Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Teresópolis e o Resumo dos releases


Teresópolis RJ
Tere Folia 2013: blocos e shows animam o carnaval-A programação oficial do Carnaval em Teresópolis acontece até terça, 12, com desfiles de blocos carnavalescos e shows com grupos locais e artistas nacionais em seis dias de animação e diversão, na cidade e no interior. A organização é da Secretaria Municipal de Turismo, através do Núcleo de Eventos, e a coordenação conta com a parceria de várias secretarias municipais e órgãos de segurança. Matinês no Parque Regadas, na Várzea, e na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, completam a programação. A Praça Olímpica, no centro da cidade, e seu entorno concentram praça de alimentação e estrutura para plantão, nos dias de folia, das equipes de segurança e de saúde. Banheiros químicos completam a estrutura de atendimento aos foliões.

‘Pare e siga’ na Rio- Teresópolis é suspenso até 14 de fevereiro-Desde a tarde desta quinta-feira, 7, está suspenso o sistema ‘pare e siga’ na Estrada Rio-Teresópolis. A medida foi adotada devido ao grande número de turistas que procura a Região Serrana no período de Carnaval. A suspensão é resultado de negociação entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, e a CRT, empresa que administra a rodovia. O trânsito na Serra ficará livre até às 8h do dia 14 de fevereiro, quando serão retomadas as obras de construção da terceira faixa na Rio-Teresópolis.

Prefeitura divulga esquema especial de trânsito para o Carnaval-A Secretaria Municipal de Segurança Pública definiu o esquema especial de trânsito para o período do Carnaval nas ruas do centro da cidade onde serão realizados os shows e desfiles de blocos carnavalescos. A Guarda Municipal estará na rua orientando os motoristas. O Parque Regadas, na Várzea, será fechado ao fluxo de veículos a partir das 19h durante todo o Carnaval. O estacionamento do lado esquerdo da Av. Delfim Moreira, entre o Parque Regadas e o Supermercado Extra, será interditado a partir das 17h até o término do Tere Folia. Já o estacionamento no Parque Regadas será permitido até às 17h, exceto no domingo, 10, e na terça, 12. Já o estacionamento ao longo da Rua Manoel Madruga, em torno da Praça Olímpica, permanece interditado até quarta-feira, dia 13.

Secretário de Educação visita escolas no primeiro dia de aula-Nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, primeiro dia de aula do ano letivo de 2013 na Rede Municipal de Ensino, o Secretário de Educação de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, percorreu diversas unidades. O objetivo foi verificar o seu funcionamento, anotar demandas e fazer um diagnóstico de campo preciso do retorno às aulas. 

Começa a obra de construção da Delegacia Legal em Teresópolis-Recebido pelo Prefeito Arlei durante visita a Teresópolis nesta quinta-feira, 7, o coordenador do Programa Delegacia Legal, do Governo do Estado, Cesar Campos, oficializou o início das obras de construção da 110ª Delegacia Legal de Teresópolis. A unidade policial será instalada em terreno desapropriado pela Prefeitura entre as ruas Mello Franco e Alfredo Rebello Filho, no Alto. Funcionários da empresa Imperial Engenharia, contratada por licitação pelo Governo Estadual, fazem a limpeza e a demarcação do terreno para o início das obras de fundação. Com um investimento de R$ 1,8 milhões pelo Governo do Estado, a Delegacia Legal contará com moderna estrutura, toda informatizada. O prédio terá dois andares, totalizando em torno de 600 metros quadrados de área construída, além de espaço para estacionamento de veículos. O antigo prédio onde funciona atualmente a 110ª Delegacia, na Avenida Alberto Torres, no Alto, deverá ser transformado em um posto regional de polícia técnica, abrigando o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal.

Com novas instalações, escola municipal em Bonsucesso começa a funcionar dia 18-Em novas instalações, inauguradas pelo Prefeito Arlei no dia 2 de fevereiro, a Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, começa a funcionar no dia 18 de fevereiro. Com moderna e ampla estrutura, a unidade escolar tem capacidade para atender até 700 alunos, do Pré 1 ao 6º ano do Ensino Fundamental. O prédio escolar tem onze salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática, amplo refeitório e pátio interno. Possui ainda uma Sala de Recursos, para atender alunos com necessidades educacionais do 3º Distrito, e funciona com o Programa Mais Educação, lançado pelo Governo Federal para ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola.

Prefeitura abre inscrições para escolinhas esportivas-Estão abertas no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, as inscrições de crianças e adolescentes para as escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer. Há vagas para futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, tênis de mesa, natação, xadrez e karatê, entre outras modalidades. O atendimento acontece de segunda a sexta- feira, das 9h às 18h, e as aulas estão previstas para começar no dia 18 de fevereiro. Para se inscrever, é necessário apresentar certidão de nascimento, declaração escolar, atestado médico, comprovante de residência, tipo sanguíneo e identidade do responsável, além de duas fotos 3x4. Os núcleos das escolinhas funcionam na Várzea, Barra do Imbuí, São Pedro, Ermitage, Tijuca, Bom Retiro, Alto, Iúcas, Albuquerque e no interior, em diversos horários, dando a oportunidade de escolha pela proximidade da residência do aluno.

Casa cheia no 2º Cultura de Raiz de 2013-Em clima bastante descontraído, teve de tudo no 2º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2013, realizado no último domingo, 3 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como temas desta edição homenagens a Iemanjá e ao carnaval, sem esquecer a música do homem do campo. Exposição Memórias do Carnaval contando a história da folia, desde a sua origem até a atualidade, além de mostra e venda de artesanato e de produtos agroecológicos completaram as atrações. Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 40 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.

EJA tem Encontro de dois dias para volta às aulas-Avaliar o trabalho desenvolvido em 2012 e estruturar as atividades das primeiras semanas de aula. Esses foram os objetivos do encontro realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro e que reuniu cerca de 70 profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. Além do combate à evasão escolar e da mudança do polo da EJA na zona rural de Vargem Grande para Bonsucesso, a Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis tem como principal desafio para 2013 a expansão do seu atendimento também no período diurno.

Educação de Jovens e Adultos com matrículas abertas-As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino ainda estão abertas e as aulas começam no dia 18 de fevereiro. A EJA funciona em quatro escolas municipais: Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), Cerom (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Lino Oroña (Várzea). Entre as novidades que a EJA terá em 2013, está a abertura de um novo pólo, na Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, com turmas da sexta à nona etapa.

Prefeitura atende diversos bairros com serviços públicos-A Prefeitura de Teresópolis atendeu diversos bairros durante a semana, com ações de serviços públicos. As ruas receberam reparos de galerias de águas pluviais, operação tapa-buracos para recuperação asfáltica dos trechos mais danificados, recomposição de paralelos e capina e limpeza. Espaços públicos como praças e canteiros passaram por manutenção, com roçada, poda de árvores e retirada de lixo.

INEA apresenta projetos de novas obras em Teresópolis ao Prefeito Arlei-O prefeito Arlei recebeu na semana passada a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos. Em pauta, a apresentação das próximas intervenções do órgão para a recuperação ambiental do município, que foi seriamente afetado pelo fenômeno climático de janeiro de 2011. As obras integram o projeto Rios da Serra – Obras de Controle de Cheias nos rios Príncipe e Imbuí, já em andamento, e incluem a construção de barragem na cabeceira do Rio Príncipe e de um parque fluvial entre a Posse e o Campo Grande. Segundo Marilene Ramos, o Governo do Estado vai um contrato com recursos federais no valor de R$ 160 milhões para obras até o final de 2015. De acordo com Marilene, prosseguem os trabalhos de desassoreamento, reflorestamento, dragagem e delimitação de área marginal de proteção dos rios. Cerca de 57 mil moradores serão beneficiados.

Saúde divulga resultado da análise da água das fontes da cidade-Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em 13 fontes da cidade. De acordo com as amostras coletadas no mês de janeiro e analisadas pelo Laboratório Central Noel Nutels, referência neste tipo de serviço, as fontes Amélia, Judith, Taumaturgo, Praça Taumaturgo, Tijuca e Fonte Santa encontram-se impróprias para consumo. O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. 

Tereprev convoca 128 inativos e pensionistas para recadastramento-Apesar de o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (Tereprev) ter realizado o recadastramento dos funcionários aposentados e pensionistas da Prefeitura de Teresópolis durante os meses de novembro e dezembro de 2012, sendo prorrogado até o último mês de janeiro, 128 inativos e pensionistas ainda não procuraram o órgão para atualização dos dados. Quem não for ao Instituto até o dia 15 de fevereiro terá o seu pagamento bloqueado, e a suspensão será mantida até que a situação seja regularizada. Para manter o benefício, inativos e pensionistas devem procurar a sede do Tereprev (Rua Emille Ducumunn, 77 – Várzea), de segunda a sexta, das 12h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2643-2246 e 2742-8368.

Lions Club doa leite e água potável para Teresópolis-Teresópolis recebeu na última quarta, 6, 708 engradados contendo seis garrafas de um litro e meio de água mineral, mais cinco fardos, cada um com 25 pacotes de 400 gramas de leite em pó. A doação foi feita pelo LC 1, Distrito do Lions Club que atua na cidade do Rio de Janeiro e no Sul Fluminense, e encaminhada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A iniciativa faz parte de uma campanha realizada pelo clube de serviço para atender as vítimas das chuvas de janeiro de 2013 na Baixada Fluminense e na Região Serrana. A maior parte da doação foi encaminhada para Xerém, na Baixada Fluminense - área mais atingida durante as últimas chuvas. Petrópolis e Teresópolis receberam a mesma quantidade de água e leite em pó.

Secretaria de Cultura remonta Exposição Memórias do Carnaval-Até 28 de fevereiro está à disposição do público a Exposição Memórias do Carnaval, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. Composta por painéis explicativos e imagens, a mostra conta a história do carnaval de modo geral e a trajetória da folia em Teresópolis. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 17h, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro).

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário