Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde de Teresópolis intensifica combate aos roedores

Teresópolis RJ
Secretaria de Saúde intensifica combate aos roedores-Entre janeiro 2012 e janeiro de 2013, foram realizadas 982 ações de desratização no município

Teresópolis, 22 de fevereiro de 2013 – Equipe do Setor de Controle de Zoonoses, vinculado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, vem percorrendo bairros e localidades, na cidade e no interior, intensificando a rotina de controle de roedores no município.

Entre os meses de janeiro de 2012 e janeiro de 2013, foram realizadas 982 ações de desratização em 923 vias públicas e 59 escolas, situadas em 68 bairros da zona urbana e 10 comunidades da zona rural, além do entorno das caçambas coletoras de lixo domiciliar espalhadas pelo município. Para o combate foram utilizados 1.040 quilos de raticidas e rodenticidas de diversos tipos, como isca fresca, bloco parafinado e extrusado, pellets e pó.

“A população pode auxiliar o trabalho preventivo adotando medidas simples para eliminar as condições propícias ao surgimento dos roedores. Não jogar lixo nas ruas, em bueiros ou terrenos baldios, ensacar sempre o lixo e guardar os sacos em locais fechados até serem recolhidos, não acumular entulho e restos de madeira no quintal são algumas ações que ajudam a manter os ambientes livres dos ratos”, orienta o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, alertando que os roedores transmitem doenças graves pelas fezes, urina, pulgas e mordedura, como leptospirose e peste bubônica.

“Esse trabalho é permanente e segue uma programação diária, por bairros”, destaca Alonso de Faria, do Setor de Zoonoses, informando que o serviço também recebe reclamações sobre proliferação de ratos e agenda visita para provável intervenção, dentro da programação rotineira da Secretaria de Saúde de Teresópolis.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário