Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Estudo realizado no UNIFESO Teresópolis publicado na revista Inspirar

Orientadora Alba Fernandes e egressa Natasha Cantarini na apresentação TCC
Estudo realizado no UNIFESO publicado na revista Inspirar


“Função Pulmonar e Análise Postural de Pacientes Asmáticos Atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO” foi a temática abordada por ex-alunas e professoras do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) num estudo desenvolvido na Clínica-Escola durante cerca de um ano. A partir dos dados coletados, no ano passado as egressas publicaram um artigo na revista eletrônica Inspirar – Movimento e Saúde, disponível para consulta na edição nº 20, divulgada em setembro de 2012. O periódico de acesso aberto, gratuito e bimestral pode ser consultado através do endereço www.inspirar.com.br/revista. Ele é destinado à divulgação da produção científica na área de Ciências da Saúde com vistas ao estímulo da investigação científica e ao debate acadêmico.

O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa Natasha Cantarini Furtado, orientado pela professora Alba Barros Souza Fernandes, coordenadora da Clínica-Escola de Fisioterapia, e co-orientado pela professora Gloria Vianna, do curso de Fisioterapia. O projeto contou com o apoio do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), o que contribuiu muito para a qualidade da pesquisa. Também participou do estudo a egressa Djenni Mary Leal da Silva.

“Essa pesquisa, assim como muitas outras que são realizadas na Clínica-Escola pelos estudantes e docentes do curso, contribui muito para que o nosso serviço seja reconhecido cada vez mais como de excelência na área da Fisioterapia, visto que podemos aperfeiçoar sempre o atendimento fisioterapêutico prestado a nossos pacientes, assim como a qualidade de nosso curso”, observou a professora Alba.

Na publicação consta que o estudo teve por objetivo “avaliar a relação entre função pulmonar, alterações posturais e aspectos psicossociais em asmáticos. Foram analisadas força dos músculos respiratórios, pico de fluxo expiratório, dispneia e Índice de Massa Corporal”, sendo que a análise postural foi realizada através da fotogrametria computadorizada. Chegou-se a conclusão de que o “tratamento fisioterapêutico deve prevenir distúrbios músculo-esqueléticos desencadeados por uma função pulmonar reduzida ou atuar preventivamente nas alterações posturais que afetam a função pulmonar”.

A fisioterapeuta Natasha conta que este trabalho, realizado ainda durante a graduação, foi uma oportunidade de fazer uma pesquisa experimental estudando os próprios pacientes da Clínica-Escola. Recém-formada, ela não pretende deixar os estudos científicos de lado e atualmente investe em sua profissão, especializando-se em Terapia Manual e Biomecânica Clínica, curso de pós-graduação do UNIFESO. Para concluir a especialização, ela pretende iniciar uma nova pesquisa a ser entregue ainda no fim do ano. “Será um trabalho em forma de artigo. O tema não está completamente fechado, mas a ideia é fazer sobre o tratamento fisioterápico da lombalgia utilizando os métodos de Pilates e Estabilização Segmentar Lombar”, adiantou a fisioterapeuta.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário