Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

Alunos da Rede Municipal de Teresópolis visitam exposição de Portinari na FESO Pro Arte

A professora Juliana Brito acompanha seus alunos na mostra de Portinari
Alunos da Rede Municipal visitam exposição de Portinari na FESO Pro Arte


Teresópolis, 19 de março de 2013 - Alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino estão visitando a exposição “O Brasil de Portinari”, mostra aberta com entrada gratuita, que segue até o dia 25 de março na Galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte, no Alto. Na exibição, os visitantes podem conferir réplicas digitalizadas das obras do artista plástico brasileiro Cândido Portinari, que pintou quase cinco mil obras, desde pequenos esboços a grandes paineis, e foi o primeiro pintor brasileiro a alcançar grande projeção internacional.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a oportunidade é perfeita para os alunos terem contato com realidades diferentes da qual estão acostumados. “A escola deve sempre se preocupar em formar o aluno completo, ampliando seus horizontes de saberes e instigando seus alunos a se tornarem cidadão críticos e atuantes. Essas visitas reforçam essas premissas e estão de acordo como o projeto pedagógico da Secretaria de Educação para 2013: ‘Cores, Formas, Letras e Movimentos: Brasilidade em 200’”, analisou o Secretário.
Os alunos se inspiram nas obras do artista para fazer seus próprios desenhosCom surpresa e curiosidade, os alunos descobrem a arte de Cândido Portinari
Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de assistir um pequeno documentário sobre a vida e a obra do pintor Cândido Portinari, além de ver de perto as reproduções digitais de algumas de suas obras, muitas delas pertencentes a coleções particulares, e ainda participar de atividades como desenho e pintura.

“Essa foi uma visita muito importante para nossos alunos começarem a ter contato com a cultura e a informação. A maioria não tem essa oportunidade. A princípio eles ficam meio perdidos, mas aos poucos vão se acostumando com o ambiente e descobrindo as obras de arte”, observou a professora Juliana Brito, da Escola Municipal Marilia de Oliveira e Silva Porto (Santa Cecília), que levou sua turma do 3° ano para visitar a exposição.

O evento, que tem a realização conjunta da Casa da Ciência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Secretaria Municipal de Educação e Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto), segue até o dia 25 de março, de segunda a sexta, das 14h às 19h. Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770.
Os alunos se inspiram nas obras do artista para fazer seus próprios desenhos

Cândido Portinari

Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna europeia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas.
Pela primeira vez em uma galeria de arte, os alunos se impressionam com as obras
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário