arlei inaugura novo prédio da Escola Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso-Escola começa a funcionar no dia 18


Teresópolis, 2 de fevereiro de 2013 – A comunidade de Bonsucesso, no interior do município, fez festa na manhã deste sábado, 2, quando o Prefeito Arlei entregou as obras de construção das novas instalações da Escola Municipal Francisco Maria Dállia. Com moderna e ampla estrutura, a unidade escolar tem capacidade para atender até 700 alunos, do Pré 1 ao 6º ano do Ensino Fundamental. A escola começa a funcionar no dia 18 de fevereiro, na semana seguinte ao recesso de Carnaval.

Acompanhado pela Primeira-dama, Alessandra Rosa, do Vice-prefeito Márcio Catão e equipe de secretários e subsecretários, Arlei inaugurou o novo prédio escolar em solenidade prestigiada pelos vereadores Angelo Gallo, Fabinho Filé, Luciano Ferreira, José Carlos Fita e Serginho Pimentel.

Para o Prefeito Arlei, a entrega de tão importante obra oficializou o cumprimento do compromisso assumido com a população. “Eu me sinto realizado, com o sentimento do dever cumprido. Prometi no ano passado que ia fazer um colégio novo e uma praça em Bonsucesso. A praça vamos entregar até abril e o colégio entregamos hoje. É uma escola de qualidade, acredito que a melhor hoje do município”, comemorou Arlei, acrescentando que conquistou recursos federais para a construção de seis creches municipais, sendo três na zona urbana e outras três nas localidades de Bonsucesso, Vargem Grande e Vieira, no interior do município.

O Vice-prefeito, Márcio Catão, destacou a importância do investimento feito pelo Governo Municipal na Educação. “É uma vitória para o interior, e para o Prefeito Arlei poder demonstrar que o homem público é capaz de solucionar os problemas da comunidade”.
 Primeira-dama Alessandra Rosa com a equipe de funcionários da Escola Municipal Francisco Maria Dállia
O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, enumerou importantes ações executadas em 2012 pelo Governo do Prefeito Arlei. “Em 2012 recuperamos 24 escolas. Construímos essa unidade com recursos do ano passado, o que demonstra a boa aplicação do dinheiro público. Contratamos mais de 120 professores por concurso público, entregamos uniformes escolares e material escolar. 2012 foi um ano de grandes investimentos na Educação, que culminamos hoje com a inauguração dessa escola”, resumiu.

Mais espaço

As novas instalações da Escola Municipal Francisco Maria Dállia contam com onze salas de aula, auditório, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática, escovódromo, amplo refeitório e pátio interno. Possui ainda uma Sala de Recursos, para atender alunos com necessidades educacionais do 3º Distrito, e rampas para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. Também funciona com o Programa Mais Educação, lançado pelo Governo Federal para ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola.

“É um divisor de águas na história dessa escola. O prédio antigo tinha 61 anos, passou por reformas e ampliações, mas era pequeno para atender a demanda. Esse novo prédio é um marco deste governo aqui no 3º Distrito”, pontuou a diretora Ivete Sueli da Costa Rodrigues.

Pais, ex-alunos e moradores de Bonsucesso aprovaram a segurança e o conforto das novas instalações. “É uma mudança radical, tem muito mais espaço para alunos, pais e professores”, destacou o professor universitário Carlos Ivan Ribeiro de Oliveira, pai de Açucena Beutner de Oliveira, aluna do 5º ano. “Meus três filhos estudaram aqui. Agora a escola possui melhor estrutura para as atividades escolares”, opinou a dona de casa Mara Cortázio. “E também lugar mais adequado para o lazer das crianças”, completou a auxiliar administrativa Fernanda Barros da Silva, ex-aluna da escola.

Antigo morador de Bonsucesso, o aposentado José Cláudio da Rosa ficou muito satisfeito com a entrega do novo prédio escolar. “Com esse trabalho maravilhoso eu sinto um orgulho muito grande, porque essa casa é nossa”, finalizou.
 Pais, alunos e moradores de Bonsucesso prestigiam a inauguração
A escola

O antigo prédio escolar foi inaugurado em 1952 como Grupo Escolar Rural. Foi construído com verba federal em terreno doado pelos herdeiros do senhor Francisco Maria Dállia. A família, descendente de italianos, se estabeleceu na região atuando no comércio e na agricultura. Em vida, Francisco Maria Dállia doou os terrenos para a construção da igreja e do cemitério de Bonsucesso. Em 1994 a escola foi então municipalizada. Ao longo dos anos recebeu reformas e ampliações, e até 2012 atendia 460 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Sobrinho de Francisco Maria Dállia, o ex-vereador Adão Dállia se emocionou durante a inauguração. “Quando o antigo colégio foi demolido nós sentimos um pouco, pois era um patrimônio. Mas foi necessário, pois Bonsucesso cresceu, se desenvolveu. E foi construído um espaço para melhor atender as nossas crianças. Parabenizo o Prefeito Arlei por essa obra”.
Crianças se divertem nos brinquedos montados pela Prefeitura após a inauguração do novo prédio escolar em BonsucessoCrianças se divertem nos brinquedos montados pela Prefeitura após a inauguração do novo prédio escolar em Bonsucesso
Crianças de Bonsucesso se divertem em passeio de trenzinho após a inauguração das novas instalações da Escola Francisco Maria Dállia
Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário