Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

Câmara Municipal de Teresópolis participa de lançamento de livro sobre garantia dos direitos da pessoa com deficiência na Alerj

Câmara participa de lançamento de livro sobre garantia dos direitos da pessoa com deficiência na Alerj


A Câmara Municipal de Teresópolis participou, no dia 18/03, do lançamento do livro Articulação e Gestão do Sistema de Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O presidente da Câmara, Maurício Lopes, foi acompanhado pelos vereadores Dr. Antônio Francisco, Da Ponte, Fabinho Filé e Dr. Habib Tauk.

O objetivo da obra é ajudar aos gestores públicos articular e gerir um sistema que garanta acessibilidade e integração das pessoas com deficiência. De acordo com o deputado Márcio Pacheco, presidente da Comissão, a intenção é contribuir para a criação de secretarias municipais da pessoa com deficiência, fortalecer os conselhos municipais e coordenadorias e fomentar a participação das entidades e instituições em todo estado do Rio.

"Se hoje, dos 92 municípios, apenas 32 contam com conselhos municipais dedicados ao tema, é porque está faltando articulação e participação da sociedade civil para que os outros 60 municípios também tenham. Por isso, é um desafio nosso implantar esses conselhos e melhorar os que já existem. Hoje, foi fundamental poder dar a eles um instrumento para começar a rever a política pública municipal para as pessoas com deficiência", analisou.

A publicação, que poderá ser baixada no site do deputado que preside a comissão, (www.marciopacheco.com.br), traz, em 33 páginas, orientações para a formalização de leis e sobre a maneira correta de integrar essas pessoas.

“É importante Teresópolis se mobilizar em respeito à cidadania para garantir o direito da pessoa com deficiência, por isso achamos fundamental a nossa participação neste evento”, enfatizou o presidente da Câmara, Maurício Lopes.
Fonte: Câmara Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário