Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2013

Boletim Defesa Civil de Teresópolis-16h

Teresópolis RJ
Continuidade da chuva mantém Defesa Civil em estágio de atenção-Por medida de segurança, órgão orienta a suspensão das aulas em escola e creche do Pimentel

Teresópolis, 18 de março de 2013 – A previsão de continuidade da ocorrência de chuva mantém a Defesa Civil de Teresópolis em estágio de atenção. Já o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) expediu alerta máximo para o Rio Paquequer, por conta do risco de transbordamento. De acordo com o plantão da Defesa Civil, nas últimas 24 horas foi registrado um acumulado de 196,6mm de chuva na comunidade do Rosário, de 112mm no Corta Vento, de 104,4mm na Quinta Lebrão, de 41,6 na Granja Florestal e de 40,8mm no Caleme.

Por medida de segurança, a Defesa Civil orientou a direção da Escola Municipal Irene Sant’Anna do Valle e da Creche Municipal Amor Perfeito, no Pimentel, a suspender o funcionamento devido a um deslizamento de terra ocorrido em terreno próximo das unidades escolares. As atividades deverão ficar suspensas até que seja realizada uma avaliação de risco devido à precipitação pluviométrica.

Por conta da precipitação, durante a noite deste domingo, 17, e na madrugada desta segunda-feira, 18, foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do Vale da Revolta, Ilha do Caxangá, Rosário e Coreia, consideradas áreas críticas para deslizamento de terra e de inundação. Moradores do Vale da Revolta (59), Rosário (20) e da Ilha do Caxangá (30) passaram a noite em pontos de apoio e retornaram para as suas casas no início da manhã desta segunda. Há registro de transbordamento de rio no bairro Quinta Lebrão e nas localidades de Três Córregos, Vargem Grande e Imbiú, no interior do município.

Foram registrados deslizamentos de terra na Coréia, Granja Guarani e Santa Cecília, e queda de muro no Corta Vento. Agentes de Defesa Civil continuam percorrendo a cidade e o interior para um levantamento preventivo e dos danos causados pela chuva. 

O órgão acompanha a previsão do tempo, através de sua sala de monitoramento, e repassa os boletins e alertas meteorológicos para os voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuva forte.

A Defesa Civil permanece de prontidão para atender a população pelo telefone de emergência 199.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário