Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Prefeitura de Teresópolis assume o Mirante da Granja Guarani

O diretor da Associação de Moradores da Granja Guarani (Amagg), Magal, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o Subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correa
Prefeitura assume o Mirante da Granja Guarani

Teresópolis, 25 de março de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis, através de ação conjunta das secretarias de Cultura e de Obras e Serviços Públicos, deu início no último sábado, 23 de março, ao projeto de recuperação do Quiosque das Lendas. Mais conhecido como Mirante da Granja Guarani, o importante ponto turístico e histórico de Teresópolis estava em estado de completo abandono. Depois de um acordo judicial firmado em março de 2011, o Mirante começa a sofrer as primeiras intervenções visando o fim da depredação e até mesmo sua revitalização.

A edificação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1988, mas estava abandonada e servindo como cenário para ações de vandalismo. Neste primeiro momento, a Prefeitura está demarcando o local e dando início à limpeza da área do mirante e de seu entorno. Com auxílio das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estão sendo retirados lixo, entulho e o grande matagal que cresceu no local, impedindo até mesmo que a bela vista do mirante – que abrange toda a Serra dos Órgãos, o Alto e a Granja Comary – seja acessada pelos visitantes. O trabalho inclui ainda a instalação de uma cerca e de um portão no local, que será controlado pela Guarda Municipal, com o intuito de impedir a entrada de animais e pessoas mal intencionadas na área do mirante, que será reconstruído pelo Governo do Estado, através do Inepac.
Com a retirada do matagal, a vista começa a ser identificada
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos iniciam a capina do local
O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, explica o procedimento. “Trata-se de uma construção de grande importância para o município, que jamais poderia ter sido abandonada. Felizmente, a edificação foi tombada pelo Inepac, garantindo que não fosse derrubada. Mas, por mais de 20 anos, o mirante nunca foi motivo de preocupação por parte do proprietário do terreno, que deveria zelar por ele, ou do Poder Público. Resolvemos agora mudar este cenário e já demos o primeiro passo, limpando o terreno e promovendo o levantamento topográfico da área que será recebida em doação. Depois disso, a meta será buscar os recursos já previstos pelo Inepac para a obra de restauração do mirante, permitindo que o quiosque seja devolvido à população como a bela atração turística e cultural que é”, comenta o secretário, que conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (Amagg) para a ocupação do mirante pela municipalidade.

Com estilo neocolonial e arquitetura de influências coloniais mexicanas e mouriscas, o Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô. A construção, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza, é emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses. Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.

Além de tombado pelo Inepac, o Mirante da Granja Guarani é “protegido” também pela Lei Orgânica Municipal, de 1990.
Máquinas foram utilizadas para a retirada do matagal que tomava conta do entorno do mirante
O complexo será limpo e depois cercado pela Prefeitura


Crédito das fotos (Divulgação Amagg)
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vídeo exclusivo Terê Total-Louis Capelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário