Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher em Teresópolis

Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher movimenta a Praça Balthasar da Silveira
Prefeitura realiza evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher-Atividades do ConMulher completam a programação nos dias 15, 19 e 21 de março



Teresópolis, 8 de março de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis preparou uma programação especial para esta sexta (08) e sábado (09), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades em prol do bem-estar feminino acontecem no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro.

Coordenado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, o evento tem a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes, Saúde e de Trabalho e Emprego. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também faz parte da iniciativa e realiza palestras sobre a Lei Maria da Penha.
 Ballet Dançarte se apresenta no Dia da Mulher
Apresentação de coral também fez parte da programção pelo Dia da Mulher
A Primeira-dama, Alessandra Rosa, marcou presença na ação, ao lado da Procuradora Geral do Município, Rosilda de Carvalho Barbosa, secretária interina dos Direitos da Mulher, que falou sobre a importância de celebrar a data. “Este dia marca a celebração da conquista dos direitos femininos, alcançados com muita luta e sacrifício. Parabenizo as mulheres por se destacarem cada vez mais em suas áreas de atuação”, salientou Rosilda.

A programação variada teve início às 9h e contou com performance da Banda Dançante do Cedal, oficinas de artesanato, apresentações musicais, ballet, massoterapia, ginástica para a 3ª idade, capoeira para mulheres, corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão arterial e esclarecimentos sobre a saúde feminina, além de sorteios de brindes e de sessões de drenagem.
Equipe de trabalho do Hemonúcleo de Teresópolis comemora o Dia Internacional da Mulher Primeira-dama, Alessandra Rosa, distribui flores às mulheres
Primeira-dama, Alessandra Rosa, distribui flores às mulheres

Empreendedorismo

A proposta para o Dia Internacional da Mulher ainda abrange diversos aspectos do termo sustentabilidade, como as questões político-sociais e de empreendedorismo. Maria Aparecida Rosa de Jesus, empreendedora do ramo da tecelagem manual, participou do evento contribuindo com seus conhecimentos no tear. “Comecei este trabalho de tecelagem sozinha aproveitando resíduos da indústria têxtil. Hoje somos 25 pessoas, das quais 16 são mulheres. Isso demonstra o quanto as mulheres vêm se firmando no mercado de trabalho”, disse Maria. 

Com opções de confecção, artesanato e gastronomia, o Espaço Mulher incentiva a criação de negócios, sendo uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária. Atualmente, a feira funciona sexta e sábado, das 9h às 17h.
Rosilda de Carvalho Barbosa, secretária interina dos Direitos da Mulher: celebração pelos direitos conquistados
 
Solidariedade

O Dia da Mulher também foi celebrado pelas funcionárias do Hemonúcleo de Teresópolis, na Várzea, que possui toda a equipe de trabalho formada por mulheres. “Hoje é o dia da visibilidade da mulher. Ainda há muito a ser conquistado, mas somos guerreiras e vamos à luta. Falando na questão da doação de sangue, estamos avançando e mudando a cultura de que a mulher não tem o hábito de doar. Hoje esse número aumentou consideravelmente”, comemorou a assistente social, Rita Valadão, responsável pela captação de doadores e doadoras do Hemonúcleo.

A médica responsável pelo Hemonúcleo, Fortunê Meyohas, também fez questão de falar das conquistas femininas. “O Hemonúcleo é gerenciado totalmente por mulheres, e isto é uma conquista que vem ao encontro da evolução das mulheres na sociedade”. 
 Apresentação da Banda Dançante do Cedal
 Mais atividades

A parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (ConMulher) também acontece em outras atividades realizadas durante o mês de março, como a homenagem ‘Mulheres em Destaque’ no dia 15, às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira – Fátima), e que será prestada às mulheres que contribuem para a luta pelos direitos femininos.

Também será realizado, no dia 19, a partir das 9h, um café da manhã para promover a integração do Conselho dos Direitos da Mulher com os demais conselhos municipais, no Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea). Já no dia 21 acontecerá a plenária para a eleição do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2013-2015, a partir das 9h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea).
A programação variada conta com atividades culturais, de saúde, beleza e de lazer

Programação pelo Dia Internacional da Mulher

ConMulher

Dia 15 de março, 18h: Homenagem ‘Mulheres em Destaque’-Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira – Fátima)

Dia 19 de março, 9h: Café comunitário para integração entre os conselhos municipais-Local: Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea)

Dia 21 de março, 9h: Eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2013-2015-Local: Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, Várzea)

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário